INCoDe 2030

Portugal INCoDe.2030
República Portuguesa

PT | EN

EVENTOS

  • ACP.2030
  • Ciência2020
  • INCoDe_Talks
  • FórumIA
  • Portugal Digital + Igual
  • Fórum das Competências Digitais
  • Roteiro INCoDe.2030 – Capacitação Digital

 

 

Advanced Computing Portugal 2030 é um processo dinâmico e evolutivo que visa promover e expandir a Ciberinfraestrutura Avançada (ACI) em Portugal por um fator de 100 até 2030. Considera estreitas ações colaborativas internacionais e foi planeado de forma a promover todas as áreas de computação científica avançada, bem como a mobilizar o processamento de dados de forma eficaz e diversificada, entre a indústria e as comunidades académicas e em todas as áreas do conhecimento e da economia, na saúde, clima, energia, mobilidade e no estudo dos processos sociais.

O Advanced Computing Portugal 2030 decorreu no passado dia 23 de outubro, no campus de Azurém, da Universidade do Minho em Guimarães para a apresentação do Deucalion, o supercomputador que vem complementar a estratégia nacional de computação avançada, e que se junta a BOB, o supercomputador instalado em 2019, no Minho Advanced Computing Centre (MACC).

Sob o mote “Progress achieved and new challenges”, a sessão destacou ainda o progresso alcançado na computação avançada e ainda as necessidades da comunidade científica e tecnológica portuguesa entre os atuais e potenciais futuros utilizadores do Minho Advanced Computing Centre (MACC).

11h | Opening Remarks 

  • Rui Vieira de Castro (Rector of the University of Minho
  • Manuel Heitor, Minister of Science, Technology and Higher Education

11h20m | Advanced Computing Portugal 2030 and MACC: Present and Future 

  • Nuno Feixa Rodrigues (FCT)
  • Rui Oliveira (University of Minho, MACC Director)
  • Khalil Rouhana, European Commission, Deputy Director-General (DDG) for Communications Networks, Content and Technology (DG CONNECT)

11h50 | Debate with Advanced Computing Users and operators 
Discussants:

  • Irina Sousa Moreira (CNCB)
  • Rita Guedes (University of Lisbon)
  • Joana Matos (FEUP)
  • Rita Pereira (University of Minho)
  • Simão Soares (SilicoLife)
  • João Ricardo Moreira (NOS)
  • João Nuno Ferreira (FCT/FCCN)

Moderators: Nuno Feixa Rodrigues (FCT) and Rui Oliveira (University of Minho)

13h | Closing Remarks  

Manuel Heitor, Minister for Science, Technology and Higher Education

 

O Encontro com a Ciência e Tecnologia em Portugal decorreu nos dias 3 e 4 de novembro de 2020. Esta edição do encontro anual de investigadores portugueses teve como objetivo promover um amplo debate sobre os principais tópicos e desafios da agenda científica além do mundo da investigação científica. O objetivo principal do encontro é estimular não apenas a participação, mas também a interação entre investigadores, o setor empresarial e o público em geral.

O Encontro Ciência é promovido pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia em colaboração com a Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica e a Comissão Parlamentar de Educação e Ciência, e conta com o apoio institucional do Governo através do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

O Programa Portugal INCoDe.2030 promoveu quatro sessões virtuais no maior evento de Ciência do país, o Encontro com a Ciência e Tecnologia em Portugal. 

A sessão virtual  “Os Desafios da Inteligência Artificial na Máquina do Estado”, organizada pelo INCoDe.2030, realizou-se no dia 3 de novembro, das 11h30 às 13h00.

1ª Sessão

No dia 3 de novembro, das 14h00 às 15h30, INCoDe.2030 promoveu a sessão “INCoDe.2030: Promoção integrada das competências digitais em Portugal” onde foi apresentado o plano de ação, seguindo-se um painel diversificado de participantes em dois debates sob os temas das competências digitais para uma cidadania ativa na inclusão, educação, qualificação, empregabilidade, especialização e na investigação, como também a “estratégia de dados abertos”.

