![]()
![]()

António Guterres, Melinda Gates e Jack Ma debatem cooperação digital
Vai ser lançado no próximo dia 10 de junho o Relatório do Painel de Alto Nível sobre a Cooperação Digital. Coordenado por Melinda Gates - vice-presidente da Fundação Bill & Melinda Gates, e Jack Ma - presidente do Grupo Alibaba, o Painel foi convocado em julho de 2018 por António Guterres, Secretário Geral das Nações Unidas. Para assinalar o lançamento do Relatório, será transmitido em direto um debate entre as três personalidades, moderado pela jornalista internacional Femi Oke.
Num contexto de uma visão multilateralista do ciberespaço e de aceleração da evolução tecnológica, este Relatório apresenta novas ideias sobre como manter o ecossistema da Internet livre, aberto, estável, inovador e não fragmentado, tal como se posiciona o Eixo 1 – Inclusão do INCoDe.2030.
O documento irá também propor formas de reforçar a cooperação interdisciplinar e transfronteiriça no espaço digital entre os governos, o setor privado, a sociedade civil, organizações internacionais, a academia, a comunidade técnica e outros setores relevantes, fomentando assim a criação de novo conhecimento, alinhada com o Eixo 5 – Investigação.
Este Relatório será igualmente relevante para apresentar ideias sobre o futuro do Fórum da Governação da Internet (Internet Governance Forum – IGF), criado no âmbito da Cimeira Mundial da Sociedade da Informação (World Summit on Information Society – WSIS) da ONU, que se realizou em 2003 e 2005.
O debate online tem início às 15h45 hora de Lisboa, e será transmitido na UN Web TV, Youtube, Facebook e Twitter.