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O INCoDe.2030 desenvolve-se através de iniciativas promovidas por entidades públicas e privadas, que são da responsabilidade de diferentes áreas governativas, e apresenta-se como um agregador daquelas entidades e das várias iniciativas com objetivos convergentes, organizando-se em torno dos seguintes cinco eixos de ação e garantindo transversalmente a promoção da igualdade de género, desconstruindo estereótipos na área tecnológica e fomentando a igualdade de oportunidades.
EIXOS DE AÇÃO
ATIVIDADES
Programa de âmbito nacional que capacitará formadores de professores que irão posteriormente desenvolver as competências digitais dos docentes do ensino básico e secundário.
O alargamento do currículo das TIC no ensino básico foi feito para que os alunos utilizem as tecnologias como ferramentas de trabalho promotor de competências digitais múltiplas, enquanto alicerces para aprender e continuar a aprender ao longo da vida. O alargamento acontecerá de forma faseada: no ano letivo de 2018/19 aconteceu nas turmas dos 1º. 5.º e 7.º anos, em 2019/2020, nas do 2.º 6.º e 8.º anos, em 2020/2021 entrarão as turmas do 3.º e 9.º anos e em 2021/22 aos do 4.º ano.
Desenvolvimento de experiências-piloto em educação de TIC em escolas de primeiro ciclo, municípios, com Ministério da Educação, instituições de Ensino Superior e empresas.
Integração curricular de TIC em todos os tópicos da educação básica e secundária, incluindo programação, robótica e literacia digital.
A formação de docentes na área das TIC tem vindo a acontecer e atualmente está a ser preparado um programa de âmbito nacional que irá garantir o desenvolvimento de competências digitais para os cerca de 100 mil docentes que estão no sistema.
Desenvolvimento de programas em “pensamento computacional” para o 1º e 2º ciclos do Ensino Básico, em cooperação com o Ministério da Educação e com a Associação Nacional de Professores de Informática (ANPRI).
Inclusão digital para necessidades especiais na educação e na formação em serviço, nomeadamente, em 25 centros de recursos, providenciando apoio a 1047 estudantes.
ATIVIDADES
É um programa nacional para a reconversão de 3.000 ativos, empregados e desempregados, em profissionais da área de TICE.
Iniciativa conjunta do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP), da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações (APDC) e do Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE).
Notícias
» (05/08/2020) Candidaturas para o UPSkill encerram a 8 de agosto
Sessões informativas ou formativas, nas modalidades presenciais e a distância, orientadas para áreas temáticas relevantes no domínio do digital, tendo como destinatários empreendedores, empresários, gestores e quadros de micro, pequenas e médias empresas (PME). Criação de recursos digitais de apoio à disseminação de informação que potencie o aumento da maturidade digital nas empresas.
Coordenadas pela Agência para a Competitividade e Inovação (IAPMEI) através da sua Academia de PME.
Projeto direcionado a pessoas que têm o ensino secundário e competências em percursos formativos de média duração em áreas que são críticas para muitas PME’s, para a criação de técnicos intermédios em áreas TICE.
Coordenado pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).
Criação de novos cursos de requalificação para desempregados com habilitação de nível superior em parceria com instituições de ensino superior, seguindo o modelo e a experiência alcançada com o projeto Qualifica IT.
Coordenados pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).
Programa que visa qualificar as pessoas e as organizações para responderem aos desafios da 4.ª Revolução Industrial, que é caracterizada pela introdução de sistemas ciber-físicos, inteligentes e interligados, nos processos de produção, na cadeia de valor, na relação com o cliente e no modelo de negócio. É transversal a vários agentes, sendo que a parceria com o INCoDe.2030 passa por propor a criação de planos de ação e conteúdos de referência disponíveis de forma universal e gratuita, via e-learning, para impulsionar a autoformação e qualificar a procura de serviços, alinhados com os instrumentos de avaliação e diagnóstico.
Notícias
» (20/12/2018) ISQ e IAPMEI assinam protocolo para promover a Indústria 4.0 nas PME
» (18/05/2018) Financiamento para projetos de formação de empresas
Esta iniciativa pretende consciencializar as PMEs para a economia 4.0 e capacitá-las com conhecimento e ferramentas que permitam acelerar a sua transformação para a economia digital, deixando-as mais preparadas para enfrentar e ultrapassar os desafios inerentes ao novo paradigma industrial.
Promovido pelo Instituto de Soldadura e Qualidade (ISQ) e co-promovido pela Agência para a Competitividade e Inovação (IAPMEI) através da sua Academia de PME, pelo Centro Tecnológico da Cerâmica e do Vidro (CTCV), pela Universidade de Aveiro e pela TecMinho.
Criação de uma rede de academias i4.0 com empresas que desenvolvem planos de qualificação dos seus ativos empregados em resposta aos desafios da 4ª revolução industrial (i4.0), nos domínios do saber-saber, saber-ser e saber-fazer, reduzindo tempos de “set-up” no início de uma nova função e aumentando a eficiência da pessoa e da empresa, bem como a qualidade do produto ou serviço.
Coordenado pela Agência para a Competitividade e Inovação (IAPMEI).
Formação técnica de formadores no âmbito da formação a distância que pretende dotar os formadores dos conhecimentos associados à Plataforma de Formação a Distância (TEAMS), tendo em vista capacitá-los para o desenvolvimento de formação a distância, em resultado das medidas de confinamento devidas à pandemia COVID-19.
