INCoDe 2030

Portugal INCoDe.2030
República Portuguesa

PT | EN

The INCoDe.2030 is developed through initiatives promoted by public and private entities, which are the responsibility of different government areas, and presents itself as an aggregator of those entities and the various initiatives with converging objectives, organizing itself around the following five action lines and ensuring transversally the promotion of gender equality, deconstructing stereotypes in the technological area and promoting equal opportunities.

ACTION LINES

ACTIVITIES

Formação contínua de formadores na área das TIC

Programa de âmbito nacional que capacitará formadores de professores que irão posteriormente desenvolver as competências digitais dos docentes do ensino básico e secundário.

 

Tecnologias da informação e comunicação (TIC) nos currículos do ensino básico

O alargamento do currículo das TIC no ensino básico foi feito para que os alunos utilizem as tecnologias como ferramentas de trabalho promotor de competências digitais múltiplas, enquanto alicerces para aprender e continuar a aprender ao longo da vida. O alargamento acontecerá de forma faseada: no ano letivo de 2018/19 aconteceu nas turmas dos 1º. 5.º e 7.º anos, em 2019/2020, nas do 2.º 6.º e 8.º anos, em 2020/2021 entrarão as turmas do 3.º e 9.º anos e em 2021/22 aos do 4.º ano.

 

Ensino 1.º Ciclo

Desenvolvimento de experiências-piloto em educação de TIC em escolas de primeiro ciclo, municípios, com Ministério da Educação, instituições de Ensino Superior e empresas.

 

Tecnologias de Informação e Comunicação

 
 
 

Formação de professores em serviço

A formação de docentes na área das TIC tem vindo a acontecer e atualmente está a ser preparado um programa de âmbito nacional que irá garantir o desenvolvimento de competências digitais para os cerca de 100 mil docentes que estão no sistema.

 

Computação

Desenvolvimento de programas em “pensamento computacional” para o 1º e 2º ciclos do Ensino Básico, em cooperação com o Ministério da Educação e com a Associação Nacional de Professores de Informática (ANPRI).

 

Necessidades especiais

Inclusão digital para necessidades especiais na educação e na formação em serviço, nomeadamente, em 25 centros de recursos, providenciando apoio a 1047 estudantes.

 

ATIVIDADES

Programa Up Skill

É um programa nacional para a reconversão de 3.000 ativos, empregados e desempregados, em profissionais da área de TICE.

Iniciativa conjunta do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP), da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações (APDC) e do Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE).

 

Notícias

» (05/08/2020) Candidaturas para o UPSkill encerram a 8 de agosto

Ações inter-empresas em i4.0

Sessões informativas ou formativas, nas modalidades presenciais e a distância, orientadas para áreas temáticas relevantes no domínio do digital, tendo como destinatários empreendedores, empresários, gestores e quadros de micro, pequenas e médias empresas (PME). Criação de recursos digitais de apoio à disseminação de informação que potencie o aumento da maturidade digital nas empresas.

Coordenadas pela Agência para a Competitividade e Inovação (IAPMEI) através da sua Academia de PME.

Percursos de Formação Modular em TICE

Projeto direcionado a pessoas que têm o ensino secundário e competências em percursos formativos de média duração em áreas que são críticas para muitas PME’s, para a criação de técnicos intermédios em áreas TICE.

Coordenado pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).

Cursos de Requalificação de Licenciados

Criação de novos cursos de requalificação para desempregados com habilitação de nível superior em parceria com instituições de ensino superior, seguindo o modelo e a experiência alcançada com o projeto Qualifica IT.

Coordenados pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).

Capacitar i4.0

Programa que visa qualificar as pessoas e as organizações para responderem aos desafios da 4.ª Revolução Industrial, que é caracterizada pela introdução de sistemas ciber-físicos, inteligentes e interligados, nos processos de produção, na cadeia de valor, na relação com o cliente e no modelo de negócio. É transversal a vários agentes, sendo que a parceria com o INCoDe.2030 passa por propor a criação de planos de ação e conteúdos de referência disponíveis de forma universal e gratuita, via e-learning, para impulsionar a autoformação e qualificar a procura de serviços, alinhados com os instrumentos de avaliação e diagnóstico.

 

Notícias

» (20/12/2018) ISQ e IAPMEI assinam protocolo para promover a Indústria 4.0 nas PME

» (18/05/2018) Financiamento para projetos de formação de empresas

Projeto SHIFT2FUTURE (Roadmap para a digitalização: Do diagnóstico à implementação)

Esta iniciativa pretende consciencializar as PMEs para a economia 4.0 e capacitá-las com conhecimento e ferramentas que permitam acelerar a sua transformação para a economia digital, deixando-as mais preparadas para enfrentar e ultrapassar os desafios inerentes ao novo paradigma industrial.          

Promovido pelo Instituto de Soldadura e Qualidade (ISQ) e co-promovido pela Agência para a Competitividade e Inovação (IAPMEI) através da sua Academia de PME, pelo Centro Tecnológico da Cerâmica e do Vidro (CTCV), pela Universidade de Aveiro e pela TecMinho.

Academias i4.0

Criação de uma rede de academias i4.0 com empresas que desenvolvem planos de qualificação dos seus ativos empregados em resposta aos desafios da 4ª revolução industrial (i4.0), nos domínios do saber-saber, saber-ser e saber-fazer, reduzindo tempos de “set-up” no início de uma nova função e aumentando a eficiência da pessoa e da empresa, bem como a qualidade do produto ou serviço.

Coordenado pela Agência para a Competitividade e Inovação (IAPMEI).

Formação contínua de formadores na área das TIC

Formação técnica de formadores no âmbito da formação a distância que pretende dotar os formadores dos conhecimentos associados à Plataforma de Formação a Distância (TEAMS), tendo em vista capacitá-los para o desenvolvimento de formação a distância, em resultado das medidas de confinamento devidas à pandemia COVID-19.

Coordenada pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).

