Governo de PortugalPrograma Nacional de Reformas

National Coalition
siosLIFE – Sistema Interativo de Inclusão Social

siosLIFE – Sistema Interativo de Inclusão Social

A siosLIFE pretende ser o movimento social de referência na inclusão social dos idosos. São utilizadas diferentes plataformas interativas para chegar aos vários grupos (idoso, família e instituição), bem como soluções tecnológicas inovadoras e otimizadas para o contexto envolvente do idoso: frequência ou internamento em instituição de apoio social (ERPI, Centro de Dia, etc.), apoio institucional no domicílio (SAD), e mesmo, com a solução mais recente da siosLIFE, aqueles que não beneficiam de qualquer apoio institucional.

Com a devida adaptação da tecnologia e recurso a interfaces naturais (movimentos, gestos, toque e voz), simplificação da comunicação do software para com o utilizador e adaptação ergonómica do hardware, o resultado foi o desenvolvimento de um sistema utilizável por qualquer um.

Com um leque de conteúdos abrangente e personalizado às necessidades, capacidades e gostos de cada utilizador, até os que nunca tiveram contacto com as novas tecnologias podem de forma fácil, motivante e intuitiva, usufruir de uma realidade até agora inacessível: comunicação simplificada com a família e amigos (partilha de fotos e vídeos, mensagens, videochamada); estimulação cognitiva (memória, literacia, numeracia, raciocínio complexo, entre outras); estimulação física (coordenação, equilíbrio, zonas específicas do corpo); conteúdo multimédia (música, vídeo, notícias, desenho e pintura) e conteúdo religioso.

Partindo de um paradigma de melhoria contínua, o desenvolvimento é feito por um grupo multidisciplinar de profissionais que reconhecem os problemas, necessidades, desafios e motivações dos idosos. Neste processo, o feedback dos técnicos sociais é fulcral, tendo uma voz ativa na evolução do projeto - garantia de um crescimento sustentável e ajustado ao panorama real.

A solução gera benefícios diretos para a totalidade dos segmentos-alvo (idoso, família, instituição e comunidade envolvente) e dota-os de uma nova perspetiva. Deste modo, despoleta um processo de adoção de novos comportamentos voltados para a resolução do problema social e das necessidades inerentes.

Mais informações em: https://www.sioslife.com

SIGA-NOS

CONTACTOS

FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Av. D. Carlos I, 126
1249-074 Lisboa
Portugal

+351 213911554
+351 213917634