Coordenada pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).
Este projeto pretende desenvolver ações de formação de requalificação, destinadas a licenciados desempregados e a desempregados de longa duração, na área de Tecnologias da Informação e da Comunicação e Eletrónica (TICE), dotando-os de competências digitais que potenciem o (re)ingresso no mercado de trabalho.
Coordenado pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).
Curso de reconversão de licenciados em áreas não relacionados com Tecnologias de Informação (TI) por forma a aumentar a oferta orientada para o mercado de talento qualificado para as empresas de TI existentes na região. É promovido pela Escola de Engenharia da Universidade do Minho (EEUM).
Mais informações aqui; contactos: 253 510 179, cp@eng.uminho.pt
ATIVIDADES
Criação de comunidades nas delegações locais da Santa Casa da Misericórdia, destinadas à comunidade e aos seus colaboradores, para promover a aquisição de competências básicas de leitura, escrita e uso de TIC. Pretende-se desenvolver competências pessoais, sociais e vocacionais, numa perspetiva curricular flexível e ajustada à diversidade das competências e das necessidades de cada grupo.
Criação um programa com o IEFP para a literacia digital da população ativa com + 50 anos.
Esta proposta é um plano que visa contribuir para aumentar o número de meninas e mulheres nas áreas de tecnologia. É também uma proposta plenamente ciente de que igualdade de oportunidades não se trata apenas de números, mas também de distribuição igualitária de poder.
Pode consultar o plano aqui.
Disponibilizada pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).
Notícias
» (26/09/2019) IEFP disponibiliza oferta de formação para literacia digital em todo o país
» (22/08/2019) IEFP promove literacia digital em Águeda
Promovido pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto.
Mais informações aqui
Contactos: 226 061 890; sec@fpce.up.pt
Notícias
» (26/07/2018) Programa de mentoria para a inclusão digital INCoDe.2030 com estudantes do IPCA
Este projeto tem como objetivo ministrar cursos de formação superior, não conferente de grau, em Literacia Digital para o Mercado de Trabalho a pessoas com grau de incapacidade igual e superior a 60%, ao longo de dois anos.
Mais informações aqui.
Projeto criado para capacitar a população com competências digitais limitadas, promovendo a sua literacia digital e contribuindo para a diminuição do isolamento social.
Mais informações aqui.
Notícias
» (16/06/2020) “Linha Somos Tod@s Digitais” apoia o Ensino a Distância e quebra barreiras entre crianças e cuidadores
» (07/04/2020) “Linha Somos Tod@s Digitais” surge num momento em que o apoio digital aos infoexcluídos e à população mais sénior é determinante
Uma parceria entre o Instituto Electroténico Português (IEP), a Agência para a Modernização Administrativa (AMA) e o Centro de Formação Profissional da Indústria Electrónica, Energia, Telecomunicações e Tecnologias da Informação (CINEL).
______________
Mais informações: aqui
Contactos: 214 967 700 e cinel@cinel.pt (Lisboa); 225 363 210 e geral.porto@cinel.pt (Porto)
Para populações vulneráveis, foi desenvolvida pela Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu.
Mais informações aqui.
Notícias
» (16/06/2020) “Linha Somos Tod@s Digitais” apoia o Ensino a Distância e quebra barreiras entre crianças e cuidadores
» (07/04/2020) “Linha Somos Tod@s Digitais” surge num momento em que o apoio digital aos infoexcluídos e à população mais sénior é determinante
As Comunidades Criativas para a Inclusão Digital (CCID) constituem uma abordagem para promover a inclusão digital, respondendo a necessidades de pessoas e suas comunidades.
Mais informações aqui.
ATIVIDADES
Este projeto pretende promover a capacidade de comunicação de resultados do processamento de grandes quantidades de informação em todas as áreas do conhecimento, das artes e humanidades às ciências sociais, naturais e às engenharias e tecnologias, por forma a alcançar as seguintes metas na transformação da oferta do ensino superior.
Esta ação pretende criar e ministrar cursos nas áreas das Tecnologias da Informação, Comunicação e Eletrónica (TICE) na Administração Pública (AP) para promover uma maior utilização destas tecnologias em todos os organismos públicos e nos diversos serviços que estes disponibilizam, de modo a contribuir para a modernização de toda a AP (administração central, poder local e regional).
Notícias
» (08/10/2020) INA promove novos cursos e-learning no âmbito da “Formação TICE na AP” do INCoDe.2030
Nesta ação pretende-se elaborar um plano de criação de cursos MOOC em tecnologias digitais avançadas. O objetivo é dar resposta às necessidades das empresas no domínio do digital, nomeadamente ao nível da integridade dos sistemas, da privacidade de dados, da segurança das informações, etc. e em conformidade com a regulamentação aplicável.
Nesta ação pretende-se potenciar a utilização de metodologias de aprendizagem inovadoras centradas no aluno, baseadas nas técnicas de active leanrning como o PBL, WBL e outras, no ensino dos cursos TeSP, principalmente das áreas TICE (TeSP TICE).
A Unidade de Computação Científica Nacional (FCCN) dinamiza a plataforma NAU – Ensino e Formação à Distância da Administração Pública para Grandes Audiências – disponibiliza cursos em formato MOOC (Massive Open Online Course), abrangendo temas como Bulling e Ciberbulling, Autonomia e Flexbilidade Curricular, RGPD para Cidadãos, e Cibersegurança.
