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The INCoDe.2030 is developed through initiatives promoted by public and private entities, which are the responsibility of different government areas, and presents itself as an aggregator of those entities and the various initiatives with converging objectives, organizing itself around the following five action lines and ensuring transversally the promotion of gender equality, deconstructing stereotypes in the technological area and promoting equal opportunities.
ACTION LINES
ACTIVITIES
Programa de âmbito nacional que capacitará formadores de professores que irão posteriormente desenvolver as competências digitais dos docentes do ensino básico e secundário.
O alargamento do currículo das TIC no ensino básico foi feito para que os alunos utilizem as tecnologias como ferramentas de trabalho promotor de competências digitais múltiplas, enquanto alicerces para aprender e continuar a aprender ao longo da vida. O alargamento acontecerá de forma faseada: no ano letivo de 2018/19 aconteceu nas turmas dos 1º. 5.º e 7.º anos, em 2019/2020, nas do 2.º 6.º e 8.º anos, em 2020/2021 entrarão as turmas do 3.º e 9.º anos e em 2021/22 aos do 4.º ano.
Desenvolvimento de experiências-piloto em educação de TIC em escolas de primeiro ciclo, municípios, com Ministério da Educação, instituições de Ensino Superior e empresas.
Integração curricular de TIC em todos os tópicos da educação básica e secundária, incluindo programação, robótica e literacia digital.
A formação de docentes na área das TIC tem vindo a acontecer e atualmente está a ser preparado um programa de âmbito nacional que irá garantir o desenvolvimento de competências digitais para os cerca de 100 mil docentes que estão no sistema.
Desenvolvimento de programas em “pensamento computacional” para o 1º e 2º ciclos do Ensino Básico, em cooperação com o Ministério da Educação e com a Associação Nacional de Professores de Informática (ANPRI).
Inclusão digital para necessidades especiais na educação e na formação em serviço, nomeadamente, em 25 centros de recursos, providenciando apoio a 1047 estudantes.
ATIVIDADES
É um programa nacional para a reconversão de 3.000 ativos, empregados e desempregados, em profissionais da área de TICE.
Iniciativa conjunta do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP), da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações (APDC) e do Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE).
Notícias
» (05/08/2020) Candidaturas para o UPSkill encerram a 8 de agosto
Sessões informativas ou formativas, nas modalidades presenciais e a distância, orientadas para áreas temáticas relevantes no domínio do digital, tendo como destinatários empreendedores, empresários, gestores e quadros de micro, pequenas e médias empresas (PME). Criação de recursos digitais de apoio à disseminação de informação que potencie o aumento da maturidade digital nas empresas.
Coordenadas pela Agência para a Competitividade e Inovação (IAPMEI) através da sua Academia de PME.
Projeto direcionado a pessoas que têm o ensino secundário e competências em percursos formativos de média duração em áreas que são críticas para muitas PME’s, para a criação de técnicos intermédios em áreas TICE.
Coordenado pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).
Criação de novos cursos de requalificação para desempregados com habilitação de nível superior em parceria com instituições de ensino superior, seguindo o modelo e a experiência alcançada com o projeto Qualifica IT.
Coordenados pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).
Programa que visa qualificar as pessoas e as organizações para responderem aos desafios da 4.ª Revolução Industrial, que é caracterizada pela introdução de sistemas ciber-físicos, inteligentes e interligados, nos processos de produção, na cadeia de valor, na relação com o cliente e no modelo de negócio. É transversal a vários agentes, sendo que a parceria com o INCoDe.2030 passa por propor a criação de planos de ação e conteúdos de referência disponíveis de forma universal e gratuita, via e-learning, para impulsionar a autoformação e qualificar a procura de serviços, alinhados com os instrumentos de avaliação e diagnóstico.
