INCoDe 2030

Portugal INCoDe.2030
República Portuguesa

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Detalhes

Participantes

Associações Empresariais e Stakeholders relevantes

Objetivos

Objetivos:

  1. Apresentar a metodologia e definir a abordagem para o projeto.
  2. Alinhar expectativas dos diversos stakeholders relativamente ao projeto.
  3. Atribuir ownerships aos stakeholders pelas diferentes responsabilidades inerentes ao projeto
  4. Recolher informação relevante – Desk research sobre o setorenvolvido para delinear uma estratégia alinhada com a realidade do setor

Formato

Remoto
(Ferramentas, microsoft teams, google meets, Zoom)

Preparação

ESTRUTURA WORKSHOP

Plenário (todos os participantes)

 

1 Moderador

 

Objetivos:

  1. Enquadrar os participantes no estudo que deu origem à metodologia apresentada
  2.  Explicar o Framework de competências e sua relevância
  3. Apresentar alguns resultados as fases anteriores do projeto ou casos de sucesso da implementação da metodologia

Plenário (todos os participantes)

1 Moderador

Objetivos:

Explicar os objetivos gerais da metodologia assim como o que é esperado de cada uma das fases:

  1.  Abordagem metodológica
  2. Workshop 1
  3. Workshop 2 e 3
  4. Workshop 4
  5. Inquérito
  6.  Reunião de Reflexão interna
  7. Reunião de Check
  8. Reunião de Harmonização

Plenário (todos os participantes)

 

1 Moderador

 

Objetivos:

  1. Garantir que todos os envolvidos estão alinhados quanto às atividades e tarefas do projeto, designando a cada membro a responsabilidade requerida para a execução da metodologia
  2. Concretizar datas para a entrega das responsabilidades atribuídas
  3. Dar visibilidade sobre os próximos passos dos projetos

 

Após o Sessão:

Assegurar a seleção e o envio dos convites às entidades para

garantir a sua presença no primeiro workshop.

 

Pressupostos antes do Workshop 1:

Comunicação atempada de forma a garantir a presença dos

representantes/stakeholders (recomendação: 2 semanas de antecedência);

Envio de lembrete a todos os participantes 3 dias antes da sessão.

MATERIAS DE SUPORTE

Apresentação

PRESSUPOSTOS E CONSIDERAÇÕES GERAIS

Garantir que os participantes têm acesso a um computador com internet;
Enviar o convite;
Identificar os participantes dos Workshops 2 e 3 , até à data de envio dos convites;
Garantir a presença de um representante de cada entidade, caso o nº de participantes não corresponda ao mínimo, existe a possibilidade de realização de sessão adicional ou entrevista individual com os representantes ausentes.

Detalhes

Participantes

Associações Empresariais e Stakeholders relevantes

Objetivos

Objetivos:

  1. identificar 10 a 15 Profissões abrangidas
    (incluindo Associações Profissionais relacionadas)
  2. identificar 4 Grandes Empresas a envolver
  3. identificar 4 PMEs a envolver
  4. identificar Principais ferramentas e sistemas utilizados

Levantamento das necessidades gerais do setor

Formato

Remoto (Ferramentas, microsoft teams, google meets, Zoom)
ou em formato Presencial (nota: deve garantir a possibilidade de
projetar a apresentação no local de realização da atividade)

Preparação

ESTRUTURA WORKSHOP

Plenário (todos os participantes estão envolvidos na atividade em simultâneo)

 

1 Moderador

 

Objetivos:

  1. Levantamento das necessidades gerais de formação dos profissionais no subsetor da Hotelaria;
  2. Segmentação das profissões por várias categorias profissionais de forma a facilitar a execução da atividade (Ex: Coordenadores, Diretores, Operacionais);
  3. Levantamento dos sistemas e ferramentas digitais nas categorias previamente estabelecidas num futuro até 2 anos;
  4. Discussão dos resultados.

