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Portugal e as Competências Digitais

Portugal no contexto europeu

A Iniciativa Portugal INCoDe.2030 está enquadrada no contexto internacional e visa melhorar o posicionamento e a competitividade de Portugal, prosseguindo o propósito de garantir um lugar destacado em competências digitais no prazo 2017-2030.

O posicionamento atual de Portugal na Europa, os desafios a assumir, a quantificação das medidas tomadas e os resultados conseguidos ao longo do tempo, consequentes do presente programa, podem ser compreendidos através de um conjunto de indicadores divididos em 5 categorias: acesso, potencial humano, utilização, investimento, e formação e certificação (Figura 2).

Figura 2 - Caracterização de Competências Digitais

ACESSO

% de habitações com acesso à Internet (2016)

74, 'UE' => 85, 'Espanha' => 82, 'Irlanda' => 87, 'Rep.Checa' => 82, 'Estónia' => 86, 'Finlândia' => 92); $chart = support_generate_chart( "Bar" , 'internet-access-country', $values , $labels); print $chart; ?>

15, 2010 => 54, 2016 => 74, 2020 => 80, 2025 => 90, 2030 => 100); $chart = support_generate_chart( "Bar" , 'internet-access-year', $values , $labels); print $chart; ?>

% de Indivíduos que nunca utilizaram a Internet (2016)

26, 'UE' => 14, 'Espanha' => 17, 'Irlanda' => 15, 'Rep. Checa' => 13, 'Estónia' => 10, 'Finlândia' => 4); $chart = support_generate_chart( "Bar" , 'internet-notusage-country', $values , $labels); print $chart; ?>

63, 2010 => 46, 2016 => 26, 2020 => 20, 2025 => 10, 2030 => 5); $chart = support_generate_chart( "Bar" , 'internet-notusage-year', $values , $labels); print $chart; ?>

% de Indivíduos que utilizam frequentemente a Internet (2016)

60, 'UE' => 71, 'Espanha' => 67, 'Irlanda' => 70, 'Rep. Checa' => 65, 'Estónia' => 77, 'Finlândia' => 85); $chart = support_generate_chart( "Bar" , 'internet-usage-country', $values , $labels); print $chart; ?>

27, 2010 => 38, 2016 => 60, 2020 => 70, 2025 => 80, 2030 => 90); $chart = support_generate_chart( "Bar" , 'internet-usage-year', $values , $labels); print $chart; ?>

POTENCIAL HUMANO

% de Indivíduos com competências digitais básicas ou mais do que básicas

47, 'UE' => 56, 'Espanha' => 54, 'Irlanda' => 44, 'Rep.Checa' => 53, 'Estónia' => 61, 'Finlândia' => 73); $chart = support_generate_chart( "Bar" , 'potential-compts-country', $values , $labels); print $chart; ?>

0, 2010 => 0, 2016 => 47, 2020 => 55, 2025 => 65, 2030 => 80); $chart = support_generate_chart( "Bar" , 'potential-compts-year', $values , $labels); print $chart; ?>

% de especialistas TIC no emprego (2015)

2.3, 'UE' => 3.5, 'Espanha' => 2.4, 'Irlanda' => 3.7, 'Rep.Checa' => 3.7, 'Estónia' => 4.4, 'Finlândia' => 6.5); $chart = support_generate_chart( "Bar" , 'potential-tic-country', $values , $labels); print $chart; ?>

1.4, 2010 => 1.5, 2016 => 2.3, 2020 => 3, 2025 => 5, 2030 => 8); $chart = support_generate_chart( "Bar" , 'potential-tic-year', $values , $labels); print $chart; ?>

Diplomados do Ensino Superior em Ciência, Matemática, Tecnologia e Engenharia por mil habitantes (20-29 anos)

20.4, 'UE' => 18.7, 'Espanha' => 20.7, 'Irlanda' => 24.7, 'Rep.Checa' => 16.6, 'Estónia' => 15.5, 'Finlândia' => 21.9); $chart = support_generate_chart( "Bar" , 'potential-diplome-country', $values , $labels); print $chart; ?>

21, 2010 => 20.4, 2016 => 0, 2020 => 22, 2025 => 23, 2030 => 25); $chart = support_generate_chart( "Bar" , 'potential-diplome-year', $values , $labels); print $chart; ?>

Doutorados por mil habitantes (25-34 anos)(2014)

4.5, 'UE' => 0, 'Espanha' => 4.9, 'Irlanda' => 0, 'Rep.Checa' => 0, 'Estónia' => 0, 'Finlândia' => 7.4); $chart = support_generate_chart( "Bar" , 'potential-doctor-country', $values , $labels); print $chart; ?>

4.7, 2010 => 4.8, 2016 => 4.5, 2020 => 5, 2025 => 6, 2030 => 7); $chart = support_generate_chart( "Bar" , 'potential-doctor-year', $values , $labels); print $chart; ?>

