Governo de PortugalPrograma Nacional de Reformas

National Coalition
Ready for BioData Management? A Capacity Building Program in Data Management for the Life Sciences

Ready for BioData Management? A Capacity Building Program in Data Management for the Life Sciences

Promotor – Fundação Calouste Gulbenkian - Instituto Gulbenkian de Ciência/ INESC-ID

Ação – Ready for BioData Management? A Capacity Building Program in Data Management for the Life Sciences

Descrição – “Ready for BioData Management?” é um programa de competências de gestão de dados para ciências biológicas de modo a possibilitar pesquisadores e instituições a gerir os seus dados de forma mais eficaz e eficiente.

A taxa de produção de dados científicos está a aumentar exponencialmente. Para enfrentar esse desafio é essencial boas práticas de gestão de dados em conformidade com os princípios de dados FAIR. Isso foi reconhecido por financiadores e editores científicos que estão a impor políticas de ciência aberta e a aderir aos princípios do FAIR. Agora é pedido que a comunidade de pesquisa de ciências da vida reconheça a importância e o valor acrescentado da gestão de dados e venha a adquirir as habilidades e competências necessárias para a implementação de práticas de gestão dos dados diariamente.

Atualmente, o “Ready for BioData Management?” tem dois cursos: 1) Introdução de Planos de Gestão de Dados e 2) Planos Avançados de Gestão de Dados.

  1. Introdução de Planos de Gestão de Dados é um curso introdutório com o objetivo de divulgar as melhores práticas de Gestão de Dados e ensinar os conceitos básicos de elaboração e de utilização dos Planos de Gestão de Dados (DMP) no contexto das atividades pesquisadas. O curso está disponível em duas modalidades: aula teórica de duas horas com discussões e em curso prático durante todo o dia com exercícios em grupo. Em ambas as modalidades, o curso apresenta duas palestras sobre a gestão de dados de pesquisa e DMPs. Na modalidade hands-on, as palestras são seguidas por um exercício prático de DMP, onde os participantes formam grupos para preencher um DMP de um projeto simulado de pesquisa na tela personalizada. Na modalidade palestra, esse exercício é substituído por uma breve demonstração de preparação de um DMP.

Devido à pandemia do COVID-19, estamos a oferecer as duas modalidades no paradigma de ensino à distância, cursos online através da plataforma Zoom. O exercício prático de grupo é realizando através das salas de sessão de grupo Zoom, onde os participantes preenchem em conjunto o DMP com o modelo de planilha do Google.

 

  1. Planos de Gestão de Dados Avançados

"Ready for BioData Management? - Advanced Data Management Plans" é um curso prático com duração de um dia em que os participantes são orientados pelo processo de preparação de um DMP real de um projeto de pesquisa real, de acordo com o modelo DMP H2020. Este curso pressupõe que os participantes tenham as noções básicas de DMPs.

Irá contar com uma palestra de apresentação da plataforma DMPOnline em que os participantes irão utilizá-la e outra palestra com uma visão geral do modelo DMP H2020, no entanto a maior parte do curso será uma sessão prática onde irão preparar um DMP na plataforma, em pares. Os participantes serão incentivados a trazer o seu próprio projeto de pesquisa ou um plano de projeto, caso haja interesse em produzir um DMP que seja relevante para eles.

Estão a ser preparados cursos de “gestão de dados do dia-a-dia” e “Dados da planta FAIR com MIAPPE”

“The Ready for BioData Management? Introductory Course” foi desenvolvido em 2019 e foi dado presencialmente em várias instituições em Portugal, desde Braga a Faro. Desde julho de 2020 está a ser dado online.

Mais informações em: http://ready4biodatamanagement.biodata.pt/index.html

SIGA-NOS

CONTACTOS

FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Av. D. Carlos I, 126
1249-074 Lisboa
Portugal

+351 213911554
+351 213917634