Governo de PortugalPrograma Nacional de Reformas

National Coalition
Educar na Era Digital

Educar na Era Digital

Promotor – Escola Profissional Amar Terra Verde

Ação – Educar na Era Digital

Descrição  As alterações provocadas pela inclusão das novas tecnologias, serão inexoráveis. O ensino terá, obrigatoriamente, de adaptar-se às novas realidades da sociedade da informação e do conhecimento, sob pena de se tornar obsoleto perante o olhar dos seus atores: alunos; encarregados de educação e agentes do mercado do trabalho.

Na EPATV começamos desde 2017 a desenvolver um projeto na área das tecnologias digitais aplicadas ao ensino- intitulado Escolas 4.0. com o apoio do CEDH - Centro de Estudos do Desenvolvimento Humano, da Universidade Católica Portuguesa.

Neste momento, a EPATV assumiu-se como uma Escola que faz aprender, em vez de ensinar, uma Escola onde as competências digitais são transversais e onde o aluno é utilizador/produtor de tecnologia e uma intencionalidade em todos os processos de aprendizagem.

Perseguindo o desígnio de uma nova Escola que estamos, dia a dia, a edificar, para além da formação da equipa docente em temas como as ferramentas digitais e autonomia e flexibilidade, adquirimos equipamentos, tal como quadros digitais interativos e novos laboratórios de informática. Relativamente à capacitação docente realizaram-se neste ano letivo sessões no âmbito da plataforma Microsoft TEAMS, e da Apple Professional Learning Specialist. Pretendemos ainda no decorrer deste ano letivo realizar uma formação certificada de E-Formador de 30 horas para todos os formadores.

Iniciámos, também, neste ano letivo 2020-21, o projeto ICLASS, com a distribuição a todos os alunos das turmas 1º ano, de tablets, modelo da APPLE, que foram personalizados com o nome e turma do aluno, e que permite o acesso aos manuais, a recursos educativos digitais e inúmeras APP que permitem despertar nos alunos a curiosidade e criatividade.

Pretende-se, com este projeto, promover ambientes educativos inovadores numa lógica de pesquisa individual e colaborativa. Neste momento, com 2/3 do ano letivo decorrido já conseguimos ter a perceção de alguns aspetos positivos, nomeadamente uma maior taxa de aprovação aos módulos/UFCD’s, bem como redução dos problemas disciplinares e das taxas de desistência. Por outro lado, com a implementação do projeto ICLASS também percebemos que se criam eficiências como reduções na manutenção das salas de informática, consumíveis e livros didáticos, periféricos de hardware, serviços de impressão.

No próximo ano letivo, continuaremos com o projeto ICLASS, atribuiremos novamente aos alunos das turmas de 1º ano um IPAD’s (o objetivo é que no ano letivo 2022-23, todos os alunos da EPATV tenham um IPAD) continuaremos com a capacitação dos alunos e professores com o objetivo de sermos uma Apple Distinguished Schools. Se alcançarmos esta distinção significará que toda a comunidade escolar possui uma visão clara sobre a forma como os objetivos de aprendizagem podem ser alcançados com o apoio da tecnologia.

Mais informações, aqui.

SIGA-NOS

CONTACTOS

.PT
Rua Latino Coelho, nº 13, 5º piso
1050-132 Lisboa
Portugal

211 336 464