UTILIZAÇÃO

% de empregados que utilizam computadores com ligação à internet no trabalho (2016)

36, 'UE' => 50, 'Espanha' => 50, 'Irlanda' => 52, 'Rep.Checa' => 37, 'Estónia' => 44, 'Finlândia' => 70); $chart = support_generate_chart( "Bar" , 'potential-using-country', $values , $labels); print $chart; ?>

32, 2010 => 35, 2016 => 36, 2020 => 40, 2025 => 60, 2030 => 80); $chart = support_generate_chart( "Bar" , 'potential-using-year', $values , $labels); print $chart; ?>

% de PME com Elevado Nível de Intensidade Digital (2015)

17.7, 'UE' => 20.3, 'Espanha' => 25.3, 'Irlanda' => 23.4, 'Rep.Checa' => 19.7, 'Estónia' => 20.8, 'Finlândia' => 35.5); $chart = support_generate_chart( "Bar" , 'potential-intensity-country', $values , $labels); print $chart; ?>

0, 2010 => 0, 2016 => 17.7, 2020 => 20, 2025 => 30, 2030 => 40); $chart = support_generate_chart( "Bar" , 'potential-intensity-year', $values , $labels); print $chart; ?>

% de Indivíduos que utilizou a Internet para acesso à banca eletrónica (últimos 3 meses)

29, 'UE' => 49, 'Espanha' => 43, 'Irlanda' => 52, 'Rep.Checa' => 51, 'Estónia' => 79, 'Finlândia' => 86); $chart = support_generate_chart( "Bar" , 'potential-bank-country', $values , $labels); print $chart; ?>

8, 2010 => 19, 2016 => 29, 2020 => 40, 2025 => 60, 2030 => 90); $chart = support_generate_chart( "Bar" , 'potential-bank-year', $values , $labels); print $chart; ?>

% de indivíduos que utilizou a Internet para interação com serviços públicos online (últimos 12 meses) (2016)

45, 'UE' => 48, 'Espanha' => 50, 'Irlanda' => 52, 'Rep.Checa' => 36, 'Estónia' => 77, 'Finlândia' => 82); $chart = support_generate_chart( "Bar" , 'potential-public-country', $values , $labels); print $chart; ?>

19, 2010 => 26, 2016 => 45, 2020 => 60, 2025 => 75, 2030 => 90); $chart = support_generate_chart( "Bar" , 'potential-public-year', $values , $labels); print $chart; ?>

INVESTIMENTO

Despesa total I&D em função do PIB (GERD) intramuros (2015)

1.28, 'UE' => 2.03, 'Espanha' => 1.22, 'Irlanda' => 0, 'Rep.Checa' => 1.95, 'Estónia' => 1.5, 'Finlândia' => 2.9); $chart = support_generate_chart( "Bar" , 'investment-gerd-country', $values , $labels); print $chart; ?>

0.7, 2010 => 1.53, 2016 => 1.28, 2020 => 1.6, 2025 => 2, 2030 => 2.6); $chart = support_generate_chart( "Bar" , 'investment-gerd-year', $values , $labels); print $chart; ?>

Despesa das Empresas em I&D em função do PIB (BERD) (2015)

0.6, 'UE' => 1.3, 'Espanha' => 0.64, 'Irlanda' => 0, 'Rep.Checa' => 1.06, 'Estónia' => 0.69, 'Finlândia' => 1.94); $chart = support_generate_chart( "Bar" , 'investment-berd-country', $values , $labels); print $chart; ?>

0.29, 2010 => 0.7, 2016 => 0.6, 2020 => 1, 2025 => 1.5, 2030 => 2); $chart = support_generate_chart( "Bar" , 'investment-berd-year', $values , $labels); print $chart; ?>

Metas para Portugal 2030

Formação e certificação

Na primeira dimensão, a relativa às questões de acesso, procura-se avaliar a situação das infraestruturas de acesso à Internet. Muito embora a simples existência de condições de acesso não signifique a sua eficaz utilização, este programa é orientado para o estímulo ao desenvolvimento de competências digitais.

Na área do potencial humano são avaliadas as competências digitais da população, quer globalmente quer no impacto na empregabilidade. Aqui são ainda tidos em conta indicadores indiretos e relevantes para o programa, como o número de diplomados CTEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática), a nível superior, e o número de doutoramentos realizados.

Sob a designação de utilização caracteriza-se o modo como a população Portuguesa usa, na sua vida pessoal e no trabalho, as facilidades digitais.

Na categoria investimento analisa-se a despesa total e a despesa das empresas em I&D, tão relevantes para os eixos 4 e 5 do programa. Embora sejam indicadores de contexto, são determinantes para caracterizar o panorama geral da qualificação.

