Governo de PortugalPrograma Nacional de Reformas

National Coalition
Maiores ON

Maiores ON

Promotor – Maior Idade

Ação – Maiores ON

Descrição  A pandemia provocada pela Covid-19 causou alterações ao nível das relações sociais, sendo que, a população mais velha foi das faixas etárias em que as repercussões se fizeram sentir de forma mais severa. E é aí que a tecnologia faz toda diferença. A comunicação permite-nos estar informados, manter o contacto com amigos e familiares, reduzindo a sensação de isolamento e o acesso a muitos serviços sem necessidade de deslocações e aglomerações.

Este projeto tem como objetivo potencializar o uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação e combater a solidão na situação pandémica vivenciada atualmente, em que o isolamento provoca efeitos devastadores na população mais envelhecida.

O projeto “Maiores On”, está divido em três fases:

1ª Fase – Aulas de Literacia Digital, na casa dos seniores.

Com a implementação do projeto, executou-se a transferência de conhecimento e competências tecnológicas, através de sessões informativa ao domicílio, fazendo recurso a um banco de voluntários, munidos de todas as condições de segurança.

Na sequência da inscrição, os interessados identificaram e selecionaram o tema sobre o qual pretendiam obter “formação” e, posteriormente, os voluntários deslocar-se até às suas residências de forma a poderem dotá-los de conhecimentos para o uso das novas tecnologias e promover a capacitação dos seniores.

Os temas sobre os quais foi dada a possibilidade de “formação” são os seguintes:

Tema 1 – Comunicar online com amigos e família;

Tema 2 – Construção de um perfil nas Redes Sociais;

Tema 3 – Navegar e pesquisar na Internet em segurança;

Tema 4 – Utilizar o computador e a Internet;

Tema 5 – Imagens e Vídeos na Internet;

A promoção da literacia foi preferencialmente realizada em espaços abertos com proteção individual. Em situações em que o sénior não apresenta quaisquer recursos nem conhecimentos no âmbito das Tecnologias, mas, no entanto, manifeste vontade de estabelecer contacto com familiares, são disponibilizados equipamentos tecnológicos e material pedagógico.

2ª Fase – Sessões online via Zoom

A segunda fase passa pela inscrição na plataforma miONe, na qual os seniores terão acesso a uma comunidade internauta possibilitando assim a partilha de informações, conhecimento e realização de reuniões online para debates e aquisição de novos conhecimentos com temáticas e interesses dos seniores. Nestas reuniões online a socialização e aprendizagem serão os principais focos do projeto, para assim promover um maior cuidado para com a Saúde Mental e autonomia ambas prejudicadas devido a Pandemia.

3ª Fase – Aulas Literacia Digital

Por fim e não menos importante na terceira fase, caso a Pandemia o permita realizar-se-ão encontros em espaços do Município preparados para aulas sobre as Novas Tecnologias. O equipamento tecnológico disponibilizado para a 1ª fase do projeto será instalado nos espaços, os seniores da comunidade terão a oportunidade de se inscreverem em aulas de literacia digital.

Este projeto conta como parceiros a UA e a Altice.

 

Mais informações, aqui.

SIGA-NOS

CONTACTOS

.PT
Rua Latino Coelho, nº 13, 5º piso
1050-132 Lisboa
Portugal

211 336 464