Mais informações aqui; contactos: 218 440 100; info@nau.edu.pt
Notícias
» (19/09/2019) Plataforma NAU promove partilha de experiências sobre cursos online
» (15/03/2019) Plataforma NAU lançada dia 3 de abril na Futurália
» (28/12/2018) FCT faz balanço do primeiro ano do projeto NAU
» (12/04/2018) Fundação para a Ciência e a Tecnologia vai lançar em setembro nova plataforma de ensino à distância
» (02/10/2017) Lançamento do projeto NAU
Esta ação visa identificar novos cursos a criar em modalidade de ensino a distância na área das competências digitais e promover a criação de pós-graduações digitais executivas, para públicos adultos diplomados de qualquer área científica. Pretende-se também nesta ação reforçar a capacidade de formação ao nível dos doutoramentos nas áreas TIC.
Nesta ação pretende-se alargar a oferta formativa das IES e fomentar a sua ligação às empresas e a entidades da Administração Pública, central e local, promovendo uma resposta às necessidades específicas do mercado empresarial e do setor público no âmbito das competências digitais.
O objetivo principal desta ação é a criação de academias tecnológicas nas IES de cada região com o objetivo de fortalecer os conhecimentos práticos dos alunos nas áreas de atuação das academias e de melhor os preparar para o meio profissional. Pretende-se ainda promover ativamente no ensino a cooperação estratégica com os setores de atividade relevantes para a área geográfica da região da IES.
Numa colaboração entre empresas, representadas pela Associação Empresarial do Baixo Ave (AEBA) e institutos politécnicos, como a Escola Superior de Tecnologia e Gestão em Felgueiras/ Politécnico do Porto (ESTGP), têm sido promovidos CTeSP para formação de ativos de empresas.
Aumento significativo de Cursos Técnicos de Especialização Profissional (CTeSP, nível 5) em TIC, e aumento de vagas em cursos TIC e CTEM, fora de Lisboa e do Porto, sem diminuição nestas duas cidades, ao contrário de quase todas as outras áreas científicas.
ATIVIDADES
O Arquivo.pt é uma infraestrutura de investigação que permite pesquisar e aceder a páginas da web arquivadas desde 1996. O principal objetivo é a preservação da informação publicada na Web para fins de investigação. Serve para pesquisar informação do passado que já não se encontra disponível na Web e fornecer recursos de investigação, por exemplo, nas áreas da História, Sociologia ou Linguística.
Coordenada pela FCCN - Unidade de Computação Científica Nacional.
Notícias
» (19/02/2018) Preservar a Memória Digital: Candidaturas abertas aos Prémios Arquivo.pt 2018
Esta nova ação surge no seguimento da iniciativa Ciência dos Dados e Inteligência Artificial na Administração Pública e pretende alargar o âmbito do objeto de colaboração, reforçar o grau de impacto dos projetos para a AP (grau de inovação), reforçar a componente de formação/qualificação dos agentes da AP nas diferentes tecnologias abrangidas e incluir financiamento não apenas para as Unidades de Investigação mas também para os organismos da AP.
Coordenada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e pela Agência para a Modernização Administrativa (AMA).
Esta ação visa a promoção e prática da Ciência Aberta, nas vertentes dos repositórios e revistas científicas de acesso aberto junto da comunidade científica e outros interessados, demonstrando o potencial no aumento da eficiência, qualidade e impacto da investigação científica nacional.
Coordenada pela unidade da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), a FCCN - Unidade de Computação Científica Nacional.
Estímulo a novas atividades de I&D em blockchain, designadamente através da participação de instituições portuguesas em iniciativas internacionais e da cooperação com o sector privado e empresas.
Coordenado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).
Aglomerador das várias atividades em computação avançada: capitalizar o investimento em equipamento de computação avançada. Fomentar a RNCA: Rede Nacional de Computação Avançada. Participação na RES.ES + IberGRID + EuroHPC + PRACE.
Coordenado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).
Notícias
» (06/06/2019) Portugal vai ter uma Estratégia Nacional de Computação Avançada
Por iniciativa do INCoDE.2030, está em curso a elaboração de uma “Estratégia Nacional de Dados Abertos” para identificar iniciativas concretas que promovam a partilha e reutilização de dados.
A estratégia usa a competência de investigadores e especialistas de diversas áreas que estão a produzir documentos sucintos com destaques para o estado dos dados abertos nos seus domínios e as necessidades e oportunidades a curto prazo.
A AI Portugal 2030 aponta que a curto-médio prazo Portugal esteja na rede europeia de centros de excelência em inteligência artificial e a colaborar para a resolução de problemas que a Europa tenha nesta área.
Projeto que consiste no reforço, desenvolvimento e promoção das parcerias entre Portugal e instituições estrangeiras, incluindo CMU, Fraunhofer, MIT, e UT Austin, orientando os programas de actividades para a área do digital.
Coordenado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).
A Gestão de Dados de Investigação tem como principal objetivo criar as condições para promover o acesso aberto a dados de investigação resultantes de projetos com financiamento público.
Coordenada pela unidade da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), a FCCN - Unidade de Computação Científica Nacional.