Competências Digitais +

Este projeto pretende desenvolver ações de formação de requalificação, destinadas a licenciados desempregados e a desempregados de longa duração, na área de Tecnologias da Informação e da Comunicação e Eletrónica (TICE), dotando-os de competências digitais que potenciem o (re)ingresso no mercado de trabalho.

Coordenado pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).

Qualifica IT

Curso de reconversão de licenciados em áreas não relacionados com Tecnologias de Informação (TI) por forma a aumentar a oferta orientada para o mercado de talento qualificado para as empresas de TI existentes na região. É promovido pela Escola de Engenharia da Universidade do Minho (EEUM).

Mais informações aqui; contactos: 253 510 179, cp@eng.uminho.pt

ATIVIDADES

Comunidades de Cidadania para a Inclusão Digital nas Misericórdias

Criação de comunidades nas delegações locais da Santa Casa da Misericórdia, destinadas à comunidade e aos seus colaboradores, para promover a aquisição de competências básicas de leitura, escrita e uso de TIC. Pretende-se desenvolver competências pessoais, sociais e vocacionais, numa perspetiva curricular flexível e ajustada à diversidade das competências e das necessidades de cada grupo. 

 

Literacia Digital 50+

Criação um programa com o IEFP para a literacia digital da população ativa com + 50 anos.

 

Closing the Gender Gap in Digital Technologies/Portugal Digital + igual

Esta proposta é um plano que visa contribuir para aumentar o número de meninas e mulheres nas áreas de tecnologia. É também uma proposta plenamente ciente de que igualdade de oportunidades não se trata apenas de números, mas também de distribuição igualitária de poder.

Pode consultar o plano aqui.

Formação para a inclusão – Competências básicas

Disponibilizada pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).

 

Notícias

» (26/09/2019) IEFP disponibiliza oferta de formação para literacia digital em todo o país

» (22/08/2019) IEFP promove literacia digital em Águeda

Programa Nacional de Mentores para a Inclusão Digital

Promovido pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto.

Mais informações aqui

Contactos: 226 061 890; sec@fpce.up.pt

 

Notícias

» (26/07/2018) Programa de mentoria para a inclusão digital INCoDe.2030 com estudantes do IPCA

Literacia digital para pessoas com deficiência intelectual e desenvolvimental

Este projeto tem como objetivo ministrar cursos de formação superior, não conferente de grau, em Literacia Digital para o Mercado de Trabalho a pessoas com grau de incapacidade igual e superior a 60%, ao longo de dois anos.

Mais informações aqui.       

Somos Tod@s Digitais
Formação em Competências Digitais para a Cidadania

Uma parceria entre o Instituto Electroténico Português (IEP), a Agência para a Modernização Administrativa (AMA) e o Centro de Formação Profissional da Indústria Electrónica, Energia, Telecomunicações e Tecnologias da Informação (CINEL).

______________

Mais informações: aqui

Contactos: 214 967 700 e cinel@cinel.pt (Lisboa); 225 363 210 e geral.porto@cinel.pt (Porto)

Comunidades criativas para a inclusão digital

As Comunidades Criativas para a Inclusão Digital (CCID) constituem uma abordagem para promover a inclusão digital, respondendo a necessidades de pessoas e suas comunidades.

Mais informações aqui.

ATIVIDADES

Aumento da capacidade de todos estudantes e graduados de ensino superior de processar dados

Este projeto pretende promover a capacidade de comunicação de resultados do processamento de grandes quantidades de informação em todas as áreas do conhecimento, das artes e humanidades às ciências sociais, naturais e às engenharias e tecnologias, por forma a alcançar as seguintes metas na transformação da oferta do ensino superior.

Formação TICE na AP

Esta ação pretende criar e ministrar cursos nas áreas das Tecnologias da Informação, Comunicação e Eletrónica (TICE) na Administração Pública (AP) para promover uma maior utilização destas tecnologias em todos os organismos públicos e nos diversos serviços que estes disponibilizam, de modo a contribuir para a modernização de toda a AP (administração central, poder local e regional).

 

Notícias

» (08/10/2020) INA promove novos cursos e-learning no âmbito da  “Formação TICE na AP” do INCoDe.2030

Criação de cursos MOOC em tecnologias digitais avançadas e sua aplicação

Nesta ação pretende-se elaborar um plano de criação de cursos MOOC em tecnologias digitais avançadas. O objetivo é dar resposta às necessidades das empresas no domínio do digital, nomeadamente ao nível da integridade dos sistemas, da privacidade de dados, da segurança das informações, etc. e em conformidade com a regulamentação aplicável.

Metodologias de aprendizagem baseada em projeto em cursos Técnicos Superiores Profissionais

Nesta ação pretende-se potenciar a utilização de metodologias de aprendizagem inovadoras centradas no aluno, baseadas nas técnicas de active leanrning como o PBL, WBL e outras, no ensino dos cursos TeSP, principalmente das áreas TICE (TeSP TICE).

Plataforma NAU

A Unidade de Computação Científica Nacional (FCCN) dinamiza a plataforma NAU – Ensino e Formação à Distância da Administração Pública para Grandes Audiências – disponibiliza cursos em formato MOOC (Massive Open Online Course), abrangendo temas como Bulling e Ciberbulling, Autonomia e Flexbilidade Curricular, RGPD para Cidadãos, e Cibersegurança.

Mais informações aqui; contactos: 218 440 100; info@nau.edu.pt

 

Notícias

» (19/09/2019) Plataforma NAU promove partilha de experiências sobre cursos online

» (15/03/2019) Plataforma NAU lançada dia 3 de abril na Futurália

» (28/12/2018) FCT faz balanço do primeiro ano do projeto NAU

» (12/04/2018) Fundação para a Ciência e a Tecnologia vai lançar em setembro nova plataforma de ensino à distância

» (02/10/2017) Lançamento do projeto NAU

Ciclos de estudos de graduação e pós-graduação

Esta ação visa identificar novos cursos a criar em modalidade de ensino a distância na área das competências digitais e promover a criação de pós-graduações digitais executivas, para públicos adultos diplomados de qualquer área científica. Pretende-se também nesta ação reforçar a capacidade de formação ao nível dos doutoramentos nas áreas TIC.

