Framework metodológico
A estrutura da metodologia apresentada encontra-se dividida em quatro building blocks, onde cada bloco é composto por um conjunto de atividades:

Introdução ao projeto
A fase de introduçãao ao projeto tem como objetivo tomar conhecimento do framework e planear e garantir o envolvimento dos parceiros chaves para o Steering e de stakeholders relevantes do subsetor, definindo para cada um destes o ownership necessário nas diversas fases do projeto.
Prevê-se também a realização de desk research sobre informação preliminar do subsetor envolvido. Todos estes objetivos servirão para delinear um enquadramento estratégico com a realidade profissional do subsetor.
Um passo determinante para o sucesso da implementação da metodologia é garantir a clara compreensão do âmbito, benefícios, fases e stakeholders a envolver, em prol de garantir uma mobilização do setor e consequentemente de todos os participantes
Levantamento de informação
Esta fase tem como objetivo o levantamento de informação sobre as profissões a ter em conta, bem como as competências digitais enquadradas na atividade dos profissionais, o levantamento dos sistemas e softwares mais relevantes para atividade profissional assim com as principais de necessidades formação e tecnologias emergentes no setor.
Este bloco é particularmente importante para o sucesso de todo o processo. Este processo exige, em múltiplos momentos, a realização de um exercício de conjugação do Quadro de 22 Competências Digitais com as atividades profissionais que vierem a ser identificadas para as profissões do subsetor, destacadas a negrito.
O levantamento de informação é composto por:
- Atividades: Workshops e Sessões de Auscultação Adicionais para o levantamento de informação com stakeholders selecionados no início do projeto, ou no decurso do mesmo.
- Inquérito aos profissionais: Após o levantamento de informação levado a cabo nas atividades, procede-se à sistematização da informação num inquérito por forma a validar junto dos profissionais, as competências e sistemas mais adequados à profissão, assim com as maiores necessidades de formação.
Análise de resultados e produção de conclusões
A fase de análise de resultados tem como objetivo sistematizar e refletir sobre a informação levantada na fase anterior.
Nesta fase são compilados os Portefólios de necessidades de formação – entregáveis finais -, sendo estes avaliados de forma interna, com o envolvimento dos diversos parceiros do projeto.
Resultados e fecho do projetos
Nesta fase são apresentados os portefólios de necessidades de formação, dando a conhecer a todos os stakeholders os resultados e conclusões produzidas. É recolhido o último feedback a incorporar antes da conclusão do projeto.

Abordagem para a sistematização da informação
Levantamento de informação
Legenda: Implementação Gradual, conforme o esquema definido

Abordagem para cruzamento de informação
Todas as atividades previstas na metodologia, segundo o esquema apresentado, pressupõem a sistematização de
necessidades de upskilling digital levantadas tendo por base as Competências Digitais do framework de competências
digitais apresentado neste projeto.
Literacia digital
e da informação
01
Utilização de instrumentos digitais básicos
02
Pesquisa e filtragem da informação
03
Avaliação da
informação
04
Armazenamento e
recuperação da informação
05
Análise de dados e estatística
Segurança e
privacidade
06
Proteção de Dispositivos
07
Proteção de dados pessoais
08
Gestão da identidade digital
Comunicação e
colaboração
09
Interação através de tecnologias digitais
10
Partilha de informação e conteúdo
11
Colaboração através de tecnologias digitais
12
Código de conduta em ambiente digital
Criação de
conteúdos
13
Produção de conteúdos digitais
14
Integração e reelaboração de
conteúdos
Sistemas
inteligentes
15
Operação de dispositivos com
interfaces digitais
16
Utilização de softwares avançados
17
Adaptação de conceitos
complexos ao digital
Desenvolvimento
de soluções
18
Resolução de problemas técnicos
19
Identificação de necessidades
e respostas tecnológicas
20
Inovação e utilização da tecnologia
de forma criativa
21
Pensamento computacional e algorítmicoa
22
Conhecimentos de programação
Competência introduzida pela taxonomia de competências digitais básicas do McKinsey Global Institute ou pelo cross-check com o ESCO
Fonte: análise da equipa de trabalho; maioria das competências de acordo com o quadro dinâmico de competência digital para Portugal

Cronograma

Modelo de Governo
Levantamento de informação
Desenho da Metodologia, moderação de todos os pontos de contacto, realização de tarefas operacionais ligadas ao projeto como preparação de informação.
Gestores de Projeto (parceiros)
Revisão das atividades e tarefas associadas ao Projeto; garantia, promoção e apoio na tomada de decisão.
Steering Committee
Grupo de gestão de topo para definição e validação do âmbito do projeto; aprovação dos resultados das diversas fases do projeto.
INCoDe.2030
Ponto de consulta e apoio à equipa de projeto.
Ajuda no desbloqueio de temas, validando a informação apresentada.