Notícias
» (25/06/2020) 6º Fórum de Gestão de Dados de Investigação realiza-se a 30 de junho e 1 de julho
» (05/11/2019) 5º Fórum de Gestão de Dados de Investigação
» (13/08/2018) 4º Fórum GDI promove debate sobre Gestão de Dados de Investigação
Este programa visa ajudar a comunidade científica a transformar os seus projetos de investigação em novos negócios com impacto real na sociedade. Para tal, é objetivo também dotar a comunidade científica de mecanismos e ferramentas para fazer uma transição rápida e eficaz entre as ideias promissoras que surgem no contexto de projetos de investigação, financiados pela FCT, e o início do caminho que possa levar a produtos com sucesso no mercado.
Coordenado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).
Estímulo a novas atividades de I&D em cibersegurança, designadamente através da participação de instituições portuguesas em iniciativas internacionais e da cooperação com o sector privado e empresas.
Coordenado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).
Estímulo a novas atividades de I&D em inteligência artificial, designadamente através da participação de instituições portuguesas em iniciativas internacionais e da cooperação com o sector privado e empresas.
Coordenado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).
Notícias
» (11/06/2019) Portugal lança a Estratégia Nacional para a Inteligência Artificial
» (14/02/2019) Estratégia Nacional para a Inteligência Artificial: AI Portugal 2030 em discussão
A “Advanced Computing Portugal 2030” está a ser preparada em articulação com a estratégia da EuroHPC-JU, a Empresa Comum europeia para a computação de alto desempenho, e alinha-se com a agenda europeia em matéria de computação, na qual a Comissão investiu cerca de mil milhões de euros até 2020.
É neste contexto que se insere o Minho Advanced Computing Centre (MACC), o primeiro supercomputador a operar em Portugal, instalado no Centro de Dados de Riba d’Ave.
Educação
Formação das camadas jovens
através do reforço
de competências digitais em todos os níveis de
qualificação e modalidades de ensino e formação.
ATIVIDADES
O Programa «Escola Digital» tem como objetivo a
transformação digital das escolas, de modo a garantir:
distribuição universal de computadores com conetividade
móvel a alunos e professores; formação de professores e
criação de planos de transformação digital em cada
agrupamento escolar; e recursos digitais, nomeadamente
manuais, recursos pedagógicos e plataformas
colaborativas.
Digital» permitirá capacitar digitalmente os
cidadãos nas várias fases da sua vida, dotando-os de
competências que promovam a inclusão digital e que os
acompanhem na sua jornada digital, através de orientação
e aconselhamento de percursos formativos que visem
qualificações associadas às diferentes saídas
profissionais da área digital.
visa aumentar a empregabilidade dos jovens em áreas
digitais através de oferta formativa mais ajustada às
necessidades do mercado de trabalho, apostando na
criação de percursos formativos de curta e média duração
que integram o Catálogo Nacional de Qualificações na
área digital.
TIC
Programa de âmbito nacional que capacitará formadores
de professores que irão posteriormente desenvolver
as competências digitais dos docentes do ensino
básico e secundário.
nos currículos do ensino básico
O alargamento do currículo das TIC no ensino básico
foi feito para que os alunos utilizem as tecnologias
como ferramentas de trabalho promotor de
competências digitais múltiplas, enquanto alicerces
para aprender e continuar a aprender ao longo da
vida. O alargamento acontecerá de forma
faseada: no ano letivo de 2018/19 aconteceu nas
turmas dos 1º. 5.º e 7.º anos, em 2019/2020, nas do
2.º 6.º e 8.º anos, em 2020/2021 entrarão as turmas
do 3.º e 9.º anos e em 2021/22 aos do 4.º ano.
A formação de docentes na área das TIC tem vindo a
acontecer e atualmente está a ser preparado um
programa de âmbito nacional que irá garantir o
desenvolvimento de competências digitais para os
cerca de 100 mil docentes que estão no sistema.
o 1º e 2º ciclos do Ensino Básico
em “pensamento
computacional” para o 1º e
2º ciclos do Ensino Básico,
em cooperação com o
Ministério da Educação e com
a Associação Nacional de
Professores de Informática
(ANPRI).
Arquivo.pt é uma
infraestrutura de
investigação que permite
pesquisar e aceder
a páginas da web arquivadas
desde 1996. O principal
objetivo é a preservação da
informação publicada na Web
para fins de investigação.
Serve para pesquisar
informação do passado que já
não se encontra disponível
na Web e fornecer
recursos de investigação,
por exemplo, nas áreas da
História, Sociologia ou
Linguística. Coordenada pela
FCCN
- Unidade de Computação
Científica
Nacional.
Mais informações aqui
Unidade de Computação
Científica Nacional (FCCN)
dinamiza a
plataforma NAU
–
Ensino e Formação à
Distância da
Administração Pública
para Grandes
Audiências –
disponibiliza
cursos em formato MOOC
(Massive Open Online
Course), abrangendo
temas
como Bulling e Ciberbulling,
Autonomia e Flexbilidade
Curricular, RGPD para
Cidadãos, e
Cibersegurança.Mais
informações aqui;
contactos: 218 440 100; info@nau.edu.pt
digitais
implementação de uma plataforma web que integre as componentes de diagnóstico,
avaliação e certificação de competências digitais (básico, intermédio e avançado),
em linha com o Quadro Dinâmico de Referência de Competência Digital (QDRCD) para
Portugal, é uma das iniciativas lançadas em 2020 e que ficará concluída para ser
incorporada na Academia Portugal Digital.
O diagnóstico será obtido através de um conjunto de questões práticas com imagem,
vídeo, escolha múltipla, resposta aberta, correspondências, questões em forma de
exercício online, entre outras. Ao responderem aos exercícios propostos pela
plataforma, os utilizadores vão avaliando o nível de proficiência que possuem no
âmbito das competências digitais.