 

Ferramentas: Mentimeeter, kahoot

 

Preparação: Criar numa das ferramentas acima mencionadas uma apresentação interativa com o objetivo de recolher inputs dos participantes, para cada grupo de funções sobre:

1 – As principais necessidades digitais de formação num futuro até 2 anos

Breakout Rooms / Grupos

 

1 Moderador por cada Breakout Room / Group

 

Objetivos:

1 – Escolher até 15 profissões, considerando as mencionadas. Todas elas são derivadas da realidade do subsetor hoteleiro e são selecionadas com base em critérios recomendados, como a representatividade nos códigos de contratação pública das entidades relevantes.

 

Ferramentas (de geração de Ideias): Slido, Kahoot, Mentimeeter

 

Preparação: Projetar ecrã com uma ferramenta de geração de ideias (acima referida) para incorporar o input dos participantes.

Breakout Rooms / Grupos

 

1 Moderador por cada Breakout Room / Group

 

Objetivos:

1 – Definição dos critérios para a seleção das Empresas a envolver no Projeto (10min)

2 – Identificação das 4 Grandes empresas e 4 PMEs (20min)

 

Ferramentas (de geração de Ideias): Mural, Paddlet, Jam Board

 

Preparação: Projetar ecrã com uma ferramenta de geração de ideias (acima referida) para incorporar o input dos participantes.

Plenário (todos os participantes estão envolvidos na atividade em simultâneo)

 

1 Moderador

 

Objetivos:

1 – Apresentar os resultados da Atividade 2 (Profissões a envolver no projeto);

2 – Apresentar os resultados da Atividade 3 (critérios de escolha das empresas).

 

No decorrer do workshop:

1 – Colocar um slide que exponha as 10/15 principais atividades selecionadas na atividade 2 ;

2 – Colocar um slide com os critérios selecionados (ex: fotografia do Jamboard utilizado).

 

Após a Sessão:

  • Enviar documentos de suporte à sessão para todos os participantes da sessão;
  • Comunicação atempada aos participantes dos Workshops 2/3 de forma a garantir a presença dos representantes/stakeholders; (recomendação: 2 semanas de antecedência).

MATERIAS DE SUPORTE

Apresentação
Slide
Jam Board

PRESSUPOSTOS E CONSIDERAÇÕES GERAIS

Garantir que os participantes têm acesso a um computador com internet

Enviar o convite aos participantes, de forma atempada (recomendação: 2 semanas de antecedência). de forma a garantir a presença dos representantes/stakeholders
Identificar os participantes dos Workshops 2 e 3 , até à data de envio dos convites


Garantir a presença de um representante de cada entidade, caso o número de participantes não corresponda ao mínimo, existe a possibilidade de realização de sessão adicional ou entrevista individual com os representantes ausentes

 

Atividade 1: Contextualizar os participantes com o framework de competências digitais utilizado no estudo como também os grupos hierárquicos, por forma a obter conclusões relevantes por parte dos participantes

 

Atividade 2: As profissões são inicialmente selecionadas através de publicações relativas ao setor e às suas profissões, que maior impacto previsto irão sofrer pela a adoção de novas tecnologias em Portugal

 

Atividade 3: Os critérios para a identificação das empresas nesta fase que podem ter por base a acessibilidade, interesse em iniciativas desta natureza, e a heterogeneidade de negócio das mesmas, dispersão geográfica

 

O tempo de preparação estimado para a atividade é 2 semanas

Detalhes

Participantes

Grandes Empresas (Workshop 2)
4 pequenas e médias empresas


Pequenas e médias Empresas (Workshop 3)
4 pequenas e médias empresas

Objetivos

Objetivos:

  1. Auscultar as principais necessidades digitais de formação do
    subsetor da Hotelaria;
  2. Identificar os Profissionais Champion* a envolver no projeto
    piloto.

