Governo de PortugalPrograma Nacional de Reformas

National Coalition
Projeto PAPTICe

Projeto PAPTICe

Promotor – Associação Nacional de Professores de Informática

Ação – Projeto PAPTICe

Descrição – O Concurso PAPTICe é uma iniciativa promovida pela Associação Nacional de Professores de Informática (ANPRI), com apoio de vários parceiros, que tem por objetivo reconhecer o trabalho desenvolvido no ensino profissional, valorizando a excelência, inovação, criatividade e empreendedorismo, evidenciados pelos/as alunos/as, nos seus projetos de PAP, nas áreas de Informática, Multimédia e Robótica.

A Prova de Aptidão Profissional (PAP) é o ponto culminante do processo formativo do/a aluno/a que frequente um Curso Profissional, nível 4. É o momento fulcral, no qual, apresentam os resultados do seu projeto de PAP, demonstrando o conhecimento, atitudes e capacidades dos quais se apropriaram no decorrer dos três anos de formação.

A participação no Concurso PAPTICe implica que o/a aluno/a conceba e desenvolva projetos, no âmbito das Provas de Aptidão Profissional (PAP), orientado/a por um/a professor/a de informática, no decorrer do ano letivo. 

1.       São objetivos desta iniciativa:

1.1.    Valorizar trabalho desenvolvido por alunos/as, orientados por professores/as, nas áreas de ensino profissional a concurso;

1.2.    Motivar os/as alunos/as a criar projetos inovadores, nos quais evidenciam os conhecimentos, capacidades e valores, dos quais se apropriaram no decorrer do percurso formativo;

1.3.    Fomentar o desenvolvimento de competências no âmbito do planeamento, desenvolvimento e apresentação de projetos;

1.4.    Estimular o espírito de iniciativa, a criatividade e o empreendedorismo;

1.5.    Promover o respeito pelas regras de segurança, direitos de propriedade intelectual e legal;

1.6.    Divulgar e partilhar, com a comunidade educativa e a sociedade civil os projetos desenvolvidos nas escolas.

1.7.    Aproximar o ensino profissional das organizações.

2.       Podem candidatar-se:

2.1.    Alunos/as dos Cursos de Informática, Multimédia, Eletrónica e Automação que frequentem estabelecimentos de ensino de Portugal Continental, Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores e Escolas Portuguesas no Estrangeiro.

3.       As categorias nas quais os projetos devem enquadrar-se são as seguintes:

3.1.    Categoria A: Software

3.2.    Categoria B: Artefactos (Hardware, Redes, Robótica, Eletrónica e outros artefactos)

3.3.    Categoria C: Multimédia (os jogos e websites sem bases de dados incluem-se nesta categoria)

O projeto PAPTICe realiza-se todos os anos letivos e constitui também um acerbo de projetos de Provas de Aptidão Profissional.

Mais informações em: http://www.anpri.pt/pap/

SIGA-NOS

CONTACTOS

FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Av. D. Carlos I, 126
1249-074 Lisboa
Portugal

+351 213911554
+351 213917634