No âmbito do QDRCD, o domínio das competências digitais é aferido numa escala com
quatro níveis de proficiência, concretamente: básico; intermédio; avançado;
altamente especializado, sendo que esta plataforma dará resposta aos primeiros três
níveis.
A plataforma permitirá o encaminhamento e o aconselhamento para frequência de ações
de formação em outras plataformas (p.e. NAU, IEFP).
A ferramenta começou a ser desenvolvida com o apoio financeiro e operacional do
INCoDe.2030.
Link
de aprendizagem: Projeto Literacia Digital de Adultos; Internet Segura - Recurso Educativo; Plataforma de Acessibilidade; Manual de
Instrução para a Literacia Digital; Projeto Made with Code; Rede ObLID – Campanha de informação; União Euroepia – Espaço de Aprendizagem; ZigZaga na Net; Cartão Ciberseguro; CoderDojo; Scratch; Reda – Recursos Educativos Digitais Abertos;
Khan
Academy; Minecraft Education Edition; Kodu – Game
Lab; Microsoft MakeCode; Apple Swift; Go Lab; Space Awareness; DGE – Recurso Educativo; Internet Segura – Recursos didáticos sobre
videojogos; Euroepan Schoolnet Academy; O Zoo Online; Code Club; Atelier Digital da Google; EDX; SkillSet; Udacity; Lynda; Free Code
Camp; Coursera; Class Central .
computação para todos os estudantes do ensino básico e secundário, propondo um
programa e metas curriculares que promovem a literacia científica e tecnológica
assente no domínio das ciências da computação.
Saiba mais em:
ensico.pt/
que tem como objetivo criar uma nova geração que utilize a tecnologia para mudar o
mundo, desafiando professores e alunos a desenvolver aplicações para smartphone e/ou
tablet que os ajudem na missão de transformar (e melhorar) as comunidades onde se
inserem. Mais informações aqui.
objetivo definir parâmetros descritores de desempenho por nível de ensino (1.º, 2.º
e 3.º ciclos do ensino básico e ensino secundário), tendo por base o Quadro Dinâmico
de Referência de Competência Digital (QDRCD) para Portugal. Serão tidas em conta as
seguintes áreas : (i) Literacia da informação, (ii) Comunicação e cidadania, (iii)
Criação de conteúdos, (iv) Segurança e privacidade e (v) Desenvolvimento de
soluções.
igualdade de género em todas as medidas do INCoDe.2030, promovendo iniciativas e
ações positivas com o objetivo de aumentar a participação das mulheres na área
digital, garantindo a desagregação de dados por sexo em todas as medidas e a sua
monitorização, no sentido de uma participação equilibrada entre homens e mulheres.
Formação, Qualificação e Requalificação
Formação profissional dos
adultos, nomeadamente os ativos dotando-os das
competências digitais valorizadas na integração
e reintegração no mercado de trabalho e tendo
em vista a qualificação do emprego e a criação
de maior valor acrescentado na economia.
ATIVIDADES
futuro
Este
estudo, realizado pelo INCoDe.2030, pretende contribuir para a formação em
Portugal, enquanto peça fundamental para a transformação digital das organizações,
num horizonte de 6 anos. E constitui uma resposta do INCoDe.2030 ao desafio de que
no futuro todas as profissões vão ser digitais, mas que empresas e trabalhadores
sentem já hoje essa realidade.Aceda ou descarregue a informação relevante para
empresas, entidades na área da
formação e profissionais, respetiva às diferentes fases do estudo.
- 1 – Manual de orientação metodológica
- 2.1 - Priorização de perfis
profissionais - 2.2 - Tabela profissões e descritivo e
principais setores - 3.1 - Quadro de Referência e
Competências - 3.2 - Mapeamento de competências
- 3.3 - Perfis e Unidades de
Competência - 4.1 - Template das 22 Unidades de
Competência - 4.2 - Percursos Formativos
- 5 - Testes Diagnósticos para 22 unidades
competências
O Programa de formação «Emprego + Digital» permite elevar as competências digitais
dos trabalhadores. O projeto assenta na realização de ações de formação
especializada na área digital, que respondam a necessidades transversais das
empresas.
Saiba mais em: cip.org.pt/empregomaisdigital/
UPskill - É um programa nacional para a reconversão de 3.000 ativos, empregados e
desempregados, em profissionais da área de TICE.
Iniciativa conjunta do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores
Politécnicos (CCISP), da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das
Comunicações (APDC) e do Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE).
O Programa «AP Digital» destina-se ao reforço de competências digitais dos
trabalhadores em funções públicas e à aceleração da transformação digital da
Administração Pública, assente em três domínios: ferramentas digitais de
produtividade; formação destinada a técnicos na carreira de informática e ou que
desempenhem funções conexas; e formação em tecnologias emergentes e de apoio à
gestão.
Saiba mais em: Programa “AP Digital”
Sessões informativas ou formativas, nas modalidades presenciais e a distância,
orientadas para áreas temáticas relevantes no domínio do digital, tendo como
destinatários empreendedores, empresários, gestores e quadros de micro, pequenas e
médias empresas (PME). Criação de recursos digitais de apoio à disseminação de
informação que potencie o aumento da maturidade digital nas empresas.
Coordenadas pela Agência para a Competitividade e Inovação (IAPMEI) através da sua Academia de PME.