Formato

Remoto (Ferramentas, microsoft teams, google meets, Zoom)
ou em formato Presencial (nota: deve garantir a possibilidade de
projetar a apresentação no local de realização da atividade)

Preparação

ESTRUTURA WORKSHOP

Plenário (todos os participantes estão envolvidos na atividade em simultâneo)

 

1 Moderador

 

Objetivos:
1 – Levantamento das necessidades gerais de desenvolvimento dos profissionais no subsetor da Hotelaria
2 – Levantamento dos sistemas e ferramentas digitais das diferentes áreas funcionais (Grupos de profissões) num futuros até 2 anos
3 – Discussão dos resultados

 

Ferramentas: Mentimeeter, kahoot

 

Preparação: Criar numa das ferramentas acima mencionadas uma apresentação interativa como objetivo de recolher inputs dos participantes, para cada grupo de funções sobre:
1 – As principais necessidades Digitais num futuros até 2 anos

 

Notas: Contextualizar os participantes com o os grupos de funções e com o framework de competências do projeto, por forma a obter insights informados, por parte dos participantes.

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Plenário (todos os participantes estão envolvidos na atividade em simultâneo)

 

1 Moderador

 

Objetivos:

1 – Levantamento das necessidades gerais de formação dos profissionais no subsetor da Hotelaria

2 – Levantamento dos sistemas e ferramentas digitais das diferentes categorias profissionais num futuro até 2 anos

3 – Discussão dos resultados

 

Ferramentas: Mentimeeter, kahoot

Preparação: Criar numa das ferramentas acima mencionadas uma apresentação interativa como objetivo de recolher inputs dos participantes, para cada grupo de funções sobre:

1 – Necessidades digitais de formação num futuro até 2 anos

2 – Sistemas e Ferramentas a utilizar num futuro até 2 anos

Plenário (todos os participantes estão envolvidos na atividade em simultâneo)

 

1 Moderador

 

Objetivos:

1 – Identificação dos Profissionais Champion, para responder ao levantamento das necessidades de formação digitais nas próximas fases do Projeto.

 

Critérios para identificação dos Profissionais Champion:

1 – Sentido crítico perante temas digitais

2 – Interesse em estar envolvido(a) em projetos desta natureza e disponibilidade para estar presente nos diversos momentos do Projeto

3 – Experiência na sua função e familiaridade com a empresa onde trabalha

Plenário (todos os participantes estão envolvidos na atividade em simultâneo)

 

1 Moderador

 

Objetivos:

1 – Apresentação de um resumo da sessão

2 – Notificar acerca do envio de formulários para que as Empresas preencham os dados de contacto dos seus Profissionais Champion.

3 – Tornar explícito o prazo de resposta ao formulário para assegurar a presença dos profissionais no Workshop 4.

 

Ferramentas: Google Forms, Microsoft Forms

 

Após o Workshop:

1 – Criar formulário com os vários perfis profissionais a nomear pela empresa, com os campos de informação (Nome, Função, Email profissional)

2 – Enviar via email aos participantes do workshop os formulários, para nomeação dos profissionais.

MATERIAS DE SUPORTE

Apresentação Workshop 2
Apresentação Workshop 3

PRESSUPOSTOS E CONSIDERAÇÕES GERAIS

Garantir que os participantes têm acesso a um computador com internet
Enviar o convite aos participantes, de forma atempada (recomendação: 2 semanas de antecedência). de forma a garantir a presença dos representantes / stakeholders
Identificar os participantes do Workshop 4, até à data de envio dos convites
Garantir, no Workshop 2 e 3 a presença de pelo menos 2 empresas (em cada workshop), existindo a possibilidade de realização de Sessões de Auscultação Adicionais ou entrevistas individuais com as entidades ausentes.