Cursos TeSPs TICE em parceria com empresas e com a Administração Pública

Nesta ação pretende-se alargar a oferta formativa das IES e fomentar a sua ligação às empresas e a entidades da Administração Pública, central e local, promovendo uma resposta às necessidades específicas do mercado empresarial e do setor público no âmbito das competências digitais.

 

Academias tecnológicas

O objetivo principal desta ação é a criação de academias tecnológicas nas IES de cada região com o objetivo de fortalecer os conhecimentos práticos dos alunos nas áreas de atuação das academias e de melhor os preparar para o meio profissional. Pretende-se ainda promover ativamente no ensino a cooperação estratégica com os setores de atividade relevantes para a área geográfica da região da IES.

 

Empresas e Politécnicos

Numa colaboração entre empresas, representadas pela Associação Empresarial do Baixo Ave (AEBA) e institutos politécnicos, como a Escola Superior de Tecnologia e Gestão em Felgueiras/ Politécnico do Porto (ESTGP), têm sido promovidos CTeSP para formação de ativos de empresas.

 
 

Cursos Técnicos de Especialização Profissional

 
 

ATIVIDADES

Preservação do digital (ARQUIVO.PT)

O Arquivo.pt é uma infraestrutura de investigação que permite pesquisar e aceder a páginas da web arquivadas desde 1996. O principal objetivo é a preservação da informação publicada na Web para fins de investigação. Serve para pesquisar informação do passado que já não se encontra disponível na Web e fornecer recursos de investigação, por exemplo, nas áreas da História, Sociologia ou Linguística.

Coordenada pela FCCN - Unidade de Computação Científica Nacional.

 

Notícias

» (19/02/2018) Preservar a Memória Digital: Candidaturas abertas aos Prémios Arquivo.pt 2018

Tecnologias Emergentes na AP

Esta nova ação surge no seguimento da iniciativa Ciência dos Dados e Inteligência Artificial na Administração Pública e pretende alargar o âmbito do objeto de colaboração, reforçar o grau de impacto dos projetos para a AP (grau de inovação), reforçar a componente de formação/qualificação dos agentes da AP nas diferentes tecnologias abrangidas e incluir financiamento não apenas para as Unidades de Investigação mas também para os organismos da AP.

Coordenada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e pela Agência para a Modernização Administrativa (AMA).

Acesso Aberto (Repositórios e Revistas Científicas)

Esta ação visa a promoção e prática da Ciência Aberta, nas vertentes dos repositórios e revistas científicas de acesso aberto junto da comunidade científica e outros interessados, demonstrando o potencial no aumento da eficiência, qualidade e impacto da investigação científica nacional.

Coordenada pela unidade da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), a FCCN - Unidade de Computação Científica Nacional.

Estratégia Nacional para o Blockchain

Estímulo a novas atividades de I&D em blockchain, designadamente através da participação de instituições portuguesas em iniciativas internacionais e da cooperação com o sector privado e empresas.

Coordenado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).

Estratégia Nacional de Computação Avançada

Aglomerador das várias atividades em computação avançada: capitalizar o investimento em equipamento de computação avançada. Fomentar a RNCA: Rede Nacional de Computação Avançada. Participação na RES.ES + IberGRID + EuroHPC + PRACE.

Coordenado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).

 

Notícias

» (06/06/2019) Portugal vai ter uma Estratégia Nacional de Computação Avançada

Estratégia de Dados Abertos

Por iniciativa do INCoDE.2030, está em curso a elaboração de uma “Estratégia Nacional de Dados Abertos” para identificar iniciativas concretas que promovam a partilha e reutilização de dados.

A estratégia usa a competência de investigadores e especialistas de diversas áreas que estão a produzir documentos sucintos com destaques para o estado dos dados abertos nos seus domínios e as necessidades e oportunidades a curto prazo. 
 

Estratégia Nacional para a Inteligência Artificial

AI Portugal 2030 aponta que a curto-médio prazo Portugal esteja na rede europeia de centros de excelência em inteligência artificial e a colaborar para a resolução de problemas que a Europa tenha nesta área.

Parcerias Internacionais

Projeto que consiste no reforço, desenvolvimento e promoção das parcerias entre Portugal e instituições estrangeiras, incluindo CMU, Fraunhofer, MIT, e UT Austin, orientando os programas de actividades para a área do digital.

Coordenado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).

Gestão de Dados de Investigação (GDI)

A Gestão de Dados de Investigação tem como principal objetivo criar as condições para promover o acesso aberto a dados de investigação resultantes de projetos com financiamento público.

Coordenada pela unidade da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), a FCCN - Unidade de Computação Científica Nacional.

 

Notícias

» (25/06/2020) 6º Fórum de Gestão de Dados de Investigação realiza-se a 30 de junho e 1 de julho

» (05/11/2019) 5º Fórum de Gestão de Dados de Investigação

» (13/08/2018) 4º Fórum GDI promove debate sobre Gestão de Dados de Investigação

Programa i3 - das ideias e invenções ao impacto

Este programa visa ajudar a comunidade científica a transformar os seus projetos de investigação em novos negócios com impacto real na sociedade. Para tal, é objetivo também dotar a comunidade científica de mecanismos e ferramentas para fazer uma transição rápida e eficaz entre as ideias promissoras que surgem no contexto de projetos de investigação, financiados pela FCT, e o início do caminho que possa levar a produtos com sucesso no mercado.

Coordenado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).

Estratégia Nacional para a CiberSegurança

Estímulo a novas atividades de I&D em cibersegurança, designadamente através da participação de instituições portuguesas em iniciativas internacionais e da cooperação com o sector privado e empresas.

Coordenado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).

