Governo de PortugalPrograma Nacional de Reformas

National Coalition
The Tech Career GPS

The Tech Career GPS

Promotor – Le Wagon em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa (CML) - Iniciativa Future of Work.

Ação – The Tech Career GPS

Descrição  É um programa orientado para as carreiras do futuro, porque procura igualmente corresponder às necessidades do mercado de trabalho em matéria de upskilling e reskilling, como forma de aceleração da resposta à transformação tecnológica, atualmente exponenciada pelo contexto de pandemia COVID-19.

GPS, porque temos a ambição de fornecer coordenadas e linhas orientadoras a quem pretende explorar possibilidades de novas carreiras, novas perspetivas e novos percursos no mundo tecnológico.

O seu foco incide na aquisição e desenvolvimento de competências cruciais no futuro do trabalho, designadamente, programação, análise de dados, design e no conhecimento e mobilização de ferramentas complementares às competências digitais. Em paralelo, também serão disponibilizados recursos de apoio e pistas que permitem orientar os participantes na procura de empregos na era digital.

Ao longo de quatro semanas serão realizados vários workshops e painéis temáticos que pretendem contribuir para uma aprendizagem colaborativa, sustentada num diálogo permanente com especialistas e em testemunhos e contributos de vários profissionais da área tech, com aulas síncronas e assíncronas.

Pretende-se, com este programa, contribuir para a capacitação de 250 indivíduos nas áreas de competência: Comunicação e Cidadania; Criação de Conteúdos e Desenvolvimento de Soluções.

Como destinatários prioritários, identificaram-se:

- Indivíduos que procurem uma mudança de carreira e aumentar o seu potencial de empregabilidade no mercado de trabalho orientado para as competências digitais;

- Empreendedores & Freelancers – que necessitem de investir em novas competências digitais para o desenvolvimento do seu negócio/projetos.

Embora possa abranger:

- Profissionais da área tech & digital que necessitam de reforçar competências digitais;

- Recém-licenciados, que pretendam complementar os seus conhecimentos digitais ou orientar a sua carreira.

Os objetivos subjacentes à operacionalização visam a capacitação dos participantes a vários níveis:

- Aquisição de novas competências tecnológicas, por via da utilização de uma plataforma colaborativa;

- Conhecimento de metodologias de trabalho colaborativo online e potenciar o espírito de entreajuda;

- Utilização de novas ferramentas online;

- Maior conhecimento do mercado de trabalho tecnológico e das profissões com maior procura, que lhes permitam desenvolver estratégias de desenvolvimento profissional e/ou reorientação de carreira;

- Reflexão conjunta e exploração de algumas tendências e profissões do futuro;

- Apropriação de metodologias que lhes permitam otimizar e reutilizar os conhecimentos adquiridos a nível pessoal e profissional;

- Orientação no desenvolvimento de estratégias de posicionamento e inserção no mercado de trabalho.

Mais informações, aqui.

SIGA-NOS

CONTACTOS

.PT
Rua Latino Coelho, nº 13, 5º piso
1050-132 Lisboa
Portugal

211 336 464