
O Coordenador do Programa INCoDe.2030, Prof. Nuno Feixa Rodrigues é o próximo convidado do MeetOn “Competências e Qualificações TICE em Portugal
No próximo dia 19 de novembro, o Coordenador do Programa INCoDe.2030, Prof. Nuno Feixa Rodrigues, é um dos convidados do MeetOn de apresentação do estudo sobre “Competências e Qualificações TICE em Portugal”, organizado pela APSDI – Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação.
Além da apresentação do estudo, o evento tem como objetivo debater a situação atual e os caminhos para o futuro na melhoria das competências e qualificações TICE em Portugal. A juntarem-se a Nuno Feixa Rodrigues, o painel de convidados conta ainda com os testemunhos de Luís Vidigal, Coordenador do Estudo da APDSI “Mapeamento das necessidades de competências na área das TICE visando o ajuste da oferta formativa”, Vasco Lagarto, Diretor da Equipa Técnica do Pólo das Tecnologias de Informação, Comunicação e Electrónica – TICE.PT e Tiago Barroso, CEO da Everis Portugal e patrocinadora desta iniciativa
O MeetOn decorre das 18h às 19h30, através da plataforma Zoom.
Para inscrições, aceda ao link.
Estudo “Mapeamento das necessidades de competências na área das TICE visando o ajuste da oferta formativa”
A APDSI desenvolveu um estudo recente com o objetivo de criar uma plataforma transversal de informação para o planeamento e aquisição de competências TICE, capaz de integrar, de forma dinâmica, toda a informação relevante, atualmente dispersa nas áreas da Educação, Ensino Superior, Trabalho e Economia. Há um longo caminho a percorrer no alinhamento entre as necessidades de competências TICE nas empresas e a qualificação académica dos profissionais, tendo em consideração a aprendizagem ao longo da vida, que começa na escola, numa função essencialmente didática e fundamental, passando pela descoberta profissional e contínua nos recursos online, nas redes de entreajuda e na aprendizagem no próprio local de trabalho.
Esta ferramenta irá permitir uma aproximação da oferta formativa às necessidades do mercado, traduzindo-se num motor importante para a transformação digital do mercado de trabalho português e contribuindo para a simplificação dos sistemas de comunicação entre os profissionais e as empresas dos vários setores.