Atividade 1: Contextualizar os participantes com o framework de competências digitais utilizado no estudo como também as categorias profissionais, por forma a obter conclusões relevantes por parte dos participantes


Atividade 2: Pedir um compromisso das entidades envolvidas no
workshop para a nomeação de um número concreto de profissionais para os perfis profissionais apresentados
Informar sobre o envio de formulários para preenchimento dos dados de contacto dos Profissionais Champion, por parte das Empresas


O tempo de preparação estimado para a atividade é 2 semanas

Detalhes

Participantes

Profissionais Champion
Até 2 representantes de cada profissão

Objetivos

Objetivos:

  1. Identificação das principais ferramentas e sistemas utilizados
  2. Levantamento de necessidades digitais de formação gerais
    inerentes às diferentes atividades profissionais

Formato

Remoto (Ferramentas, microsoft teams, google meets, Zoom)
ou em formato Presencial (nota: deve garantir a possibilidade de
projetar a apresentação no local de realização da atividade)

Preparação

ESTRUTURA WORKSHOP

Plenário (todos os participantes estão envolvidos na atividade em simultâneo)

 

1 Moderador

 

Objetivos:

1 – Apresentação dos participantes;

2 – Promover um ambiente agradável para os participantes, com ênfase na promoção da sua interação e colaboração.

 

Exemplo: Pedir aos participantes para se apresentarem (nome, entidade e profissão que representa, hitória em âmbito profissional)

Breakout Rooms / Grupos

 

1 Moderador por cada Breakout Room / Group

 

Objetivos:

1 – Identificar quais as ações de formação mais relevantes para a profissão que está a ser representada, por via da identificação das principais atividades do seu dia-a-dia;

2 – Identificar quais as ferramentas e sistemas necessários para a realização de cada atividade identificada.

 

Ferramentas: Mural (1 por cada profissão), Paddlet, Jamboard

 

Preparação: Criar numa das ferramentas de geração de ideias, 6 secções (uma por cada cluster de competências) por forma a que os participantes possam estruturar os seus inputs nesta sequência.

 

Materiais Adicionais: Catálogo das Profissões (objetivo: apoiar os participantes a descrever as necessidades da profissão como um todo. Este catálogo contém uma descrição de personas representativas da profissão)

Plenário (todos os participantes estão envolvidos na atividade em simultâneo)

 

1 Moderador

 

Objetivos:

1 – Apresentação de um resumo da sessão;

2 – Apresentar o ranking com as 5 atividades mais selecionadas pelos participantes durante a atividade 2 do workshop;

3 – Apresentar o número de respostas associadas a cada cluster (Sugestão: Gráfico de barras);

 

Ferramentas: Excel, Google Sheets

 

Preparação: Fazer, num Excel / Google Sheets, o mapeamento do número de atividades selecionadas em cada profissão, e mostrar os resultados num gráfico (Sugestão: Gráfico de barras) por cluster de competências

        

Após a Sessão:

  • Enviar documentos de suporte à sessão para todos os participantes;
  • Notificação prévia aos participantes da Reunião de Validação de Inquéritos, com o objetivo de garantir a presença dos representantes e stakeholders. Recomendada uma antecedência de 2 semanas.

MATERIAS DE SUPORTE

Apresentação Workshop 2
Apresentação Workshop 3

PRESSUPOSTOS E CONSIDERAÇÕES GERAIS

Garantir que os participantes têm acesso a um computador com internet
Enviar o convite aos participantes, de forma atempada (recomendação: 2 semanas de antecedência), de forma a garantir a presença dos representantes / stakeholders
Garantir a presença de um representante de cada profissão. Caso o número de participantes não corresponda ao mínimo, deverá considerar-se a possibilidade de realizar uma sessão adicional ou entrevista individual com os representantes ausentes


Atividade 2: Contextualizar os participantes com o framework de competências digitais, por forma a obter conclusões relevantes por parte dos participantes


Nas atividades onde é necessário dividir os participantes em breakout rooms/grupos, escolher os grupos com base no perfil profissional dos participantes, no número de oradores disponíveis e na dimensão do grupo de participantes


O tempo de preparação estimado para a atividade é 2 semanas

Detalhes

Participantes

Profissionais que participaram no workshop 4

Objetivos

Objetivos:

  1. Validação das questões incluídas nos inquéritos a partilhar
    junto de profissionais
  2. Validação estrutura de inquérito
  3. Validação da adequação da linguagem utilizada

