Governo de PortugalPrograma Nacional de Reformas

National Coalition
Literacia Digital – Nós e (A)vós

Literacia Digital – Nós e (A)vós

Promotor – Sicó Formação S.A.

Ação – Literacia Digital – Nós e (A)vós 

Descrição – Esta ação consiste em sessões de Literacia Digital para seniores com mais de 65 anos, dinamizadas pelos alunos e supervisionadas por voluntários e/ou professores. O Projeto Nós e (A)vós é um projeto intergeracional, trata-se de uma Iniciativa de Empreendedorismo e Inovação Social (IIES) pensada pela Sicó Formação S.A., entidade proprietária da Escola Tecnológica e Profissional da Sicó (ETP Sicó) e apoiada deste o primeiro minuto pela Junta de Freguesia de Avelar e pela empresa Leca Portugal, S.A., enquanto Investidores Sociais.

Esta iniciativa surge para combater um dos problemas sociais mais debatidos no nosso país, que é o isolamento do idoso. Através do Diagnóstico Social verifica-se que há um conjunto alargado de idosos cujos rendimentos económicos são geralmente muito baixos. Também a “dependência” dos idosos é uma problemática que se vai agravando com o passar dos anos, configurando-se como problemas de saúde mais comuns: a diabetes, a hipertensão, as doenças cardiovasculares e as doenças mentais. Constatou-se também, que grande parte dos familiares estão emigrados e os que permanecem têm de se deslocar para os seus empregos, sendo que a maioria dos idosos vivem sozinhos e isolados, ficando em casa durante grande parte do dia. Estes, não tendo ninguém para conversar e socializar, evidenciam, cada vez mais frequentemente, sintomas de depressão e outras doenças do foro psicológico. Outros dos fatores do isolamento é o facto da população mais idosa enfrentar uma sociedade cada vez mais tecnológica, e sentir-se naturalmente excluída. Outro problema social direciona-se para os jovens do nosso país, que é o insucesso escolar e como efeito, o aumento de casos de maus comportamentos na sala de aula e o abandono escolar. 

O foco de atuação com esta IIES é apostar numa intervenção social e intergeracional em contexto comunitário que permitirá a criação e desenvolvimento de um conjunto de atividades de combate ao isolamento e solidão na velhice, facilitando e apoiando a família na manutenção dos idosos no seu meio natural de vida e formar futuros adultos com valores e despertos para as etapas do envelhecimento.

A temática literacia digital foi escolhida, principalmente, para os idosos poderem manusear vários instrumentos informáticos com o objetivo de falar/ver os seus familiares, promovendo uma aproximação e combater o isolamento social.

Exemplos de atividades realizadas:

  • Internet para todos;                       
  • Fotografia de Rua – a arte do Ver e eternizar sensações;        
  • Retrato de gerações;
  • Preenchimento de declarações, como por exemplo IRS;                                                  
  • Internet em Casa;                                            
  • Telemóvel não é um bicho;
  • Gerações;
  • Jogos de estimulação cognitiva.

 

Mais informações em https://www.facebook.com/nos.e.avos/.

SIGA-NOS

CONTACTOS

FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Av. D. Carlos I, 126
1249-074 Lisboa
Portugal

+351 213911554
+351 213917634