Governo de PortugalPrograma Nacional de Reformas

National Coalition
ubbu Aprende a Programar

ubbu Aprende a Programar

Promotor – João Barata

Ação – ubbu Aprende a Programar

Descrição  O projeto ubbu Aprende a Programar visa responder aos problemas sociais da exclusão digital, do insucesso e abandono escolar e do desemprego jovem, através da capacitação dos professores e do ensino de Ciência da Computação e da programação nas escolas públicas dos 1.º e 2.º ciclos do ensino básico da região. O projeto terá a duração de 3 anos e decorrerá entre Dez-2019 e Nov-2022.

Existem vários fatores de risco e causas que levam ao problema da exclusão do sistema de ensino e da dificuldade dos jovens no mercado de trabalho. Estes fatores manifestam-se sob a forma de desinteresse e falta de motivação pela escola, que se traduz em insucesso escolar e, tipicamente, leva ao abandono escolar. Mesmo quando não se traduz em insucesso e abandono escolar, observa-se uma lacuna crescente entre as competências desenvolvidas na escola tradicional e as requeridas pelo mercado de trabalho, nomeadamente, no contexto de qualificação para uma economia de valor acrescentado.

O projeto foca-se então em novos métodos de aprendizagem, através da capacitação dos professores e a disponibilização de conteúdos para ensino da programação, atacando as causas do desinteresse pela escola e insucesso escolar. Vai promover-se a literacia digital e contribuir para o desenvolvimento nos alunos de competências essenciais para o mercado de trabalho como são o raciocínio lógico e a capacidade de resolução de problemas.

Em concreto, os alunos vão aprender conceitos de programação como algoritmos, condições, eventos, variáveis e funções através de vídeos animados, jogos, exercícios, quizzes e projetos de programação por blocos em que contam histórias, desenham ou constroem ou labirintos.  Para além destes conceitos diretamente relacionados com a Programação, as aulas incluem temáticas das áreas STEAM (Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) e ainda conteúdos baseados nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, que abordam questões de cidadania e sustentabilidade e como a tecnologia pode ter um papel importante na sua resolução.

Os alunos associados ao projeto ubbu vão estar mais preparados para o futuro. Embora profissionalmente possam não vir a enveredar por carreiras nas áreas da programação ou STEAM, as bases da programação assim como as competências que desenvolvem nestas aulas irão ajudá-los a compreender e a estar mais à vontade para lidar com os avanços tecnológicos a que vamos continuar a assistir neste século.

 

Mais informações, aqui.

SIGA-NOS

CONTACTOS

.PT
Rua Eça de Queiroz, 29
1050-095 Lisboa

211 336 464