Governo de PortugalPrograma Nacional de Reformas

National Coalition
Universidade Sénior Virtual 2.0 - Seniores ativos em casa

Universidade Sénior Virtual 2.0 - Seniores ativos em casa

Promotor – RUTIS (Rede de Universidades da Terceira Idade)

Ação – Universidade Sénior Virtual 2.0 - Seniores ativos em casa

Descrição É uma ação que inclui aulas de Informática destinadas à população sénior, e decorre no âmbito da RUTIS (Rede de Universidades da Terceira Idade", que criou a “Universidade Sénior Virtual 2.0 - Seniores ativos em casa”, com aulas online durante a nova quarentena, desde fevereiro de 2021 até julho de 2021.

A RUTIS (Associação Rede de Universidades da Terceira Idade) é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) e de Utilidade Pública de apoio à comunidade e aos seniores, de âmbito nacional e internacional, com sede em Almeirim, criada em 2005. Devido à pandemia e isolamento social foram criadas aulas online utilizando a plataforma Zoom, incentivando a população sénior a sentir-se integrada durante a quarentena. A Rutis enquanto rede de união das várias universidades, contou nestas aulas com a presença de alunos das universidades séniors de todo o país, numa tentativa de integração, inclusão e educação. Foi desenvolvido um horário com vários temas de segunda a sexta-feira.

Mais especificamente em relação às aulas online os temas abordados serão relacionados com demonstrações práticas na ótica do utilizador:

- Office

- Serviços da Internet

- Modelação 3D

- Ferramentas Google

- Tipos de armazenamento na Cloud

- Introdução à programação

- Realidade aumentada

- Ferramentas digitais da Web

- Internet das coisas

- Robótica (OpenRoberta)

O projeto "Universidade Sénior Virtual 2.0", irá decorrer dependendo das medidas anunciadas pelo governo, dado que a população sénior poderá ser aconselhada a permanecer em casa.

Um dos grandes objetivos é generalizar a literacia digital à população sénior, através de um projeto integrador, como o da Universidade Sénior Virtual, com vista ao exercício pleno de cidadania e à inclusão numa sociedade com práticas cada vez mais desmaterializadas, e em que muitas interações sociais acontecem na Internet e são crescentemente mediadas por dispositivos eletrónicos; Considera-se essencial o desenvolvimento do potencial humano e inclusivo de forma a estimular e reforçar as novas competências digitais em todos os ciclos de ensino e de aprendizagem ao longo da vida. Integrar e incentivar a população sénior é essencial e um bem necessário para valorizar a sociedade. Existe uma população sénior que não pode ser excluída e está ativa e pronta a enfrentar os novos desafios, principalmente dadas as circunstâncias atuais de isolamento e para evitar a exclusão da população sénior.

Mais informações, aqui.

SIGA-NOS

CONTACTOS

.PT
Rua Latino Coelho, nº 13, 5º piso
1050-132 Lisboa
Portugal

211 336 464