ACP.2030 – Advanced Computing Portugal 2030

Nuno Rodrigues

A ACP.2030 é uma estratégia de ciência, inovação e crescimento para promover a Computação Avançada em Portugal no contexto europeu, orientada para a construção de uma infraestrutura de rede de computação de alto desempenho de referência mundial. A estratégia abrange 3 grandes áreas de intervenção: criar uma infraestrutura de supercomputação no país ao serviço da investigação e inovação; desenvolver e reter pessoas de elevado valor com fortes competências informáticas avançadas; e implementar uma info-estrutura de políticas públicas para fomentar a ligação entre as infraestruturas e as pessoas, de forma a promover a criação de serviços e software de elevado valor.

A estratégia é um processo dinâmico e evolutivo que visa promover e expandir a Ciberinfraestrutura Avançada (ACI) em Portugal por um fator de 100 na próxima década e até 2030. Considera estreitas ações colaborativas internacionais e foi planeada de forma a promover todas as áreas de computação científica avançada, bem como a mobilizar o processamento de dados de forma eficaz e diversificada, entre a indústria e as comunidades académicas e em todas as áreas do conhecimento e da economia, na saúde, clima, energia, mobilidade e no estudo dos processos sociais.

Esta iniciativa é preparada e promovida no âmbito da Iniciativa Nacional de Competências Digitais, INCoDe.2030, e em estreita articulação com a recém-criada Estratégia Nacional de Inteligência Artificial, "AI Portugal 2030". O objetivo final é generalizar o acesso à informação e à computação científica e criar condições para a cooperação entre laboratórios com base em redes informáticas científicas avançadas, bem como promover a colaboração internacional para promover avanços no conhecimento e na economia.

Nuno Rodrigues
Coordenador-Geral INCoDe.2030

SIGA-NOS

CONTACTOS

FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Av. D. Carlos I, 126
1249-074 Lisboa
Portugal

+351 213911554
+351 213917634