Estratégia Nacional para a Inteligência Artificial

Estímulo a novas atividades de I&D em inteligência artificial, designadamente através da participação de instituições portuguesas em iniciativas internacionais e da cooperação com o sector privado e empresas.

Coordenado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).

 

Notícias

» (11/06/2019) Portugal lança a Estratégia Nacional para a Inteligência Artificial

» (14/02/2019) Estratégia Nacional para a Inteligência Artificial: AI Portugal 2030 em discussão

Estratégia Nacional para a Computação Avançada

A “Advanced Computing Portugal 2030” está a ser preparada em articulação com a estratégia da EuroHPC-JU, a Empresa Comum europeia para a computação de alto desempenho, e alinha-se com a agenda europeia em matéria de computação, na qual a Comissão investiu cerca de mil milhões de euros até 2020.

É neste contexto que se insere o Minho Advanced Computing Centre (MACC), o primeiro supercomputador a operar em Portugal, instalado no Centro de Dados de Riba d’Ave.

Education and Training

Training of young people through
the reinforcement of digital skills at
all levels of qualification and teaching
and training modalities.

 
 
 

ACTIVITIES

“Escola Digital” aims at the digital transformation of schools, in order to guarantee: universal distribution of computers with mobile connectivity to students and teachers; teacher training and creation of digital transformation plans in each school cluster; and digital resources, namely textbooks, pedagogical resources and collaborative platforms.


The “Academia Portugal Digital” Platform will enable citizens to be digitally trained at the various stages of their lives, providing them with skills that promote digital inclusion and accompany them on their digital journey, through guidance and advice on training paths aimed at qualifications associated with the different professional opportunities in the digital area.


“Jovem + Digital” aims to increase the employability of young people in digital areas through a training offer more adjusted to the needs of the labor market, focusing on the creation of short and medium-term training paths that are part of the National Catalogue of Qualifications in the digital area.


Nationwide program that will train teacher trainers who will later develop the digital skills of basic and secondary school teachers.

 

The expansion of the ICT curriculum in basic education was carried out so that students use technologies as work tools to promote multiple digital skills, as a foundation for learning and continuing to learn throughout life. The expansion will take place in a phased manner: in the 2018/19 school year it took place in the 1st, 5th and 7th grade classes; in 2019/2020, in the 2nd, 6th and 8th grade classes; in 2020/2021 the 3rd and 9th grade classes will enter and in 2021/22 the 4th grade classes.

The training of teachers in the ICT area has been taking place and a nationwide program is currently being prepared, which will guarantee the development of digital skills for the approximately 100 thousand teachers in the system.

 
Development of programs on “computational thinking” for the 1st and 2nd cycles of Basic Education, in cooperation with the Ministry of Education and the National Association of IT Teachers (ANPRI).
 

Arquivo.pt is a research infrastructure that allows searching and accessing web pages archived since 1996. The main objective is the preservation of information published on the web for research purposes. It serves to search for information from the past that is no longer available on the Web and to provide research resources, for example, in the areas of History, Sociology or Linguistics. Coordinated by the FCCN - National Scientific Computing Unit.
More information here

The National Scientific Computing Unit (FCCN) promotes the NAU platform – Distance Learning and Training of Public Administration for Large Audiences –, provides courses in MOOC (Massive Open Online Course) format, covering topics such as Bullying and Cyberbullying, Autonomy and Curricular Flexibility, GDPR for Citizens, and Cybersecurity.

More informations here; contactos: 218 440 100; info@nau.edu.pt

News:

» (19/09/2019) NAU Platform promotes sharing of experiences on online courses

» (15/03/2019) NAU Platform launched on April 3 at Futurália

» (28/12/2018) FCT takes stock of the first year of the NAU project

» (12/04/2018) Foundation for Science and Technology will launch a new distance learning platform in September

» (02/10/2017) Launch of the NAU project

The implementation of a web platform that integrates the components of diagnosis, assessment and certification of digital skills (basic, intermediate and advanced), in line with the Digital Competence Dynamic Reference Framework (QDRCD) for Portugal, is one of the initiatives launched in 2020 and which will be completed to be incorporated into Academia Portugal DigitalThe diagnosis will be obtained through a set of practical questions with image, video, multiple choice, open answer, correspondence, questions in the form of an online exercise, among others. By responding to the exercises proposed by the platform, users will assess their level of proficiency in terms of digital skills.

Within the scope of the QDRCD, the domain of digital skills is measured on a scale with four levels of proficiency, specifically: basic; intermediate; advanced; highly specialized, and this platform will respond to the first three levels.

The platform will allow referral and advice for attending training sessions on other platforms (e.g. NAU, IEFP).

The tool began to be developed with the financial and operational support of INCoDe.2030.

PPromotion of gender equality in all measures of INCoDe.2030, promoting initiatives and positive actions with the objective of increasing the participation of women in the digital area, guaranteeing the disaggregation of data by sex in all measures and their monitoring, in the sense of balanced participation between men and women.

“Engenheiras por um dia” aims at working with basic and secondary school students to deconstruct gender stereotypes in the most segregated areas of engineering and ICT, through practical exercises, mentoring networks and professional experiences, in partnership with schools, institutions higher education, professional bodies, companies and municipalities.

Learn more at:

https://www.engenheirasporumdia.pt/

Qualification
and
Requalification

Professional training of adults, namely active people,
endowing them with digital skills valued in the integration
and reintegration into the labor market
and with a view to qualifying employment
and creating greater added value in the economy.

 
 
 

ACTIVITIES

The “Emprego + Digital” training program allows for raising the digital skills of workers. The project is based on carrying out specialized training actions in the digital area, which respond to companies’ transversal needs. Learn more at: https://cip.org.pt/empregomaisdigital/

 It is a national program for the reconversion of 3,000 assets, employed and unemployed, into professionals in the ICT field. Joint initiative of the Institute for Employment and Vocational Training (IEFP), the Coordinating Council of Higher Polytechnic Institutes (CCISP), the Portuguese Association for the Development of Communications (APDC) , and the University Institute of Lisbon (ISCTE).

