INICIO > PROGRAMA > INDICADORES E METAS
INDICADORES E METAS
Portugal no contexto europeu: metas a atingir
Os indicadores e as metas a utilizar para a monitorização da evolução das competências digitais em Portugal, sem prejuízo de outros que venham a ser considerados posteriormente, estão definidos por eixo de ação do INCoDe.2030.
Educação
Educação - Indicadores e Metas
Indicador | Último valor | Meta 2025 | Meta 2030 | ||
01 | Número médio de alunos por computador com ligação à Internet (fonte: DGEEC). | 4,9 (2019) | 1 | 1 | |
02 | % de indivíduos com competências digitais mais do que básicas - dos 16 aos 19 anos (fonte: Eurostat). | 67% (2019) | 80% | 90% |
Formação e qualificação
Formação e qualificação - Indicadores e Metas
Indicador | Último valor | Meta 2025 | Meta 2030 | ||
01 | % de empregados que utilizam computadores com ligação à Internet no trabalho (fonte: Eurostat). | 43 % (2020) | 50% | 60% | |
02 | % de empresas que fornecem formação em competências TIC aos seus colaboradores (fonte: Eurostat). | 23 % (2020) | 30% | 35% | |
03 | % dos indivíduos com competências básicas de software (fonte: Eurostat). | 49% (2019) | 55% | 60% | |
04 | % de indivíduos que utilizam a Internet para cursos online (fonte: Eurostat). | 14 % (2020) | 20% | 25% | |
05 | % de empresas que vendem online (fonte: Eurostat). | 21 % (2020) | 30% | 40% |
Inclusão
Inclusão - Indicadores e Metas
Indicador | Último valor | Meta 2025 | Meta 2030 | ||
01 | % de agregados familiares com acesso à Internet (fonte: Eurostat). | 84% (2020) | 90% | 97% | |
02 | % de indivíduos que nunca utilizaram a Internet (fonte: Eurostat) . | 18% (2020) | 10% | 5% | |
03 | % de indivíduos com competências digitais básicas ou mais do que básicas (fonte: Eurostat). | 52% (2019) | 70% | 80% | |
04 | % de indivíduos com competências digitais mais do que básicas (fonte: Eurostat). | 32% (2019) | 40% | 50% | |
05 | % de indivíduos que utilizaram a Internet para serviços públicos online últimos 12 meses (fonte: Eurostat). | 45% (2020) | 65% | 85% | |
06 | % de indivíduos que utilizam a Internet para fazer videochamadas (fonte: Eurostat). | 60% (2020) | 70% | 90% | |
07 | % de população que usa internet banking últimos 3 meses (fonte: Eurostat). | 60% (2020) | 70% | 90% |
Formação avançada
Formação avançada - Indicadores e Metas
Indicador | Último valor | Meta 2025 | Meta 2030 | ||
01 | % de especialistas TIC no emprego (fonte: Eurostat) . | 3,6% (2019) | 5% | 7% | |
02 | % de mulheres entre o total de especialistas TIC no emprego (fonte: Eurostat). | 18,3% (2019) | 25% | 30% | |
03 | % de diplomados em TIC (fonte: Eurostat). | 2,2% (2018) | 5% | 8% | |
04 | % de mulheres a frequentar licenciaturas e mestrados em áreas TIC (fonte: Eurostat). | 19,6% (2018) | 22% | 25% | |
05 | % de doutorados em TIC (fonte: Eurostat). | 3,4% (2018) | 4% | 5% |
Investigação
Investigação - Indicadores e Metas
Indicador | Último valor | Meta 2025 | Meta 2030 | ||
01 | % despesa total I&D em função do PIB GERD intramuros (fonte: Eurostat). | 1,4% (2019) | 2% | 2,5% | |
02 | % despesas das empresas em I&D em função do PIB BERD (fonte: Eurostat). | 0,74% (2019) | 1,5% | 2% |