Governo de PortugalPrograma Nacional de Reformas

National Coalition
Hórus - Formação de mediadores digitais

Hórus - Formação de mediadores digitais

Promotor – Rita Veloso

Ação – Hórus - Formação de mediadores digitais

Descrição – O Centro Hospitalar Póvoa de Varzim - Vila do Conde, EPE (CHPVVC) tem em curso um processo de transformação digital e de literacia em saúde, no contexto do Projeto Hórus, enquadrado na iniciativa - de âmbito nacional - SNS Sem Papel e do qual constam as seguintes ações:

1) Protocolos/ formação

Visando o compromisso unânime de promoção da literacia digital em saúde, junto dos nossos cidadãos, o CHPVVC celebrou protocolos com autarquias locais e diversas instituições concelhias, cuja proximidade com as populações tem um inestimável valor e uma consequente mais-valia.

O Serviço de Gestão de Doentes do CHPVVC tem impulsionado o cumprimento do protocolo celebrado com as autarquias locais, diversas instituições concelhias e universidades sénior. Quase 85% destas entidades receberam já formação, no sentido de apoiar os utentes no relacionamento digital com o hospital e o SNS, através da área do cidadão.

Entre Juntas de Freguesia poveiras e vilacondenses, a Misericórdia da Póvoa, a Cruz Vermelha Portuguesa (Delegação da Póvoa de Varzim) e a Universidade Sénior local, tem sido feito um trabalho que é como uma semente para o futuro, revelando-se ao mesmo tempo uma ferramenta essencial contra a exclusão social.

O objetivo desta iniciativa é que cada uma destas instituições possa ser um prolongamento do hospital e do SNS, tornando-se mediadores digitais, para que se evitem deslocações desnecessárias ao hospital. Para tal, em cada entidade, estão disponíveis postos com computador, acesso à internet e funcionários formados pelo centro hospitalar para colaborar, se necessário com os utentes. Desta forma, sempre numa lógica ágil e de proximidade, também poderão disponibilizar o espaço para a realização de teleconsultas para os utentes que não reúnam condições de realizar as mesmas em casa.

2) Criação do Espaço Cidadão

O CHPVVC apostou na criação de um Espaço Cidadão para promover a literacia digital em saúde dos utentes/cidadãos das unidades da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde, disponibilizando todos os recursos (ferramentas e recursos humanos) para o uso da Chave Móvel Digital e dos aplicativos do Centro Hospitalar e da Tutela.

SIGA-NOS

CONTACTOS

FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Av. D. Carlos I, 126
1249-074 Lisboa
Portugal

+351 213911554
+351 213917634