Promotor – Escola Superior de Educação de Santarém
Ação – Literacia Digital para o Mercado de Trabalho
Descrição – O curso em Literacia Digital para o Mercado de Trabalho apresenta-se como uma réplica do modelo que funciona há 12 anos, na Universidade Autónoma de Madrid. A ESE/IPSantarém propõe a implementação desta formação na realidade portuguesa ao longo de dois anos letivos. Importa referir que o curso tem a duração de quatro semestres e implementar-se-ão em todas as unidades curriculares os programas cedidos por Madrid, embora com as devidas adaptações à realidade portuguesa, com um grau de incapacidade igual e superior a 60%.
É um programa inovador e solidário, e torna-se ainda mais relevante por ser o primeiro modelo de ensino inclusivo em contexto de ensino superior para a limitação intelectual. Isto é, ser um modelo de referência e de formação para outras experiências, sendo um dos líderes da educação social e laboral a partir do ambiente de formação superior da Escola Superior de Educação de Santarém.
Com esta formação pretende-seadquirir e exercer competências sociais e emocionais necessárias para interagir com sucesso em diferentes contextos, como o trabalhar em equipa; adquirir competências TIC; flexibilidade na capacidade de adaptação às mudanças e na capacidade de autoavaliação para analisar o respetivo trabalho. Aplicar conceitos, teorias e princípios adquiridos para a resolução de problemas e para a tomada de decisões em contexto laboral. Capacidade para adquirir e expressar as competências emocionais e sociais necessárias para se relacionar com sucesso e ser capaz de trabalhar satisfatoriamente em equipas multiprofissionais. Capacidade para acompanhar e estabelecer sequências de trabalho em tarefas relacionadas com a gestão e administração.
Mais informações em: http://w3.ese.ipsantarem.pt/literaciadigital/ ou https://www.facebook.com/literaciadigitalpmt/