O projeto Academia de Código Júnior – Code Literacy foi reconhecido com o selo “uma ação INCoDe.2030”, na área da educação..
Desde 2016, que o Município do Fundão implementou este projeto em todas as escolas básicas do 1º e 2º ciclos do concelho, com o objetivo principal de promover o raciocínio lógico e estratégias de resolução de problemas, desenvolver a criatividade, promover o espírito crítico, reflexivo e o pensamento computacional.
As aulas são lecionadas por técnicos da autarquia, após um processo de formação técnica e pedagógica, em estreita articulação com os professores titulares e em horário letivo. Pretende-se desta forma assegurar uma eficiente coordenação dos conteúdos lecionados com os programas curriculares, assim como promover a formação in loco aos professores, para mais tarde poderem lecionar estas aulas.
Este projeto pretende dar resposta aos problemas sociais do insucesso e abandono escolar e do desemprego jovem, através da capacitação dos professores e do ensino de ciência da computação e da programação, nas escolas do 1.º e 2.º ciclo do ensino básico.
Atualmente o projeto abrange cerca de 1.100 alunos, 55 professores titulares e dez técnicos da Câmara Municipal do Fundão.
Mais informações, aqui.
Saiba mais sobre o selo “uma ação INCoDe.2030” aqui.