Projeto direcionado a pessoas que têm o ensino secundário e competências em
percursos formativos de média duração em áreas que são críticas para muitas PME’s,
para a criação de técnicos intermédios em áreas TICE.
Coordenado pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).
Programa que visa qualificar as pessoas e as organizações para responderem aos
desafios da 4.ª Revolução Industrial, que é caracterizada pela introdução de sistemas
ciber-físicos, inteligentes e interligados, nos processos de produção, na cadeia de
valor, na relação com o cliente e no modelo de negócio. É transversal a vários
agentes, sendo que a parceria com o INCoDe.2030 passa por propor a criação de planos
de ação e conteúdos de referência disponíveis de forma universal e gratuita, via
e-learning, para impulsionar a autoformação e qualificar a procura de serviços,
alinhados com os instrumentos de avaliação e diagnóstico.
digitalização: Do diagnóstico à implementação)
Esta iniciativa pretende consciencializar as PMEs para a economia 4.0 e capacitá-las
com conhecimento e ferramentas que permitam acelerar a sua transformação para a
economia digital, deixando-as mais preparadas para enfrentar e ultrapassar os
desafios inerentes ao novo paradigma industrial.
Promovido pelo Instituto de Soldadura e Qualidade (ISQ) e
co-promovido pela Agência para a Competitividade e Inovação
(IAPMEI) através da sua Academia de PME, pelo Centro
Tecnológico da Cerâmica e do Vidro (CTCV), pela Universidade de Aveiro e pela TecMinho.
Criação de uma rede de academias i4.0 com empresas que desenvolvem planos de
qualificação dos seus ativos empregados em resposta aos desafios da 4ª revolução
industrial (i4.0), nos domínios do saber-saber, saber-ser e saber-fazer, reduzindo
tempos de “set-up” no início de uma nova função e aumentando a eficiência da pessoa
e da empresa, bem como a qualidade do produto ou serviço.
Coordenado pela Agência para a Competitividade e Inovação (IAPMEI).
O Arquivo.pt é uma infraestrutura de investigação que permite pesquisar e aceder
a páginas da web arquivadas desde 1996. O principal objetivo é a preservação da
informação publicada na Web para fins de investigação. Serve para pesquisar
informação do passado que já não se encontra disponível na Web e fornecer
recursos de investigação, por exemplo, nas áreas da História, Sociologia ou
Linguística.
Coordenada pela FCCN - Unidade de Computação Científica
Nacional.
Mais informações aqui
A Unidade de Computação Científica Nacional (FCCN) dinamiza a
plataforma NAU – Ensino e Formação à Distância da
Administração Pública para Grandes Audiências – disponibiliza
cursos em formato MOOC (Massive Open Online Course), abrangendo temas
como Bulling e Ciberbulling, Autonomia e Flexbilidade Curricular, RGPD para
Cidadãos, e Cibersegurança.
Mais informações aqui; contactos: 218 440 100; info@nau.edu.pt
digitais
implementação de uma plataforma web que integre as componentes de diagnóstico,
avaliação e certificação de competências digitais (básico, intermédio e avançado),
em linha com o Quadro Dinâmico de Referência de Competência Digital (QDRCD) para
Portugal, é uma das iniciativas lançadas em 2020 e que ficará concluída para ser
incorporada na Academia Portugal Digital.
O diagnóstico será obtido através de um conjunto de questões práticas com imagem,
vídeo, escolha múltipla, resposta aberta, correspondências, questões em forma de
exercício online, entre outras. Ao responderem aos exercícios propostos pela
plataforma, os utilizadores vão avaliando o nível de proficiência que possuem no
âmbito das competências digitais.
No âmbito do QDRCD, o domínio das competências digitais é aferido numa escala com
quatro níveis de proficiência, concretamente: básico; intermédio; avançado;
altamente especializado, sendo que esta plataforma dará resposta aos primeiros três
níveis.
A plataforma permitirá o encaminhamento e o aconselhamento para frequência de ações
de formação em outras plataformas (p.e. NAU, IEFP).
A ferramenta começou a ser desenvolvida com o apoio financeiro e operacional do
INCoDe.2030.
iniciativas e ações positivas com o objetivo de aumentar a participação das mulheres
na área digital, garantindo a desagregação de dados por sexo em todas as medidas e a
sua monitorização, no sentido de uma participação equilibrada entre homens e
mulheres.
Inclusão
Capacitação e generalização a
toda a população
e a todo o território do acesso às tecnologias
digitais, para obtenção de informação, para
comunicação e para acesso e utilização de
serviços públicos e privados digitais.
ATIVIDADES
O Programa «Eu Sou Digital» tem como objetivo promover a inclusão digital de adultos
infoexcluídos, assente numa rede nacional de jovens voluntários e de centros de
capacitação. Os conteúdos abrangidos no programa envolvem, entre outros, a criação e
gestão da conta de correio eletrónico, a capacidade de pesquisa online, a consulta e
utilização de serviços públicos digitais, o acesso a serviços como homebanking ou o
acesso a redes sociais. Saiba mais em: «Eu Sou
Digital»
adultos que não possuem as competências básicas que lhes
permita o acesso ou o prosseguimento da formação em
percursos qualificantes. Este programa tem como
objetivos promover a aquisição de competências básicas
de leitura, escrita, cálculo e uso de tecnologias de
informação e comunicação, necessárias à entrada em
percursos qualificantes que conduzam à obtenção de
competências e à respetiva certificação.