Notícias

» (05/08/2020)

Applications for UPSkill close on August 8

Digital Guarantee: to guarantee that all unemployed people have access to an offer, namely professional training in the digital area appropriate to their level of skills.

“AP Digital” is aimed at strengthening the digital skills of workers in public functions and accelerating the digital transformation of Public Administration, based on three domains: digital productivity tools; training aimed at technicians in the IT career and/or performing related functions; and training in emerging and management support technologies. Learn more at: “AP Digital” Program

Informative or training sessions, in face-to-face and distance modalities, oriented to relevant thematic areas in the digital domain, aimed at entrepreneurs, managers and staff of micro, small and medium-sized enterprises (SMEs). Creation of digital resources to support the dissemination of information that enhances the increase of digital maturity in companies. Coordinated by the Agency for Competitiveness and Innovation (IAPMEI) through its PME Academy.

Project aimed at people who have secondary education and skills in medium-term training courses in areas that are critical for many SMEs, for the creation of intermediate technicians in ICT areas. Coordinated by the Institute for Employment and Vocational Training (IEFP).

Creation of new requalification courses for unemployed people with higher education qualifications, in partnership with higher education institutions, following the model and experience achieved with the  Qualifica IT project.

Coordinated by the Institute for Employment and Vocational Training (IEFP).

Qualification program to prepare people and organizations for the 4th Industrial Revolution’s challenges, which is characterized by the introduction of cyber-physical, intelligent and interconnected systems in production processes, in the value chain, in the relationship with the customer and in the business model. It is transversal to several agents, and the partnership with INCoDe.2030 involves proposing the creation of action plans and reference content available universally and free of charge, via e-learning, to boost self-training and qualify the demand for services , aligned with assessment and diagnosis instruments.

Notícias

» (20/12/2018) ISQ
and IAPMEI sign protocol to promote Industry 4.0 in SMEs

» (18/05/2018) Financing for company training projects

This initiative aims to make SMEs aware of the 4.0 economy and empower them with knowledge and tools that allow them to accelerate their transformation to the digital economy, leaving them better prepared to face and overcome the challenges inherent to the new industrial paradigm. Promoted by the Institute of Welding and Quality (ISQ) and co-promoted by the  Agency for Competitiveness and Innovation (IAPMEI) through its  Academy of SMEs, the Technological Center for Ceramics and Glass  (CTCV), pela University of Aveiro  and TecMinho.

Criação de uma rede de academias i4.0 com empresas que desenvolvem planos de
qualificação dos seus ativos empregados em resposta aos desafios da 4ª revolução
industrial (i4.0), nos domínios do saber-saber, saber-ser e saber-fazer, reduzindo
tempos de “set-up” no início de uma nova função e aumentando a eficiência da pessoa
e da empresa, bem como a qualidade do produto ou serviço.

Coordenado pela Agência para a Competitividade e Inovação (IAPMEI).

Este projeto pretende desenvolver ações de formação de requalificação, destinadas a
licenciados desempregados e a desempregados de longa duração, na área de Tecnologias
da Informação e da Comunicação e Eletrónica (TICE), dotando-os de competências
digitais que potenciem o (re)ingresso no mercado de trabalho.

Coordenado pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).

Curso de reconversão de licenciados em áreas não relacionados com Tecnologias de
Informação (TI) por forma a aumentar a oferta orientada para o mercado de talento
qualificado para as empresas de TI existentes na região. É promovido pela Escola de
Engenharia da Universidade do Minho (EEUM).

Mais informações aqui; contactos: 253 510 179, cp@eng.uminho.pt

O Arquivo.pt é uma infraestrutura de investigação que permite pesquisar e aceder
a páginas da web arquivadas desde 1996. O principal objetivo é a preservação da
informação publicada na Web para fins de investigação. Serve para pesquisar
informação do passado que já não se encontra disponível na Web e fornecer
recursos de investigação, por exemplo, nas áreas da História, Sociologia ou
Linguística.

Coordenada pela FCCN - Unidade de Computação Científica
Nacional
.
Mais informações aqui

A Unidade de Computação Científica Nacional (FCCN) dinamiza a
plataforma NAU – Ensino e Formação à Distância da
Administração Pública para Grandes Audiências
 – disponibiliza
cursos em formato MOOC (Massive Open Online Course), abrangendo temas
como Bulling e Ciberbulling, Autonomia e Flexbilidade Curricular, RGPD para
Cidadãos, e Cibersegurança.

Mais informações aqui; contactos: 218 440 100; info@nau.edu.pt

Notícias

» (19/09/2019) Plataforma
NAU promove partilha de experiências sobre cursos online

» (15/03/2019) Plataforma
NAU lançada dia 3 de abril na Futurália

» (28/12/2018) FCT
faz balanço do primeiro ano do projeto NAU

» (12/04/2018) Fundação
para a Ciência e a Tecnologia vai lançar em setembro nova plataforma de
ensino à distância

» (02/10/2017) Lançamento
do projeto NAU

A implementação de uma plataforma web que integre as componentes de diagnóstico, avaliação e certificação de competências digitais (básico, intermédio e avançado), em linha com o Quadro Dinâmico de Referência de Competência Digital (QDRCD) para Portugal, é uma das iniciativas lançadas em 2020 e que ficará concluída para ser incorporada na Academia Portugal Digital.
O diagnóstico será obtido através de um conjunto de questões práticas com imagem, vídeo, escolha múltipla, resposta aberta, correspondências, questões em forma de exercício online, entre outras. Ao responderem aos exercícios propostos pela plataforma, os utilizadores vão avaliando o nível de proficiência que possuem no âmbito das competências digitais.
No âmbito do QDRCD, o domínio das competências digitais é aferido numa escala com quatro níveis de proficiência, concretamente: básico; intermédio; avançado; altamente especializado, sendo que esta plataforma dará resposta aos primeiros três níveis.
A plataforma permitirá o encaminhamento e o aconselhamento para frequência de ações de formação em outras plataformas (p.e. NAU, IEFP).
A ferramenta começou a ser desenvolvida com o apoio financeiro e operacional do INCoDe.2030.
Promoção da igualdade de género em todas as medidas do INCoDe.2030, promovendo iniciativas e ações positivas com o objetivo de aumentar a participação das mulheres na área digital, garantindo a desagregação de dados por sexo em todas as medidas e a sua monitorização, no sentido de uma participação equilibrada entre homens e mulheres.