Finalmente, relativamente à formação e certificação, é considerado um conjunto de cinco indicadores de natureza um pouco diferente porque, embora ligados ao potencial humano, não medem o estado presente das qualificações, mas sim a eficácia das medidas tomadas para a sua melhoria em diversas vertentes das competências digitais.

Os indicadores selecionados estão definidos internacionalmente, pelo que, através deles, será possível comparar o desempenho de Portugal face a um painel de países, nomeadamente na Europa e na OCDE e definir as metas a atingir (Tabela 1).

Tabela 1. Metas em Competências Digitais para Portugal

Tabela 1.1: Metas de ACESSO

% de habitações com acesso à Internet

Valor relativamente baixo quando comparado com os restantes países. No entanto, a evolução tem sido significativa.

% de Indivíduos que nunca utilizaram a Internet

Este indicador é particularmente negativo para Portugal, não obstante a considerável evolução. É dos indicadores a merecer maior atenção e esforço.

% de Indivíduos que utilizam frequentemente a Internet

Portugal apresenta já valores razoáveis, mas bastante abaixo dos países mais desenvolvidos.

Tabela 1.2: Metas de POTENCIAL HUMANO

% de Indivíduos com competências digitais básicas ou mais do que básicas

Portugal posiciona-se atualmente acima da Irlanda, mas a comparação pode estar afetada por dificuldades de confrontação dos níveis de ensino. Espanha está bastante melhor, mas a diferença para a Finlândia é ainda significativa.

% de especialistas TIC no emprego

Apenas a comparação com a Espanha não é muito desfavorável.

Diplomados do Ensino Superior em CTEM por mil habitantes (20-29 anos)

A situação portuguesa é boa, comparado com os países mais desenvolvidos. Contudo, deve-se ainda procurar aumentar este indicador

Novos Doutorados por mil habitantes (25-34 anos)

Indicador que retrata uma boa situação quando comparada com os restantes países. Contudo, o desinvestimento dos últimos anos fez baixar o indicador, pelo que se torna premente a retoma do esforço anterior.
Competencias

Tabela 1.3: Metas de UTILIZAÇÃO

% de empregados que utilizam computadores com ligação à Internet no trabalho

A situação portuguesa é significativamente pior do que a dos países com os quais se compara, e o progresso tem sido muito lento.

% de PME com Elevado Nível de Intensidade Digital

Portugal situa-se significativamente abaixo de quase todos os outros países.

% de Indivíduos que utilizaram a Internet para acesso à banca eletrónica (últimos 3 meses)

Apesar do progresso, Portugal está ainda mal posicionado, com quase três vezes menos do que a Finlândia e muito abaixo de países como a Irlanda ou a República Checa.

% de indivíduos que utilizaram a Internet para serviços públicos online (últimos 12 meses)

Apenas a Estónia e a Finlândia estão bastante melhor do que Portugal. Contudo, faz sentido um esforço adicional para reforçar a situação de liderança europeia.

Tabela 1.4: Metas de INVESTIMENTO

% Despesa total I&D em função do PIB (GERD) intramuros

A diminuição recente deste indicador é preocupante e é essencial retomar o ritmo de crescimento que se vinha a verificar anteriormente

Despesas das empresas em I&D em função do PIB (BERD)

Também este indicador revela um retrocesso nos últimos anos que requer um grande esforço de recuperação.

Tabela 1.5: Metas de FORMAÇÃO E CERTIFICAÇÃO

Formação qualificante de jovens e adultos em situação de desemprego

Este indicador é medido através do n.º de formandos nas áreas das TIC nos processos de reconhecimento, validação e certificação de competências e formação complementar, no âmbito dos Centros Qualifica

Reconversão profissional de quadros com formação superior em áreas de baixa empregabilidade e em situação de desemprego

Este indicador consiste no número de formandos em situação de desemprego com formação de nível superior, abrangidos em ações de Formação Modular, Vida Ativa, ou outras, nas áreas das TIC

Oferta formativa em literacia digital, associada a processos de combate à infoexclusão, dirigida a ativos empregados e desempregados

Este indicador consiste no número de formandos abrangidos no âmbito da modalidade de Competências Básicas, Vida Ativa Qualifica+ e Formações Modulares que integrem ofertas associadas ao combate à infoexclusão

Competências pedagógicas dos formadores em áreas TIC, tendo em vista o reforço das suas competências digitais e a mobilização de recursos digitais ao serviço das atividades pedagógicas

Este indicador consiste no número de formadores abrangidos em áreas TIC, incluindo formação a distância

Certificação de quadros superiores e intermédios, no domínio de competências TIC com reconhecimento pela indústria

Este indicador consiste no número de certificações obtidas, designadamente, no âmbito da Microsoft, CISCO, SAMSUNG ou outras.
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