Governo de PortugalPrograma Nacional de Reformas

National Coalition
Passaporte Competências Digitais – PILD

Passaporte Competências Digitais – PILD

Promotor – Câmara Municipal de Lisboa

Ação – Passaporte Competências Digitais - PILD

Descrição – O Programa para a Inclusão e Literacia Digital da CML (PILD) procura desmistificar o uso quotidiano da tecnologia, para que os cidadãos possam, de uma forma simples e prática, ultrapassar receios e encontrar vantagens na sua utilização.

Através das oficinas práticas “Competências Digitais”, destinadas a todos os públicos, nas quais se realizam desafios digitais que procuram explorar o potencial democrático, crítico e criativo da internet e da tecnologia, os participantes conquistam “medalhas digitais” - uma ferramenta de microcredenciação (Gibson et al, 2015) baseada no standard Open Badges, que evidencia e certifica o domínio das competências digitais incluídas no “Passaporte Competências Digitais”.

O “Passaporte Competências Digitais”, criado pela CML, integra 10 competências formuladas a partir dos 6 domínios de aprendizagem identificados no Projeto LIDIA do IEUL (Costa, Cruz et al, 2015) e alinhadas com o QDCRD e o DIGCOMP 2.1.

Desde setembro de 2017 foram já realizadas mais de 100 ações de formação em diversas freguesias de Lisboa e emitidas mais de 1800 “medalhas digitais”.

As metas propostas e os resultados atingidos atestam a missão a que esta iniciativa se propõe: promover uma cidadania digital mais ativa, informada e responsável e contribuir para uma cidade inclusiva e criadora de oportunidades.

SIGA-NOS

CONTACTOS

.PT
Rua Eça de Queiroz, 29
1050-095 Lisboa

211 336 464