O Programa «Engenheiras por 1 dia» visa trabalhar com estudantes do ensino básico e secundário para desconstruir estereótipos de género nas áreas mais segregadas das engenharias e das TIC, através de exercícios práticos, redes de mentoria e experiências profissionais, em parceria com escolas, instituições do ensino superior, ordens profissionais, empresas e municípios.Saiba mais em: Engenheiras por 1 dia

Inclusão

Capacitação e generalização a toda a população
e a todo o território do acesso às tecnologias
digitais, para obtenção de informação, para
comunicação e para acesso e utilização de
serviços públicos e privados digitais.

ATIVIDADES

O Programa «Eu Sou Digital» tem como objetivo promover a inclusão digital de adultos infoexcluídos, assente numa rede nacional de jovens voluntários e de centros de capacitação. Os conteúdos abrangidos no programa envolvem, entre outros, a criação e gestão da conta de correio eletrónico, a capacidade de pesquisa online, a consulta e utilização de serviços públicos digitais, o acesso a serviços como homebanking ou o acesso a redes sociais. Saiba mais em: «Eu Sou Digital»
Criação um programa com o IEFP para a literacia digital da população ativa com + 50 anos.
Esta proposta é um plano que visa contribuir para aumentar o número de meninas e mulheres nas áreas de tecnologia. É também uma proposta plenamente ciente de que igualdade de oportunidades não se trata apenas de números, mas também de distribuição igualitária de poder. Pode consultar o plano aqui.
Promovido pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. Mais informações aqui Contactos: 226 061 890; sec@fpce.up.pt Notícias » (26/07/2018) Programa de mentoria para a inclusão digital INCoDe.2030 com estudantes do IPCA
Disponibilizada pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP). Notícias » (26/09/2019) IEFP disponibiliza oferta de formação para literacia digital em todo o país » (22/08/2019) IEFP promove literacia digital em Águeda
Este projeto tem como objetivo ministrar cursos de formação superior, não conferente de grau, em Literacia Digital para o Mercado de Trabalho a pessoas com grau de incapacidade igual e superior a 60%, ao longo de dois anos. Mais informações aqui.
Instituto Politécnico de Santarém
As Comunidades Criativas para a Inclusão Digital (CCID) constituem uma abordagem para promover a inclusão digital, respondendo a necessidades de pessoas e suas comunidades. Mais informações aqui.
O Arquivo.pt é uma infraestrutura de investigação que permite pesquisar e aceder a páginas da web arquivadas desde 1996. O principal objetivo é a preservação da informação publicada na Web para fins de investigação. Serve para pesquisar informação do passado que já não se encontra disponível na Web e fornecer recursos de investigação, por exemplo, nas áreas da História, Sociologia ou Linguística. Coordenada pela FCCN - Unidade de Computação Científica Nacional.
Mais informações aqui
A Unidade de Computação Científica Nacional (FCCN) dinamiza a plataforma NAU – Ensino e Formação à Distância da Administração Pública para Grandes Audiências – disponibiliza cursos em formato MOOC (Massive Open Online Course), abrangendo temas como Bulling e Ciberbulling, Autonomia e Flexbilidade Curricular, RGPD para Cidadãos, e Cibersegurança. Mais informações aqui; contactos: 218 440 100; info@nau.edu.pt Notícias » (19/09/2019) Plataforma NAU promove partilha de experiências sobre cursos online » (15/03/2019) Plataforma NAU lançada dia 3 de abril na Futurália » (28/12/2018) FCT faz balanço do primeiro ano do projeto NAU » (12/04/2018) Fundação para a Ciência e a Tecnologia vai lançar em setembro nova plataforma de ensino à distância » (02/10/2017) Lançamento do projeto NAU
A implementação de uma plataforma web que integre as componentes de diagnóstico, avaliação e certificação de competências digitais (básico, intermédio e avançado), em linha com o Quadro Dinâmico de Referência de Competência Digital (QDRCD) para Portugal, é uma das iniciativas lançadas em 2020 e que ficará concluída para ser incorporada na Academia Portugal Digital.
O diagnóstico será obtido através de um conjunto de questões práticas com imagem, vídeo, escolha múltipla, resposta aberta, correspondências, questões em forma de exercício online, entre outras. Ao responderem aos exercícios propostos pela plataforma, os utilizadores vão avaliando o nível de proficiência que possuem no âmbito das competências digitais.
No âmbito do QDRCD, o domínio das competências digitais é aferido numa escala com quatro níveis de proficiência, concretamente: básico; intermédio; avançado; altamente especializado, sendo que esta plataforma dará resposta aos primeiros três níveis.
A plataforma permitirá o encaminhamento e o aconselhamento para frequência de ações de formação em outras plataformas (p.e. NAU, IEFP).
A ferramenta começou a ser desenvolvida com o apoio financeiro e operacional do INCoDe.2030.
Promoção da igualdade de género em todas as medidas do INCoDe.2030, promovendo iniciativas e ações positivas com o objetivo de aumentar a participação das mulheres na área digital, garantindo a desagregação de dados por sexo em todas as medidas e a sua monitorização, no sentido de uma participação equilibrada entre homens e mulheres.
O Programa «Engenheiras por 1 dia» visa trabalhar com estudantes do ensino básico e secundário para desconstruir estereótipos de género nas áreas mais segregadas das engenharias e das TIC, através de exercícios práticos, redes de mentoria e experiências profissionais, em parceria com escolas, instituições do ensino superior, ordens profissionais, empresas e municípios. Saiba mais em: Engenheiras por 1 dia

Formação Avançada

Promoção da formação de nível superior,
reforçando a oferta de cursos técnicos superiores
profissionais nesta área, bem como a formação
graduada e pós-graduada de cariz profissional.

