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De seguida serão apresentadas as lessons learned e as principais condicionantes a serem consideradas na fase de Planeamento do Projeto, no subsetor da Hotelaria.


Nesta fase de planeamento do projeto, deverão ser identificados os principais constrangimentos expectáveis ao inquirir determinadas profissões/especialidades.

Contextualização e objetivos ao Projeto

– As profissões operacionais têm, por norma, mais limitações no acesso a dispositivos móveis para responder ao email
ou até mesmo ao inquérito durante o dia-a-dia de trabalho;
– Deverá planear-se o tempo de permanência do inquérito no terreno, tendo em consideração as profissões
escolhidas e a sua categoria profissional (direção, coordenação, operação) e eventuais especificidades da sua
atividade profissional (por ex: horários, turnos e sazonalidade);
– Devem ser tidas em conta as seguintes questões no planeamento de reuniões e sessões de trabalho:

Implementação da metodologia
na época baixa (se a profissão
tiver sazonalidade)

Agendamento das atividades
atendendo à organização
horária semanal da profissão
(Trabalho por turnos)

Profissionais com acesso reduzido a computadores, assegurar que dispõe dos meios para a participação
em reuniões e a realizar o inquérito

Em todas as comunicações deverá ser incluída a referência às entidades responsáveis, objetivo da sessão / inquérito
e enquadrando da atividade na metodologia

01 Convites para Reuniões

Os convites para reuniões e workshops deverão ser enviados com duas semanas de
antecedência de cada o evento. Preveja, no entanto, a possibilidade de enviar
reminders adicionais, 2/3 dias úteis antes do evento.
O período de aceitação de respostas dos inquéritos deverá ser de uma a duas
semanas:

02 Alteração de datas

Existe a possibilidade de adiamento de reuniões e de outros milestones (ex: data de
fecho do inquérito). É necessário garantir:

03 Comunicação

A comunicação dos Workshops deve considerar:
– a partilha do link
– o tempo aproximado da sessão
– uma breve descrição do âmbito da reunião em conteúdo e estrutura.


A comunicação dos Inquéritos deve considerar:
– a partilha do link
– o tempo aproximado de resposta e data-limite para aceitação de respostas.
– uma breve descrição do inquérito em conteúdo e estrutura
– vantagem de participar neste processo de levantamento de necessidades

Construção do Inquérito

O inquérito deverá ser construído com base nos resultados recolhidos e na informação desenvolvida nos Workshops e as Sessões de Auscultação Adicionais realizadas. Estas informações deverão ser sistematizadas com a ajuda do Framework de 22 Competências Digitais para a Empregabilidade não TIC, e vertidas para o inquérito.

Pressupostos Especificidade Considerações
É determinante para a sistematização dos resultados, que as atividades das páginas 2, 3, 4, 5, 6 e 7 do inquérito tenham sido construídas tendo em consideração o Framework de 22 Competências Digitais para a Empregabilidade não TIC e devidamente validadas nos workshops. Deverá ser construído e adaptado um inquérito por cada Categoria Profissional (ex: Diretores, Coordenadores e Operacionais), por forma que este seja devidamente compreendido pelos profissionais. Tenha em atenção que a construção de um breve inquérito (10/15 minutos) com linguagem clara e objetiva são determinantes para garantir um bom número de respostas.

Estrutura do Inquérito

Processamento de Resultados
e sistematização da informação

O inquérito deverá ser construído com base nos resultados recolhidos e na informação desenvolvida nos Workshops e as Sessões de Auscultação Adicionais realizadas. Estas informações deverão ser sistematizadas com a ajuda do Framework de 22 Competências Digitais para a Empregabilidade não TIC, e vertidas para o inquérito.

Significância dos Dados Considerações
Será, provavelmente, difícil ter uma ideia do valor total da sua amostra para cada profissão. Porém, deverá definir qual será o threshold de respostas que permitir na fase seguinte tirar conclusões seguras. Para definir cada threshold poderá considerar: Dados de Caracterização da Amostra Informação quantitativa dos inquéritos Ao longo das atividades está previsto nos workshops uma seleção gradual da informação, como detalhado na Abordagem . Caso não seja possível assegurar um número significativo de respostas, importa referir que qualquer conclusão posterior será de tipo qualitativo.

Nos processos de sistematização de informação previstos, esta deve estar consolidada. Isto será relevante para eventuais orientações dos resultados para determinada profissão, devendo eventuais clarificação ser validadas/debatidas nas reuniões de Reflexão Interna, de Check e de Harmonização.

Produção dos Conclusões e construção do Portfólio de necessidades de formação

As conclusões devem considerar informações qualitativas e quantitativas recolhidas ao longo do projeto.
Importa que esta ponderação seja definida em sede de steering, por forma a garantir o alinhamento de uma visão
crítica de todos os stakeholders. Uma vez que está decidido, influenciará as conclusões que poderão vir a ser tiradas.

Características da População-Alvo Especificidade
É importante:
Compreender a acessibilidade dos profissionais à tecnologia de forma a responder aos inquéritos;
Adequar linguagem;
Compreender condições laborais dos profissionais para a responder aos inquéritos.

Exemplo, a operação poderá não permitir, num setor com elevada atividade no mês de Julho e Agosto, uma resposta atempada ao inquérito nestes meses.
Deverá ter em conta que, para cada profissão, correlações apenas deverão ser realizadas, caso exista robustez observável (a definir para cada profissão) no número de respostas recolhidas.

O Portfólio resulta numa compilação das conclusões retiradas, seguindo o template descrito neste manual e abaixo apresentado.

Anexos