Formato

Remoto (Ferramentas, microsoft teams, google meets, Zoom)
ou em formato Presencial (nota: deve garantir a possibilidade de
projetar a apresentação no local de realização da atividade)

Preparação

ESTRUTURA WORKSHOP

Plenário (todos os participantes estão envolvidos na atividade em simultâneo)

 

1 Moderador

 

Objetivos:
1 – Levantamento das necessidades gerais de desenvolvimento dos profissionais no subsetor da Hotelaria
2 – Levantamento dos sistemas e ferramentas digitais das diferentes áreas funcionais (Grupos de profissões) num futuros até 2 anos
3 – Discussão dos resultados

 

Ferramentas: Mentimeeter, kahoot

 

Preparação: Criar numa das ferramentas acima mencionadas uma apresentação interativa como objetivo de recolher inputs dos participantes, para cada grupo de funções sobre:
1 – As principais necessidades Digitais num futuros até 2 anos

 

Notas: Contextualizar os participantes com o os grupos de funções e com o framework de competências do projeto, por forma a obter insights informados, por parte dos participantes.

Plenário (todos os participantes estão envolvidos na atividade em simultâneo)

 

1 Moderador

 

Objetivos:

1 – Enquadramento da importância da sessão e do preenchimento do inquérito para os participantes com o objetivo de recolher feedback e obter oportunidades de melhoria;

2 – Realização do inquérito e medição do tempo de resposta;

3 – Obter feedback escrito sobre cada secção do inquérito por parte dos participantes;

4 Garantir o alinhamento e adequação do conteúdo, estrutura e linguagem.

 

Exemplo de alteração de opções de resposta de uma atividade:

  • Questão atual: “Utilizo o Microsoft Excel para criar e editar documentos, como por exemplo, horários de sessões e mapas de férias”
  • Questão reformulada: “Crio e edito conteúdos (ex: documento com horários das sessões, mapa de férias) através de ferramentas digitais (ex: Microsoft Excel, MS Project)”

 

Ferramentas: QR code Generator

 

Preparação: Criação de um QR Code, com vista a tornar o acesso possível aos participantes através da leitura do mesmo. É aconselhável a partilha do Link do inquérito através do chat da sessão

Plenário (todos os participantes estão envolvidos na atividade em simultâneo)

 

1 Moderador

 

Objetivos:

Garantir o alinhamento e adequação do inquérito quanto à:

– Estrutura

– Linguagem

– Clareza

– Questões

– Opções de Resposta

 

Preparação: Selecionar informação na apresentação que estimule o sentido crítico relativamente aos objetivos estabelecidos acima.

MATERIAS DE SUPORTE

Apresentação
Inquérito

PRESSUPOSTOS E CONSIDERAÇÕES GERAIS

Garantir que os participantes têm acesso a um computador com internet

 

Enviar o convite aos participantes, de forma atempada (recomendação: 2 semanas de antecedência), de forma a garantir a presença dos representantes / stakeholders

 

Garantir que os participantes são os mesmos que foram selecionadas para o Workshop 4

 

Garantir a presença de um representante de cada profissão / caso o número de participantes não corresponda ao mínimo, deverá ser colocada a possibilidade de realização de sessão adicional ou entrevista individual com os representantes ausentes

 

O tempo de preparação estimado para a atividade é 2 semanas

Detalhes

Objetivos

Objetivos:

  1. Levantamento de necessidades de formação por cada profissão;
  2. Mapeamento de competências digitais atuais no setor;
  3. Identificação de gaps de competências digitais atuais e futuras.

Formato

Remoto (Ferramentas, microsoft teams, google meets, Zoom)
ou em formato Presencial (nota: deve garantir a possibilidade de
projetar a apresentação no local de realização da atividade)

Preparação

ESTRUTURA WORKSHOP

Cabeçalho

Nome do Inquérito

No enquadramento ao projeto devem ser considerados os seguintes tópicos:

  1.  A referência às entidades responsáveis
  2. O objetivo geral da aplicação da metodologia
  3. O objetivo e âmbito do inquérito
  4. Duração da resposta ao inquérito
  5. Data limite de resposta
  6. Indicação de um contacto em caso de dúvidas ou questões.