ATIVIDADES

Promoção da formação nas áreas das Tecnologias de Informação, quer como área transversal dos currículos do ensino superior, quer como área específica para prosseguimento de estudos e como área de formação ao longo da vida.
Este projeto pretende promover a capacidade de comunicação de resultados do processamento de grandes quantidades de informação em todas as áreas do conhecimento, das artes e humanidades às ciências sociais, naturais e às engenharias e tecnologias, por forma a alcançar as seguintes metas na transformação da oferta do ensino superior.
Nesta ação pretende-se elaborar um plano de criação de cursos MOOC em tecnologias digitais avançadas. O objetivo é dar resposta às necessidades das empresas no domínio do digital, nomeadamente ao nível da integridade dos sistemas, da privacidade de dados, da segurança das informações, etc. e em conformidade com a regulamentação aplicável.
Nesta ação pretende-se potenciar a utilização de metodologias de aprendizagem inovadoras centradas no aluno, baseadas nas técnicas de active leanrning como o PBL, WBL e outras, no ensino dos cursos TeSP, principalmente das áreas TICE (TeSP TICE).
Esta ação visa identificar novos cursos a criar em modalidade de ensino a distância na área das competências digitais e promover a criação de pós-graduações digitais executivas, para públicos adultos diplomados de qualquer área científica. Pretende-se também nesta ação reforçar a capacidade de formação ao nível dos doutoramentos nas áreas TIC.
Nesta ação pretende-se alargar a oferta formativa das IES e fomentar a sua ligação às empresas e a entidades da Administração Pública, central e local, promovendo uma resposta às necessidades específicas do mercado empresarial e do setor público no âmbito das competências digitais.
O objetivo principal desta ação é a criação de academias tecnológicas nas IES de cada região com o objetivo de fortalecer os conhecimentos práticos dos alunos nas áreas de atuação das academias e de melhor os preparar para o meio profissional. Pretende-se ainda promover ativamente no ensino a cooperação estratégica com os setores de atividade relevantes para a área geográfica da região da IES.
O Arquivo.pt é uma infraestrutura de investigação que permite pesquisar e aceder a páginas da web arquivadas desde 1996. O principal objetivo é a preservação da informação publicada na Web para fins de investigação. Serve para pesquisar informação do passado que já não se encontra disponível na Web e fornecer recursos de investigação, por exemplo, nas áreas da História, Sociologia ou Linguística. Coordenada pela FCCN - Unidade de Computação Científica Nacional.
Mais informações aqui
A Unidade de Computação Científica Nacional (FCCN) dinamiza a plataforma NAU – Ensino e Formação à Distância da Administração Pública para Grandes Audiências – disponibiliza cursos em formato MOOC (Massive Open Online Course), abrangendo temas como Bulling e Ciberbulling, Autonomia e Flexbilidade Curricular, RGPD para Cidadãos, e Cibersegurança. Mais informações aqui; contactos: 218 440 100; info@nau.edu.pt Notícias » (19/09/2019) Plataforma NAU promove partilha de experiências sobre cursos online » (15/03/2019) Plataforma NAU lançada dia 3 de abril na Futurália » (28/12/2018) FCT faz balanço do primeiro ano do projeto NAU » (12/04/2018) Fundação para a Ciência e a Tecnologia vai lançar em setembro nova plataforma de ensino à distância » (02/10/2017) Lançamento do projeto NAU
A implementação de uma plataforma web que integre as componentes de diagnóstico, avaliação e certificação de competências digitais (básico, intermédio e avançado), em linha com o Quadro Dinâmico de Referência de Competência Digital (QDRCD) para Portugal, é uma das iniciativas lançadas em 2020 e que ficará concluída para ser incorporada na Academia Portugal Digital.
O diagnóstico será obtido através de um conjunto de questões práticas com imagem, vídeo, escolha múltipla, resposta aberta, correspondências, questões em forma de exercício online, entre outras. Ao responderem aos exercícios propostos pela plataforma, os utilizadores vão avaliando o nível de proficiência que possuem no âmbito das competências digitais.
No âmbito do QDRCD, o domínio das competências digitais é aferido numa escala com quatro níveis de proficiência, concretamente: básico; intermédio; avançado; altamente especializado, sendo que esta plataforma dará resposta aos primeiros três níveis.
A plataforma permitirá o encaminhamento e o aconselhamento para frequência de ações de formação em outras plataformas (p.e. NAU, IEFP).
A ferramenta começou a ser desenvolvida com o apoio financeiro e operacional do INCoDe.2030.
Promoção da igualdade de género em todas as medidas do INCoDe.2030, promovendo iniciativas e ações positivas com o objetivo de aumentar a participação das mulheres na área digital, garantindo a desagregação de dados por sexo em todas as medidas e a sua monitorização, no sentido de uma participação equilibrada entre homens e mulheres.
O Programa «Engenheiras por 1 dia» visa trabalhar com estudantes do ensino básico e secundário para desconstruir estereótipos de género nas áreas mais segregadas das engenharias e das TIC, através de exercícios práticos, redes de mentoria e experiências profissionais, em parceria com escolas, instituições do ensino superior, ordens profissionais, empresas e municípios. Saiba mais em: Engenheiras por 1 dia

Investigação

Capacitação e generalização a toda a população e
a todo o território do acesso às tecnologias
digitais, para obtenção de informação, para
comunicação e para acesso e utilização de
serviços públicos e privados digitais.

