Governo de PortugalPrograma Nacional de Reformas

National Coalition
Eventos Incode.2030

Eventos Incode.2030

INCoDe_Talks

 

A Iniciativa Nacional Competências Digitais Portugal INCoDe.2030, irá dinamizar, ao longo do ano de 2021, as INCoDe_Talks, um ciclo de sessões online, que pretende promover o debate entre os principais intervenientes e decisores sobre a temática das competências digitais em Portugal. 

Porque o acesso à informação e ao conhecimento é vital para o sucesso das políticas públicas, o INCoDe.2030 pretende trazer para discussão e responder aos vários desafios como o de garantir a literacia e a inclusão digitais para o exercício da cidadania, o de estimular a especialização em tecnologias e aplicações digitais para a qualificação do emprego e o de produzir novos conhecimentos em cooperação internacional.  

1ª Sessão “Portugal Digital Mais Inclusivo” 

A Iniciativa Nacional Competências Digitais Portugal INCoDe.2030, em conjunto com o projeto europeu MEDICI - Mapping Digital Inclusion, que reúne boas práticas de inclusão digital nos 27 Estados-Membros da União Europeia e no Reino Unido, desenvolvido em parceria com o CEPCEP da Universidade Católica Portuguesa, promoveu no dia 15 de dezembro de 2020, a primeira, de um ciclo de sessões online, as INCoDe_Talks, que pretendem analisar os vários desafios da inclusão e da literacia digitais para o exercício da cidadania em Portugal.        

Sob o mote “Portugal Digital Mais Inclusivo”, incluído nos objetivos do Eixo 1 – Inclusão do Programa INCoDe-2030, foram vários os temas trazidos para reflexão: alguns índices do posicionamento digital de Portugal no contexto europeu, o papel da pandemia no aceleramento do uso da tecnologia e a aceleração da digitalização em todos os setores. Ainda, a importância de estimular a especialização em tecnologias e aplicações digitais para a qualificação do emprego e a produção de novos conhecimentos em cooperação internacional e também no combate à desigualdade digital.

Programa | 15 de dezembro 

10:00h - 10:05h | ABERTURA  

Isabel Capeloa Gil, Reitora da Universidade Católica Portuguesa 

Nuno Feixa Rodrigues, Coordenador Geral do INCODE.2030 

Rosa Monteiro, Secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade 

10:10h – 11:00h | INCoDe.2030 – Estratégia para a Inclusão Digital 

Luísa Ribeiro Lopes – Coordenadora do Eixo da Inclusão 

Alexandre Nilo Fonseca – Diretor Executivo do Muda – Programa Eu sou Digital 

Rogério Carapuça – Presidente APDC – Projeto UpSkills 

Luísa Dornellas – Diretora do Departamento de Formação do Município de Lisboa – Programa de Inclusão para a Literacia Digital 

11:10h - 11:15h | MEDICI – Apresentação 

11:30h - 12:25h | Inclusão Digital e os mais vulneráveis – desafios do terreno 

Maria Potes Barbas - Digital Literacy for the Labor Market 

Margarida Mateus, Engenheiras por um Dia 

Fernanda Santos, Sitestar.pt 

João Baracho, Apps for Good/Centre for Digital Inclusion 

Moderação: Catarina Carvalho, jornalista  

12:30h | Encerramento 

Vanda de Jesus, Diretora Executiva do Portugal Digital 

Fernando Ilharco, Presidente do CEPCEP 

SIGA-NOS

CONTACTOS

.PT
Rua Latino Coelho, nº 13, 5º piso
1050-132 Lisboa
Portugal

211 336 464