Link
digital
As Comunidades Criativas para a Inclusão Digital (CCID) constituem uma abordagem
para promover a inclusão digital, respondendo a necessidades de pessoas e suas
comunidades.
Mais informações aqui.
O Programa «Engenheiras por 1 dia» visa trabalhar com estudantes do ensino básico e
secundário para desconstruir estereótipos de género nas áreas mais segregadas das
engenharias e das TIC, através de exercícios práticos, redes de mentoria e
experiências profissionais, em parceria com escolas, instituições do ensino
superior, ordens profissionais, empresas e municípios. Saiba mais em: Engenheiras por 1 dia
O Arquivo.pt é uma infraestrutura de investigação que permite pesquisar e aceder
a páginas da web arquivadas desde 1996. O principal objetivo é a preservação da
informação publicada na Web para fins de investigação. Serve para pesquisar
informação do passado que já não se encontra disponível na Web e fornecer
recursos de investigação, por exemplo, nas áreas da História, Sociologia ou
Linguística.
Coordenada pela FCCN - Unidade de Computação Científica
Nacional.
Mais informações aqui
A Unidade de Computação Científica Nacional (FCCN) dinamiza a
plataforma NAU – Ensino e Formação à Distância da
Administração Pública para Grandes Audiências – disponibiliza
cursos em formato MOOC (Massive Open Online Course), abrangendo temas
como Bulling e Ciberbulling, Autonomia e Flexbilidade Curricular, RGPD para
Cidadãos, e Cibersegurança.
Mais informações aqui; contactos: 218 440 100; info@nau.edu.pt
digitais
implementação de uma plataforma web que integre as componentes de diagnóstico,
avaliação e certificação de competências digitais (básico, intermédio e avançado),
em linha com o Quadro Dinâmico de Referência de Competência Digital (QDRCD) para
Portugal, é uma das iniciativas lançadas em 2020 e que ficará concluída para ser
incorporada na Academia Portugal Digital.
O diagnóstico será obtido através de um conjunto de questões práticas com imagem,
vídeo, escolha múltipla, resposta aberta, correspondências, questões em forma de
exercício online, entre outras. Ao responderem aos exercícios propostos pela
plataforma, os utilizadores vão avaliando o nível de proficiência que possuem no
âmbito das competências digitais.
No âmbito do QDRCD, o domínio das competências digitais é aferido numa escala com
quatro níveis de proficiência, concretamente: básico; intermédio; avançado;
altamente especializado, sendo que esta plataforma dará resposta aos primeiros três
níveis.
A plataforma permitirá o encaminhamento e o aconselhamento para frequência de ações
de formação em outras plataformas (p.e. NAU, IEFP).
A ferramenta começou a ser desenvolvida com o apoio financeiro e operacional do
INCoDe.2030.
Formação Avançada
Promoção da formação de nível
superior, reforçando a oferta de cursos técnicos superiores
profissionais nesta área, bem como a formação
graduada e pós-graduada de cariz profissional.
ATIVIDADES
Informação
transversal dos currículos do ensino superior, quer como área específica para
prosseguimento de estudos e como área de formação ao longo da vida.
avançadas e sua aplicação
Nesta ação pretende-se elaborar um plano de criação de cursos MOOC em tecnologias
digitais avançadas. O objetivo é dar resposta às necessidades das empresas no
domínio do digital, nomeadamente ao nível da integridade dos sistemas, da
privacidade de dados, da segurança das informações, etc. e em conformidade com a
regulamentação aplicável.
pós-graduação
Esta ação visa identificar novos cursos a criar em modalidade de ensino a
distância na área das competências digitais e promover a criação de
pós-graduações digitais executivas, para públicos adultos diplomados de qualquer
área científica. Pretende-se também nesta ação reforçar a capacidade de formação
ao nível dos doutoramentos nas áreas TIC.
com a Administração Pública
Nesta ação pretende-se alargar a oferta formativa das
IES e fomentar a sua ligação às empresas e a
entidades da Administração Pública, central e local,
promovendo uma resposta às necessidades específicas
do mercado empresarial e do setor
público no âmbito das competências digitais.
O Programa «AP Digital» destina-se ao reforço de
competências digitais dos trabalhadores em funções
públicas e à aceleração da transformação digital da
Administração Pública, assente em três domínios:
ferramentas digitais de produtividade; formação
destinada a técnicos na carreira de informática e ou que
desempenhem funções conexas; e formação em tecnologias
emergentes e de apoio à gestão. Saiba mais em: Link
Pretende atribuir um total de 50 bolsas de estudo a alunos e alunas do ensino superior das áreas de engenharia e ciência, segundo o princípio de discriminação positiva, atribuindo metade das bolsas a mulheres. Iniciativa da Huawei em parceria com o .PT, com o apoio do INCoDe.2030, Portugal Digital e Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género.
Mais informações aqui.
O Arquivo.pt é uma infraestrutura de investigação que permite pesquisar e aceder
a páginas da web arquivadas desde 1996. O principal objetivo é a preservação da
informação publicada na Web para fins de investigação. Serve para pesquisar
informação do passado que já não se encontra disponível na Web e fornecer
recursos de investigação, por exemplo, nas áreas da História, Sociologia ou
Linguística.
Coordenada pela FCCN - Unidade de Computação Científica
Nacional.