Cabeçalho

Nome do Separador

 

Perguntas

Região

Profissão atual

Anos de Experiência

Horas de contacto com interfaces digitais

Número de Colaboradores do local de trabalho

 

Nota:

– Deve garantir-se o anonimato das respostas, não devendo ser colocadas questões que envolvam a cedência de dados pessoais

– Podem ser acrescentadas outras questões de caracterização da amostra que forem entendidas como relevantes

Cabeçalho

1 – Nome do Cluster de Competências

2 – Descrição do Cluster de competências

 

Perguntas

1 – Enquadrar cada uma das atividades nos três níveis de proficiência (Básico,Intermediário ou Avançado, não conheço ou não aplicável) – adaptados às diferentes profissões, como se pode verificar abaixo*

2 – Selecionar os Sistemas e Ferramentas utilizados em âmbito profissional (com base na informação recolhida durante os workshops)

3 – Assinalar as necessidades de formação, nas atividades da pergunta 1

Cabeçalho

1 – Nome do Separador

2 – Descrição do separador e Glossário

 

Perguntas

1 – Selecionar as tecnologias emergentes que se aplicam ao âmbito profissional

2 – Descrever âmbitos de aplicação das tecnologias emergentes selecionadas an questão 1

3 – Sugestões e comentários adicionais

MATERIAS DE SUPORTE

Inquérito

PRESSUPOSTOS E CONSIDERAÇÕES GERAIS

Desenhar e implementar uma estratégia de comunicação do inquérito com vista à obtenção de dados estatisticamente significativos

 

Enviar o inquérito para as empresas que participaram nos workshops, assim como disseminá-lo através das associações empresariais mais relevantes

 

Garantir a possibilidade de alargamento do prazo de resposta e envio do inquérito a mais profissionais, caso o número de participantes não corresponda ao mínimo

 

Garantir que a duração de resposta ao inquérito não é superior a 1O/15 minutos

 

A identificação das Tecnologias Emergentes deverá realizar-se durante os workshops ou em Sessões de Auscultação Adicionais com entidades ligadas à inovação tecnológica no setor

 

O tempo de preparação estimado para a atividade é 2 semanas

Detalhes

Participantes

Gestores de Projeto (Reunião de Reflexão Interna)
Profissionais (Reunião de Check)
Participantes do Workshop 4

Objetivos

Objetivos:

  1. Reunião de Reflexão InternaCentralização e análise da informação recolhida nos passos anteriores
  2. Apresentação dos Portfólios
  3. Ajuste de Portefólios de Necessidades de Formação às
    profissões identificadas
  4. Reunião de apresentação de resultados
  5. Fine tuning da informação recolhida com os Profissionais
    Champion

Formato

Remoto (Ferramentas, microsoft teams, google meets, Zoom)
ou em formato Presencial (nota: deve garantir a possibilidade de
projetar a apresentação no local de realização da atividade)

Preparação

ESTRUTURA WORKSHOP

Plenário (todos os participantes)

 

1 Moderador

 

Objetivos:

1 – Enquadramento da sessão na Metodologia do Projeto

2 – Apresentar Resultados gerais do Inquérito de Levantamento de

Necessidades de Formação

3 – Introdução dos objetivos da sessão e da estrutura da atividade a realizar

Plenário (todos os participantes)

 

1 Moderador

 

Objetivos:

1 – Explicar a atividade

2 – Discussão de resultados e conclusões do Inquérito

3 – Análise e recolha de feedback dos resultados chave e outputs do Inquérito de Levantamento de Necessidades de Formação, apresentados nos portfólios de Necessidades de formação

 

Preparação: Apresentar os portfólios de formação e percorrê-los durante a apresentação

