Promotor – Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Educação
Ação – Escape Room – a Entrevista
Descrição – O conceito de Escape Room e de Escape Game para o público alvo desempregado. Trata-se de um Espaço de capacitação onde será colocada em prática uma metodologia de jogo, um exercício que combina uma experiência imersiva lúdica e ao mesmo tempo um propósito pedagógico muito forte, especificamente desenhada para o efeito e para este tipo de público alvo.
Desenhado para pequenas equipas, consiste na experienciação de cenários imersivos onde é explorada a forma como alguns comportamentos-chave são manifestados sob pressão ou em contextos mais adversos, e em ambiente de grupo.
Ao entrarem numa sala, os participantes são confrontados com a pressão do tempo e de um objetivo a atingir, reforçados por um countdown, colocando-os numa situação amplificada dos momentos-chave para a sua inclusão no mercado de trabalho, como seja a entrevista, os seus primeiros dias de estágio, ou mesmo o seu dia-a-dia profissional, onde o tempo é invariavelmente curto e o ambiente diferente do habitual, e como consequência, nem sempre nos permite tomar as melhores decisões.
Consegue-se assim, e em consequência, num curtíssimo espaço de tempo, amplificar os comportamentos naturais de cada pessoa, permitindo que se identifiquem traços de personalidade, competências mais e menos destacadas, atitude perante a pressão ou a incerteza/desconhecido, a até compromisso para com o grupo.
Pretende-se utilizar e desenvolver jogos do tipo “escape games” (em “escape rooms”) como cenários imersivos para a sala de aula, como parte de uma série de atividades de assessment, como uma alternativa lúdica bem-sucedida às sessões de estudo convencional e como projetos para ensinar competências de empregabilidade. Com a criação deste Escape Room fornece-se uma metodologia de aprendizagem, prática e lúdica, que possa servir de base ao desenvolvimento prático das competências objeto de trabalho nas várias unidades curriculares para estes jovens estudantes.
Mais informações, aqui.