A iniciativa “Olimpíadas Internacionais de Tecnologia”, promovida pela Fundação NTT DATA, foi reconhecida com o selo “uma ação INCoDe.2030”, nas áreas da Educação e Formação profissional.
Esta iniciativa, que atua nas áreas da Educação e Formação profissional, foi desenvolvida para crianças dos 7 aos 16 anos e pretende aumentar as capacidades digitais, sensibilizar para a consciência ambiental, despertar o interesse dos jovens pela programação e estimular o raciocínio lógico e computacional, assim como o desenvolvimento de competências sociais, através de uma competição virtual, durante três meses, que permitirá aos jovens participantes desenvolver um videojogo, à medida que aprendem a programar.
Decorre a nível internacional, em mais 10 países – Espanha, Roménia, Itália, Argentina, Chile, Colômbia, México, Perú, Brasil e Equador -, através de uma plataforma interativa, onde os participantes recebem formação, mentoria e desafios que têm de superar para avançar de nível.
As crianças são organizadas em grupos de 5 a 10 elementos, para responderem a desafios, num percurso de 12 etapas, e sempre com o acompanhamento de mentores qualificados, que as vão guiar no processo de aprendizagem, responder a dúvidas e dar ideias para superarem os desafios.
Após a conclusão dos desafios programados, o desempenho dos grupos será avaliado por um júri qualificado, que identifica os vencedores da competição, em três categorias determinadas pela faixa etária dos participantes. Os vencedores recebem kits de robótica para continuar a desenvolver as suas competências.
Mais informações, aqui.
Saiba mais sobre o selo “uma ação INCoDe.2030” aqui.