ATIVIDADES

A “Advanced Computing Portugal.2030” é uma estratégia de ciência, inovação e crescimento para promover a computação avançada em Portugal no contexto europeu. Com esta estratégia prevê-se: capitalizar o investimento em equipamento de computação avançada; fomentar a RNCA: Rede Nacional de Computação Avançada; participação na RES.ES + IberGRID+ EuroHPC+ PRACE; desenvolvimento de atividades de larga escala. Coordenado pelo INCoDe.2030.
Estímulo a novas atividades de I&D em inteligência artificial, designadamente através da participação de instituições portuguesas em iniciativas internacionais e da cooperação com o sector privado e empresas. Coordenado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT). Notícias » (11/06/2019) Portugal lança a Estratégia Nacional para a Inteligência Artificial » (14/02/2019) Estratégia Nacional para a Inteligência Artificial: AI Portugal 2030 em discussão
Por iniciativa do INCoDE.2030, está em curso a elaboração de uma “Estratégia Nacional de Dados Abertos” para identificar iniciativas concretas que promovam a partilha e reutilização de dados. A estratégia usa a competência de investigadores e especialistas de diversas áreas que estão a produzir documentos sucintos com destaques para o estado dos dados abertos nos seus domínios e as necessidades e oportunidades a curto prazo.
A Academia de Cibersegurança tem o objetivo de reforçar a capacitação em cibersegurança e segurança da informação através da criação de um programa de formação que dotará de competências avançadas um conjunto de novos especialistas em cibersegurança e segurança da informação oriundos da administração pública e do setor privado.
Estímulo a novas atividades de I&D em blockchain, designadamente através da participação de instituições portuguesas em iniciativas internacionais e da cooperação com o sector privado e empresas. Coordenado pelo INCoDe.2030.
A Gestão de Dados de Investigação tem como principal objetivo criar as condições para promover o acesso aberto a dados de investigação resultantes de projetos com financiamento público. Coordenada pela unidade da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), a FCCN - Unidade de Computação Científica Nacional. Notícias » (25/06/2020) 6º Fórum de Gestão de Dados de Investigação realiza-se a 30 de junho e 1 de julho » (05/11/2019) 5º Fórum de Gestão de Dados de Investigação » (13/08/2018) 4º Fórum GDI promove debate sobre Gestão de Dados de Investigação
Projeto que consiste no reforço, desenvolvimento e promoção das parcerias entre Portugal e instituições estrangeiras, incluindo CMU, Fraunhofer, MIT, e UT Austin, orientando os programas de actividades para a área do digital. Coordenado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).
Este programa visa ajudar a comunidade científica a transformar os seus projetos de investigação em novos negócios com impacto real na sociedade. Para tal, é objetivo também dotar a comunidade científica de mecanismos e ferramentas para fazer uma transição rápida e eficaz entre as ideias promissoras que surgem no contexto de projetos de investigação, financiados pela FCT, e o início do caminho que possa levar a produtos com sucesso no mercado. Coordenado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).
O Arquivo.pt é uma infraestrutura de investigação que permite pesquisar e aceder a páginas da web arquivadas desde 1996. O principal objetivo é a preservação da informação publicada na Web para fins de investigação. Serve para pesquisar informação do passado que já não se encontra disponível na Web e fornecer recursos de investigação, por exemplo, nas áreas da História, Sociologia ou Linguística. Coordenada pela FCCN - Unidade de Computação Científica Nacional.
Mais informações aqui
A Unidade de Computação Científica Nacional (FCCN) dinamiza a plataforma NAU – Ensino e Formação à Distância da Administração Pública para Grandes Audiências – disponibiliza cursos em formato MOOC (Massive Open Online Course), abrangendo temas como Bulling e Ciberbulling, Autonomia e Flexbilidade Curricular, RGPD para Cidadãos, e Cibersegurança. Mais informações aqui; contactos: 218 440 100; info@nau.edu.pt Notícias » (19/09/2019) Plataforma NAU promove partilha de experiências sobre cursos online » (15/03/2019) Plataforma NAU lançada dia 3 de abril na Futurália » (28/12/2018) FCT faz balanço do primeiro ano do projeto NAU » (12/04/2018) Fundação para a Ciência e a Tecnologia vai lançar em setembro nova plataforma de ensino à distância » (02/10/2017) Lançamento do projeto NAU
A implementação de uma plataforma web que integre as componentes de diagnóstico, avaliação e certificação de competências digitais (básico, intermédio e avançado), em linha com o Quadro Dinâmico de Referência de Competência Digital (QDRCD) para Portugal, é uma das iniciativas lançadas em 2020 e que ficará concluída para ser incorporada na Academia Portugal Digital.
O diagnóstico será obtido através de um conjunto de questões práticas com imagem, vídeo, escolha múltipla, resposta aberta, correspondências, questões em forma de exercício online, entre outras. Ao responderem aos exercícios propostos pela plataforma, os utilizadores vão avaliando o nível de proficiência que possuem no âmbito das competências digitais.
No âmbito do QDRCD, o domínio das competências digitais é aferido numa escala com quatro níveis de proficiência, concretamente: básico; intermédio; avançado; altamente especializado, sendo que esta plataforma dará resposta aos primeiros três níveis.
A plataforma permitirá o encaminhamento e o aconselhamento para frequência de ações de formação em outras plataformas (p.e. NAU, IEFP).
A ferramenta começou a ser desenvolvida com o apoio financeiro e operacional do INCoDe.2030.
Promoção da igualdade de género em todas as medidas do INCoDe.2030, promovendo iniciativas e ações positivas com o objetivo de aumentar a participação das mulheres na área digital, garantindo a desagregação de dados por sexo em todas as medidas e a sua monitorização, no sentido de uma participação equilibrada entre homens e mulheres.
O Programa «Engenheiras por 1 dia» visa trabalhar com estudantes do ensino básico e secundário para desconstruir estereótipos de género nas áreas mais segregadas das engenharias e das TIC, através de exercícios práticos, redes de mentoria e experiências profissionais, em parceria com escolas, instituições do ensino superior, ordens profissionais, empresas e municípios. Saiba mais em: Engenheiras por 1 dia