Desafios

incode2030-desafios-header-01.jpg

Os grandes desafios para Portugal, no âmbito das competências digitais

A capacitação em competências digitais da população portuguesa constitui um vasto desafio, revestindo-se de várias dimensões políticas, económicas, culturais e sociais.
É neste contexto que o Programa do Governo concretiza, através do Programa Nacional de Reformas, um conjunto de objetivos para a legislatura, incluindo a inclusão e a literacia digital, a garantia do acesso físico e cognitivo de toda a população aos serviços públicos digitais, a capacitação analítica para a sociedade e a economia em contexto de grande volume de dados (big data), a produção e a divulgação de informação, a privacidade e a segurança, a utilização das tecnologias de informação, comunicação e eletrónica nos processos de ensino e aprendizagem ao longo de toda a vida, bem como atividades de Investigação & Desenvolvimento (I&D) orientadas para a produção de novos conhecimentos e formas avançadas de computação científica.

Desafios

1
Cidadania

Generalizar a literacia digital, com vista ao exercício pleno de cidadania e à inclusão numa sociedade com práticas cada vez mais desmaterializadas, e em que muitas interações sociais acontecem na internet e são crescentemente mediadas por dispositivos eletrónicos.

2
Emprego

Estimular a empregabilidade e a capacitação e especialização profissional em tecnologias e aplicações digitais, de modo a responder à crescente procura do mercado e a promover a qualificação do emprego numa economia de maior valor acrescentado.

3
Conhecimento

Garantir uma forte participação nas redes internacionais de I&D e de produção de novos conhecimentos nas áreas digitais.