MATERIAS DE SUPORTE

Portfólio de Necessidades de Formação

PRESSUPOSTOS E CONSIDERAÇÕES GERAIS

Garantir que os participantes têm acesso a um computador com internet


Enviar o convite aos participantes, de forma atempada (recomendação: 2
semanas de antecedência). de forma a garantir a presença dos
representantes/stakeholders


Garantir a presença de um representante de cada profissão / caso o
número de participantes não corresponda ao mínimo, possibilidade de
realização de sessão adicional ou entrevista individual com os
representantes ausentes


O tempo de preparação estimado para a atividade é 2 semanas

Detalhes

Participantes

Gestores de Projeto (Reunião de Reflexão Interna)
Profissionais (Reunião de Check)
Participantes do Workshop 4

Objetivos

Objetivos:

  1. Reunião de Reflexão InternaCentralização e análise da
    informação recolhida nos passos anteriores
  2. Apresentação dos Portfólios
  3. Ajuste de Portefólios de Necessidades de Formação às
    profissões identificadas
  4. Reunião de apresentação de resultados
  5. Fine tuning da informação recolhida com os Profissionais
    Champion

Formato

Remoto (Ferramentas, microsoft teams, google meets, Zoom)
ou em formato Presencial (nota: deve garantir a possibilidade de
projetar a apresentação no local de realização da atividade)

Preparação

ESTRUTURA WORKSHOP

Plenário (todos os participantes)

 

1 Moderador

 

Objetivos:

1 – Enquadramento da sessão na Metodologia do Projeto

2 – Apresentar Resultados gerais do Inquérito de Levantamento de

Necessidades de Formação

3 – Introdução dos objetivos da sessão e da estrutura da atividade a realizar

Plenário (todos os participantes)

 

1 Moderador

 

Objetivos:

1 – Explicar a atividade

2 – Discussão de resultados e conclusões do Inquérito

3 – Análise e recolha de feedback dos resultados chave e outputs do Inquérito de Levantamento de Necessidades de Formação, apresentados nos portfólios de Necessidades de formação

 

Preparação: Apresentar os portfólios de formação e percorrê-los durante a apresentação

MATERIAS DE SUPORTE

Portfólio de Necessidades de Formação

PRESSUPOSTOS E CONSIDERAÇÕES GERAIS

Garantir que os participantes têm acesso a um computador com internet


Enviar o convite aos participantes, de forma atempada (recomendação: 2
semanas de antecedência). de forma a garantir a presença dos
representantes/stakeholders


Garantir a presença de um representante de cada profissão / caso o
número de participantes não corresponda ao mínimo, possibilidade de
realização de sessão adicional ou entrevista individual com os
representantes ausentes


O tempo de preparação estimado para a atividade é 2 semanas

Detalhes

Participantes

Para esta análise, disponibiliza-se como documento de apoio, o “Modelo de Apoio à Análise de Resultados” que suporta a análise dos resultados de inquéritos com estrutura semelhantes tendo por base tabelas e gráficos validados utilizados e validados pelo estudo.


Este ficheiro encontra-se constituído pelas seguintes páginas: [BASE DE DADOS]: Inserir a base de dados

Caracterização da amostra: Visualizar caracterização de amostra através de tabelas e gráficos

Análise dos Resultados (Tabelas): Visualizar resultados através de tabelas

Análise dos Resultados (Gráficos): Visualizar resultados através de gráficos

AUX Necessidades de Formação: Página de suporte a verificações
AUX Ferramentas e Sistemas: Página de suporte a verificações

Preparação

ESTRUTURA WORKSHOP

  1. Confirmar se a base de dados extraída da solução de Inquéritos coincide com a estrutura da base de dados da página “[BASE DE DADOS]”;
  2. Assim que a estrutura coincidir, carregar os dados na célula A8 (identificada a vermelho);
    1. Aceder à página “Caracterização da amostra” e proceder com as seguintes ações:

      a. Substituir os campos “Profissão A-G” (células E2:K2) exatamente pelo nome das profissões utilizadas no inquérito (coluna C da página [BASE DE DADOS])
      b. Confirmar o número de respostas e realizar pequenas e rápidas confirmações em cada uma das tabelas de forma a mitigar riscos resultantes da conversão dos dados.