2ª Sessão

A sessão “A NAU ao serviço da Ciência”, realizou-se no Encontro com a Ciência e Tecnologia em Portugal e decorreu no passado dia 4 de novembro, das 11h30 às 13h00.

3ª Sessão

A última sessão, decorreu no dia 4 de novembro,das 14h00 às 15h30, cujo tema “Advanced Computing Portugal 2030: a Rede Nacional de Computação Avançada ao Serviço da Ciência e Tecnologia (RNCA)”,contou com uma mesa redonda em que participam utilizadores de computação avançada de empresas e de unidades de investigação.

4ª Sessão

A Iniciativa Nacional Competências Digitais Portugal INCoDe.2030, irá dinamizar, ao longo do ano de 2021, as INCoDe_Talks, um ciclo de sessões online, que pretende promover o debate entre os principais intervenientes e decisores sobre a temática das competências digitais em Portugal. 

Porque o acesso à informação e ao conhecimento é vital para o sucesso das políticas públicas, o INCoDe.2030 pretende trazer para discussão e responder aos vários desafios como o de garantir a literacia e a inclusão digitais para o exercício da cidadania, o de estimular a especialização em tecnologias e aplicações digitais para a qualificação do emprego e o de produzir novos conhecimentos em cooperação internacional.  

1ª Sessão “Portugal Digital Mais Inclusivo” 

A Iniciativa Nacional Competências Digitais Portugal INCoDe.2030, em conjunto com o projeto europeu MEDICI - Mapping Digital Inclusion, que reúne boas práticas de inclusão digital nos 27 Estados-Membros da União Europeia e no Reino Unido, desenvolvido em parceria com o CEPCEP da Universidade Católica Portuguesa, promoveu no dia 15 de dezembro de 2020, a primeira, de um ciclo de sessões online, as INCoDe_Talks, que pretendem analisar os vários desafios da inclusão e da literacia digitais para o exercício da cidadania em Portugal.

Sob o mote “Portugal Digital Mais Inclusivo”, incluído nos objetivos do Eixo 1 – Inclusão do Programa INCoDe-2030, foram vários os temas trazidos para reflexão: alguns índices do posicionamento digital de Portugal no contexto europeu, o papel da pandemia no aceleramento do uso da tecnologia e a aceleração da digitalização em todos os setores. Ainda, a importância de estimular a especialização em tecnologias e aplicações digitais para a qualificação do emprego e a produção de novos conhecimentos em cooperação internacional e também no combate à desigualdade digital.

Programa | 15 de dezembro 

10:00h - 10:05h | ABERTURA

Isabel Capeloa Gil, Reitora da Universidade Católica Portuguesa

Nuno Feixa Rodrigues, Coordenador Geral do INCODE.2030

Rosa Monteiro, Secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade

10:10h – 11:00h | INCoDe.2030 – Estratégia para a Inclusão Digital 

Luísa Ribeiro Lopes – Coordenadora do Eixo da Inclusão

Alexandre Nilo Fonseca – Diretor Executivo do Muda – Programa Eu sou Digital

Rogério Carapuça – Presidente APDC – Projeto UpSkills

Luísa Dornellas – Diretora do Departamento de Formação do Município de Lisboa – Programa de Inclusão para a Literacia Digital

11:10h - 11:15h | MEDICI – Apresentação 

11:30h - 12:25h | Inclusão Digital e os mais vulneráveis – desafios do terreno 

Maria Potes Barbas - Digital Literacy for the Labor Market

Margarida Mateus, Engenheiras por um Dia

Fernanda Santos, Sitestar.pt

João Baracho, Apps for Good/Centre for Digital Inclusion

Moderação: Catarina Carvalho, jornalista

12:30h | Encerramento 

Vanda de Jesus, Diretora Executiva do Portugal Digital

Fernando Ilharco, Presidente do CEPCEP

O FórumIA - Inteligência Artificial em Portugal, organizado pelo Programa INCoDe.2030, trata-se de um fórum de discussão, em formato online, que pretende promover mais e melhores práticas de Inteligência Artificial (IA) na nossa sociedade. Este fórum será dinamizado ao longo do ano, através de um ciclo de eventos com vários temas sobre IA, onde se procurará conhecer, compreender e aprender com os desenvolvimentos da investigação e inovação da IA em Portugal.

