Promotor – Rui Manuel da Torre Vieito
Ação – NASCI – Núcleo de Ativação, Simulação, Capacitação e Inclusão
Descrição – A Epralima inspirou-se na experiência adquirida através de vários projetos no âmbito do programa Erasmus+ e criou o projeto NASCI_Núcleo de Ativação, Simulação, Capacitação e Inclusão, com a duração de três anos (2021 a 2024), destinado a colmatar os três grandes desafios identificados pelo Portugal INCoDe.2030: cidadania, emprego e conhecimento.
Trata-se de um projeto que visa o aumento da literacia digital, assim como o desenvolvimento e reconhecimento de competências digitais, tendo como público-alvo a população juvenil: formandos dos Cursos Profissionais da Epralima.
Considerando o foco principal do projeto, pretende-se primeiro identificar a proficiência das competências digitais dos formandos através do Quadro Dinâmico de Referência de Competência Digital (QDRCD) para Portugal (baseado no DigComp 2.1 da CE), e seguidamente delinear um plano formativo que visa a integração do currículo Microsoft no processo formativo da Epralima, como membro do Microsoft Imagine Academy. Esta oferta, irá fornecer a possibilidade aos alunos se tornarem num Microsoft Certified Professional. A conclusão do curso profissional fornece assim uma tripla certificação: Certificação Escolar – 12º Ano; Profissional – Nível IV; Microsoft Technology Associate (MTA).
Além do acima, pretende-se estimular o uso diário das competências digitais em vários contextos e aumentar a empregabilidade nas áreas dos cursos em funcionamento na Epralima, através de um processo que traçará um caminho que permite avaliar o perfil dos formandos, orientá-los e dotá-los com as ferramentas adequadas para conseguirem emprego.
Por conseguinte, a partir de setembro 2021, apoiar-se-á, parcialmente, todos os formandos do 1º ano dos Cursos Profissionais, na compra de um computador portátil. Esta prática será anual e contribuirá para o sucesso dos formandos num mercado impulsionado pela tecnologia.
No final do projeto a Epralima irá promover um evento em que os formandos que conseguiram emprego, apresentarão um breve histórico sobre a trajetória da sua experiência, e resultados atingidos. Os formandos que atingiram os objetivos serão premiados e dar-se-á visibilidade pública no site da Epralima.
Considerando o potencial do projeto e as suas contribuições para a concretização das prioridades do Plano de Ação para a Educação Digital (2021-2027), futuramente tenciona-se envolver todos os formandos da Epralima, incluindo os adultos inscritos no Centro Qualifica (encaminhados para processos RVCC, cursos EFA e Formações Modulares).
Mais informações, aqui.