Analisar

ANALISAR

  1. Aceder à página “Caracterização da amostra” de forma a analisar a amostra consoante os diversos atributos de amostra auscultados;
  2. Aceder à página “Análise dos Resultados (Tabelas)” para visualizar os resultados da proficiência esperada, as necessidades de formação, as ferramentas e sistemas a utilizar, bem como as respostas abertas.
            a. Esta informação pode ser filtrada através do filtro de dados na célula B2;
  3.  Aceder à página “Análise dos Resultados (Gráficos)” para a
    visualização dos resultados em diversos gráficos de forma apoiar a concretização de conclusões.
            a. Esta informação é filtrada através do slicer integrado na
    célula B2 da página “Análise dos Resultados (Tabelas)”;

Objetivos

Objetivos:

  1. Competências com maiores necessidades de formação;
  2. Competências com maior número de respostas dadas com
    “Não Sei / Não conheço”;
  3. Análise aos conceitos X competências mais referenciados nas
    respostas às questões de resposta abertas;
  4. Número de referências levantadas durante as sessões
    auscultadas ao longo do projeto.

Subjetivos:

  1. Interesse estratégico da instituição ou organização;
  2. Imperatividade na formação reportada pelo mercado de trabalho;
  3. Agilidade na concretização da formação (escolha possível pela
    reduzida diferença entre resultados obtidos).

Construção

Após a finalização da análise de dados, prossegue-se a construção dos Portfólios de Necessidades de Formação que sumarizam e realçam as competências mais necessárias e a sua aplicabilidade à luz da profissão.
O modelo de documento recomendado é constituído por 3 secções principais: Portfólio de Necessidades (1), o Índice (2) e os Clusters (3).

 

Esta página tem como base a contextualização de todo o processo realizado e a caracterização da amostra através dos diversos atributos relevantes recolhidos.

Esta página tem como base a contextualização de todo o processo realizado e a caracterização da amostra através dos diversos atributos relevantes recolhidos.

Esta página tem como base a contextualização de todo o processo realizado e a caracterização da amostra através dos diversos atributos relevantes recolhidos.

Na presente página descreve-se o significado e fonte dos diversos campos constituintes de cada um dos clusters e/ou competências.

Detalhes

Participantes

Todos os intervenientes do Projeto
Associações, Empresas e Profissionais

Objetivos

Objetivos:

  1. Visualização dos resultados recolhidos nas fases anteriores
  2. Discussão e validação dos resultados
  3. Conclusão oficial do Projeto

Formato

Remoto (Ferramentas, microsoft teams, google meets, Zoom)
ou em formato Presencial (nota: deve garantir a possibilidade de
projetar a apresentação no local de realização da atividade)

Preparação

ESTRUTURA WORKSHOP

Plenário (todos os participantes estão envolvidos na atividade em simultâneo)

 

1 Moderador

 

Objetivos:

1 – Demonstração dos resultados chave e outputs do Projeto Piloto;

2Conclusões dos Portfólios de Necessidades Formativas.

Plenário (todos os participantes estão envolvidos na atividade em simultâneo)

 

1 Moderador

 

Objetivos:

1 – Principais agradecimentos;

2 – Discurso de encerramento;

3 – Fecho oficial do Projeto.

MATERIAS DE SUPORTE

Apresentação

PRESSUPOSTOS E CONSIDERAÇÕES GERAIS

Garantir que os participantes têm acesso a um computador com internet


Enviar o convite aos participantes, de forma atempada (recomendação: 2 semanas de antecedência). de forma a garantir a presença dos representantes/stakeholders


Garantir a presença de um representante de cada profissão / caso o número de participantes não corresponda ao mínimo, possibilidade de realização de sessão adicional ou entrevista individual com os
representantes ausentes


O tempo de preparação estimado para a atividade é 2 semanas