1ª Sessão – “Inteligência Artificial no Setor do Retalho”

Na primeira sessão do FórumIA – Inteligência Artificial em Portugal, realizada no dia 11 de fevereiro, pretendeu-se analisar a utilização da Inteligência Artificial (IA) no retalho alimentar, um setor que representa 11% do PIB de Portugal, conhecer os resultados alcançados e entender os desafios da aplicação desta tecnologia pelas grandes e pequenas empresas do setor.

“Quem são os clientes? Onde devem ser abertas as próximas lojas? Como obter informação automática sobre a previsão e reposição de stocks? Como podemos ter acesso aos últimos desenvolvimentos de investigação?” Estas e muitas outras questões são hoje respondidas em contexto empresarial através de soluções de inteligência artificial que ajudam as empresas a posicionarem-se e serem mais competitivas e eficientes

Este debate foi conduzido pelo Coordenador da AI Portugal 2030, Alípio Jorge, e contou com a participação e dinamização das empresas SONAE MC, LTP, Jerónimo Martins, a visão académica de um investigador da Fraunhofer&FEUP, a Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED), a ASAE e a Agência Nacional de Inovação.

Programa| 11 de fevereiro de 2021

10h| Abertura
Liliana Bernardino - Sonae MC
Luís Guimarães - LTP
Rui Tomás - Jerónimo Martins
Carlos Soares - Fraunhofer AICOS & FEUP
Gonçalo Lobo Xavier - Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED)
Ana Cristina Caldeira - Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE)
Sofia Azevedo - Agência Nacional e Inovação (ANI)

Moderador:
Alípio Jorge, Coordenador AI Portugal 2030

12h| Encerramento

 

No dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, pelas 15H00, debate-se o papel das mulheres no setor tecnológico, na sessão “Portugal Digital mais Igual – Iniciativas onde as mulheres (já) tem um lugar ativo”, organizada pelo Programa INCoDe.2030, em parceria com a Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género, a Estrutura de Missão Portugal Digital e o .PT. A sessão de abertura será presidida por Rosa Monteiro, Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade.

O debate está agendado para dia 8 de março, entre as 15H00 e as 17H00 e pode ser assistido em direto, através do site do Programa INCoDe.2030 (https://www.incode2030.gov.pt/).

“Portugal Digital mais Igual – Iniciativas onde as mulheres (já) tem um lugar ativo” é o tema que estará em debate no Dia Internacional da Mulher, numa sessão organizada pelo Programa INCoDe.2030, e onde se pretende abordar sobretudo a igualdade de género, nomeadamente na inclusão digital e a presença das mulheres na ciência e na tecnologia.

Qual o papel das mulheres e o que verdadeiramente as pode motivar no setor da Tecnologia? Como podemos reduzir as diferenças de género? Quais são os principais desafios que as mulheres enfrentam nesta área? De que forma podemos atrair (ainda) mais mulheres para o digital?

A reflexão sobre estes temas, bem como a apresentação de iniciativas e projetos onde as mulheres (já) têm um lugar ativo,  serão conduzidos por Luisa Ribeiro Lopes, Coordenadora do Eixo da Inclusão do Programa INCoDe.2030 e Presidente do .PT, e contará com a participação do MUDA – Movimento pela Utilização Digital Ativa, da CIP - Confederação Empresarial de Portugal, da ENSICO - Associação para o Ensino da Computação, do CDI Portugal e da APDC - Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações.

Se, por um lado, o digital é gerador de inovação e quebra barreiras, por outro, tem vindo a demonstrar que existe ainda um longo caminho para se atingir a igualdade de género. É uma área predominantemente masculina, aprofundada na liderança. Com este debate, pretende-se reforçar um objetivo que é transversal a toda a sociedade portuguesa e de efeito duradouro: uma cidadania mais ativa e um país mais qualificado, capacitado e igualitário, utilizando a acelerada transformação digital para criar valor transversal.

Portugal Digital mais igual

Saiba mais aqui.

Saiba mais aqui.