Mais informações aqui
A Unidade de Computação Científica Nacional (FCCN) dinamiza a
plataforma NAU – Ensino e Formação à Distância da
Administração Pública para Grandes Audiências – disponibiliza
cursos em formato MOOC (Massive Open Online Course), abrangendo temas
como Bulling e Ciberbulling, Autonomia e Flexbilidade Curricular, RGPD para
Cidadãos, e Cibersegurança.
Mais informações aqui; contactos: 218 440 100; info@nau.edu.pt
iniciativas e ações positivas com o objetivo de aumentar a participação das mulheres
na área digital, garantindo a desagregação de dados por sexo em todas as medidas e a
sua monitorização, no sentido de uma participação equilibrada entre homens e
mulheres.
partilhados específicos da área da saúde, de serviços
financeiros, de recursos humanos e de sistemas e tecnologias de informação e
comunicação aos estabelecimentos e
serviços do Serviço Nacional de Saúde (SNS), bem como aos órgãos e serviços do
Ministério da Saúde e a quaisquer
outras entidades, quando executem atividades específicas da área da saúde. Mais
informações aqui.
Investigação e Inovação
Capacitação e generalização a
toda a população e
a todo o território do acesso às tecnologias
digitais, para obtenção de informação, para
comunicação e para acesso e utilização de
serviços públicos e privados digitais.
ATIVIDADES
Avançada
A “Advanced Computing Portugal.2030” é uma estratégia de ciência, inovação e
crescimento para promover a computação avançada em Portugal no contexto europeu. Com
esta estratégia prevê-se: capitalizar o investimento em equipamento de computação
avançada; fomentar a RNCA: Rede Nacional de Computação Avançada;
participação na RES.ES + IberGRID+ EuroHPC+ PRACE; desenvolvimento de atividades de
larga escala. Coordenado pelo INCoDe.2030.
Consulte aqui a Estratégia.
Artificial
Estímulo a novas atividades de I&D em inteligência artificial, designadamente
através da participação de instituições portuguesas em iniciativas
internacionais e da cooperação com o sector privado e empresas.
Coordenado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).
Consulte aqui a Estratégia.
Estratégia Nacional de Segurança do Ciberespaço, visando aprofundar a segurança das redes e dos sistemas de informação e potenciar uma utilização livre, segura e eficiente do ciberespaço, por parte de todos os cidadãos e das entidades públicas e privadas. Consulte aqui a Estratégia.
de Cibersegurança tem o objetivo de reforçar a capacitação em cibersegurança e
segurança da informação através da criação de um programa de formação que dotará de
competências avançadas um conjunto de novos especialistas em cibersegurança e
segurança da informação oriundos da administração pública e do setor privado.
Link
A Gestão de Dados de Investigação tem como principal objetivo criar as condições
para promover o acesso aberto a dados de investigação resultantes de projetos
com financiamento público.
Coordenada pela unidade da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT),
a FCCN -
Unidade de Computação Científica
Nacional.
Projeto que consiste no reforço, desenvolvimento e promoção das parcerias entre
Portugal e instituições estrangeiras, incluindo CMU, Fraunhofer, MIT, e UT
Austin, orientando os programas de actividades para a área do digital.
Coordenado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).
O Arquivo.pt é uma infraestrutura de investigação que permite pesquisar e aceder
a páginas da web arquivadas desde 1996. O principal objetivo é a preservação da
informação publicada na Web para fins de investigação. Serve para pesquisar
informação do passado que já não se encontra disponível na Web e fornecer
recursos de investigação, por exemplo, nas áreas da História, Sociologia ou
Linguística.
Coordenada pela FCCN - Unidade de Computação Científica
Nacional.
Mais informações aqui
A Unidade de Computação Científica Nacional (FCCN) dinamiza a
plataforma NAU – Ensino e Formação à Distância da
Administração Pública para Grandes Audiências – disponibiliza
cursos em formato MOOC (Massive Open Online Course), abrangendo temas
como Bulling e Ciberbulling, Autonomia e Flexbilidade Curricular, RGPD para
Cidadãos, e Cibersegurança.
Mais informações aqui; contactos: 218 440 100; info@nau.edu.pt
digitais
implementação de uma plataforma web que integre as componentes de diagnóstico,
avaliação e certificação de competências digitais (básico, intermédio e avançado),
em linha com o Quadro Dinâmico de Referência de Competência Digital (QDRCD) para
Portugal, é uma das iniciativas lançadas em 2020 e que ficará concluída para ser
incorporada na Academia Portugal Digital.
O diagnóstico será obtido através de um conjunto de questões práticas com imagem,
vídeo, escolha múltipla, resposta aberta, correspondências, questões em forma de
exercício online, entre outras. Ao responderem aos exercícios propostos pela
plataforma, os utilizadores vão avaliando o nível de proficiência que possuem no
âmbito das competências digitais.
No âmbito do QDRCD, o domínio das competências digitais é aferido numa escala com
quatro níveis de proficiência, concretamente: básico; intermédio; avançado;
altamente especializado, sendo que esta plataforma dará resposta aos primeiros três
níveis.
A plataforma permitirá o encaminhamento e o aconselhamento para frequência de ações
de formação em outras plataformas (p.e. NAU, IEFP).
A ferramenta começou a ser desenvolvida com o apoio financeiro e operacional do
INCoDe.2030.
iniciativas e ações positivas com o objetivo de aumentar a participação das mulheres
na área digital, garantindo a desagregação de dados por sexo em todas as medidas e a
sua monitorização, no sentido de uma participação equilibrada entre homens e
mulheres.