Organização, dinamização e acompanhamento do programa
A Iniciativa Portugal INCoDe.2030 está estruturada como um programa integrado para Portugal, a ser dinamizado através da reunião e colaboração de competências existentes em diferentes organismos públicos e privados.
No âmbito da Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC) é promovido um “Observatório para as Competências Digitais” que, em colaboração com o Instituto Nacional de Estatísticas (INE), faz o acompanhamento e o reporte do desenvolvimento do programa, tendo em consideração os indicadores referidos na Figura 2 e Tabela 1. A dinamização e coordenação das ações do programa inclui os seguintes níveis:
-
Fórum Permanente para as Competências Digitais cujo objetivo é dinamizar e articular um leque alargado de atores sociais e garantir uma ampla mobilização para a iniciativa – incluindo uma conferência anual pública na qual serão expostos e comentados os relatórios de evolução por eixo, bem como apresentados casos nacionais e internacionais de sucesso e boas práticas. Ao longo do ano, poderá ainda existir um conjunto de seminários e workshops especializados e será estimulada a formação e a promoção de redes temáticas. As atividades do fórum serão dinamizadas pelo Secretariado Técnico (referido abaixo) e terá como primeiro presidente Rogério Carapuça, presidente da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações (APDC).
-
Coordenação Técnica, que será da responsabilidade dos coordenadores de eixo, cujo papel é acompanhar o desenvolvimento das atividades, com base nas informações disponibilizadas pelo Secretariado Técnico (referido abaixo) e apresentar um relatório crítico na conferência anual do Fórum. A coordenação na fase de lançamento da iniciativa será assegurada por:
-
Coordenação global:
-
Pedro Guedes de Oliveira (INESC TEC; Universidade do Porto)
-
-
Eixo 1 - Inclusão:
- Sofia Marques da Silva (Universidade do Porto)
-
Eixo 2 - Educação:
-
José Vítor Pedroso (Direção Geral da Educação)
-
-
Eixo 3 - Qualificação:
-
Cristina Barros (Instituto Politécnico de Leiria)
-
Paulo Feliciano (Instituto de Emprego e Formação Profissional)
-
Elisabete de Carvalho (INA - Direção-Geral da Qualificação dos Trabalhadores em Funções Públicas)
-
-
Eixo 4 - Especialização:
-
Eva Oliveira (Instituto Politécnico do Cávado e do Ave)
-
Pedro Dominguinhos (Instituto Politécnico Setúbal)
-
Luís Correia (IST, Universidade Lisboa)
-
-
Eixo 5 - Investigação:
-
Susana Sargento (Universidade de Aveiro; Instituto de Telecomunicações
-
Rodrigo Rodrigues (INESC ID; IST, Universidade Lisboa)
-
-
-
Secretariado Técnico para as Competências Digitais, que visa acompanhar a implementação de todas as atividades planeadas e a planear, tendo por base a orientação e supervisão dos coordenadores de eixo, a quem devem fornecer todas as informações pertinentes, bem como as recomendações do Fórum Permanente para as Competências Digitais:
-
Ana Cristina Neves (FCT, Fundação para a Ciência e a Tecnologia), coordenação
-
Maria João Horta (DGE, Direção Geral da Educação)
-
Helena Duarte (IAPMEI, Agência para a Competitividade e Inovação)
-
Maria da Luz Pessoa e Costa (IEFP, Instituto de Emprego e Formação Profissional)
-
André Zibaia (AMA, Agência para a Modernização Administrativa)
-
Marina Pereira (Instituto Nacional de Administração (INA), DSOI/INA)
O apoio logístico ao funcionamento do secretariado técnico será garantido pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (DSI/FCT).
-
-
Coordenação política, aos níveis do Governo e da Comissão de Educação e Ciência da Assembleia da República.