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Framework metodológico

A estrutura da metodologia apresentada encontra-se dividida em quatro building blocks, onde cada bloco é composto por um conjunto de atividades:

Introdução ao projeto

A fase de introduçãao ao projeto tem como objetivo tomar conhecimento do framework e planear e garantir o envolvimento dos parceiros chaves para o Steering e de stakeholders relevantes do subsetor, definindo para cada um destes o ownership necessário nas diversas fases do projeto.

Prevê-se também a realização de desk research sobre informação preliminar do subsetor envolvido. Todos estes objetivos servirão para delinear um enquadramento estratégico com a realidade profissional do subsetor.

Um passo determinante para o sucesso da implementação da metodologia é garantir a clara compreensão do âmbito, benefícios, fases e stakeholders a envolver, em prol de garantir uma mobilização do setor e consequentemente de todos os participantes

Levantamento de informação

Esta fase tem como objetivo o levantamento de informação sobre as profissões a ter em conta, bem como as competências digitais enquadradas na atividade dos profissionais, o levantamento dos sistemas e softwares mais relevantes para atividade profissional assim com as principais de necessidades formação e tecnologias emergentes no setor.

Este bloco é particularmente importante para o sucesso de todo o processo. Este processo exige, em múltiplos momentos, a realização de um exercício de conjugação do Quadro de 22 Competências Digitais com as atividades profissionais que vierem a ser identificadas para as profissões do subsetor, destacadas a negrito.

O levantamento de informação é composto por:

  1. Atividades: Workshops e Sessões de Auscultação Adicionais para o levantamento de informação com stakeholders selecionados no início do projeto, ou no decurso do mesmo.
  2. Inquérito aos profissionais: Após o levantamento de informação levado a cabo nas atividades, procede-se à sistematização da informação num inquérito por forma a validar junto dos profissionais, as competências e sistemas mais adequados à profissão, assim com as maiores necessidades de formação.

Análise de resultados e produção de conclusões

A fase de análise de resultados tem como objetivo sistematizar e refletir sobre a informação levantada na fase anterior.
Nesta fase são compilados os Portefólios de necessidades de formação – entregáveis finais -, sendo estes avaliados de forma interna, com o envolvimento dos diversos parceiros do projeto.

Resultados e fecho do projetos

Nesta fase são apresentados os portefólios de necessidades de formação, dando a conhecer a todos os stakeholders os resultados e conclusões produzidas. É recolhido o último feedback a incorporar antes da conclusão do projeto.

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Abordagem para a sistematização da informação

Levantamento de informação

Legenda: Implementação Gradual, conforme o esquema definido

Abordagem para cruzamento de informação

Todas as atividades previstas na metodologia, segundo o esquema apresentado, pressupõem a sistematização de
necessidades de upskilling digital levantadas tendo por base as Competências Digitais do framework de competências
digitais apresentado neste projeto.

Literacia digital
e da informação

01   

Utilização de instrumentos digitais básicos

02   

Pesquisa e filtragem da informação

03   

Avaliação da
informação

04   

Armazenamento e
recuperação da informação

05   

Análise de dados e estatística

Segurança e
privacidade

06   

Proteção de Dispositivos

07   

Proteção de dados pessoais

08   

Gestão da identidade digital

Comunicação e
colaboração

09   

Interação através de tecnologias digitais

10   

Partilha de informação e conteúdo

11   

Colaboração através de tecnologias digitais

12   

Código de conduta em ambiente digital

Criação de
conteúdos

13   

Produção de conteúdos digitais

14   

Integração e reelaboração de
conteúdos

Sistemas
inteligentes

15   

Operação de dispositivos com
interfaces digitais

16   

Utilização de softwares avançados

17   

Adaptação de conceitos
complexos ao digital

Desenvolvimento
de soluções

18   

Resolução de problemas técnicos

19   

Identificação de necessidades
e respostas tecnológicas

20   

Inovação e utilização da tecnologia
de forma criativa

21   

Pensamento computacional e algorítmicoa

22   

Conhecimentos de programação

Competência introduzida pela taxonomia de competências digitais básicas do McKinsey Global Institute ou pelo cross-check com o ESCO

Fonte: análise da equipa de trabalho; maioria das competências de acordo com o quadro dinâmico de competência digital para Portugal

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Cronograma

Modelo de Governo

Levantamento de informação

Desenho da Metodologia, moderação de todos os pontos de contacto, realização de tarefas operacionais ligadas ao projeto como preparação de informação.

Gestores de Projeto (parceiros)

Revisão das atividades e tarefas associadas ao Projeto; garantia, promoção e apoio na tomada de decisão.