Notícias
» (20/12/2018) ISQ e IAPMEI assinam protocolo para promover a Indústria 4.0 nas PME
» (18/05/2018) Financiamento para projetos de formação de empresas
Esta iniciativa pretende consciencializar as PMEs para a economia 4.0 e capacitá-las com conhecimento e ferramentas que permitam acelerar a sua transformação para a economia digital, deixando-as mais preparadas para enfrentar e ultrapassar os desafios inerentes ao novo paradigma industrial.
Promovido pelo Instituto de Soldadura e Qualidade (ISQ) e co-promovido pela Agência para a Competitividade e Inovação (IAPMEI) através da sua Academia de PME, pelo Centro Tecnológico da Cerâmica e do Vidro (CTCV), pela Universidade de Aveiro e pela TecMinho.
Criação de uma rede de academias i4.0 com empresas que desenvolvem planos de qualificação dos seus ativos empregados em resposta aos desafios da 4ª revolução industrial (i4.0), nos domínios do saber-saber, saber-ser e saber-fazer, reduzindo tempos de “set-up” no início de uma nova função e aumentando a eficiência da pessoa e da empresa, bem como a qualidade do produto ou serviço.
Coordenado pela Agência para a Competitividade e Inovação (IAPMEI).
Formação técnica de formadores no âmbito da formação a distância que pretende dotar os formadores dos conhecimentos associados à Plataforma de Formação a Distância (TEAMS), tendo em vista capacitá-los para o desenvolvimento de formação a distância, em resultado das medidas de confinamento devidas à pandemia COVID-19.
Coordenada pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).
Este projeto pretende desenvolver ações de formação de requalificação, destinadas a licenciados desempregados e a desempregados de longa duração, na área de Tecnologias da Informação e da Comunicação e Eletrónica (TICE), dotando-os de competências digitais que potenciem o (re)ingresso no mercado de trabalho.
Coordenado pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).
Curso de reconversão de licenciados em áreas não relacionados com Tecnologias de Informação (TI) por forma a aumentar a oferta orientada para o mercado de talento qualificado para as empresas de TI existentes na região. É promovido pela Escola de Engenharia da Universidade do Minho (EEUM).
Mais informações aqui; contactos: 253 510 179, cp@eng.uminho.pt
ATIVIDADES
Criação de comunidades nas delegações locais da Santa Casa da Misericórdia, destinadas à comunidade e aos seus colaboradores, para promover a aquisição de competências básicas de leitura, escrita e uso de TIC. Pretende-se desenvolver competências pessoais, sociais e vocacionais, numa perspetiva curricular flexível e ajustada à diversidade das competências e das necessidades de cada grupo.
Criação um programa com o IEFP para a literacia digital da população ativa com + 50 anos.
Esta proposta é um plano que visa contribuir para aumentar o número de meninas e mulheres nas áreas de tecnologia. É também uma proposta plenamente ciente de que igualdade de oportunidades não se trata apenas de números, mas também de distribuição igualitária de poder.
Pode consultar o plano aqui.
Disponibilizada pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).
Notícias
» (26/09/2019) IEFP disponibiliza oferta de formação para literacia digital em todo o país
» (22/08/2019) IEFP promove literacia digital em Águeda
Promovido pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto.
Mais informações aqui
Contactos: 226 061 890; sec@fpce.up.pt
Notícias
» (26/07/2018) Programa de mentoria para a inclusão digital INCoDe.2030 com estudantes do IPCA
Este projeto tem como objetivo ministrar cursos de formação superior, não conferente de grau, em Literacia Digital para o Mercado de Trabalho a pessoas com grau de incapacidade igual e superior a 60%, ao longo de dois anos.
Mais informações aqui.
Projeto criado para capacitar a população com competências digitais limitadas, promovendo a sua literacia digital e contribuindo para a diminuição do isolamento social.
Mais informações aqui.
Notícias
» (16/06/2020) “Linha Somos Tod@s Digitais” apoia o Ensino a Distância e quebra barreiras entre crianças e cuidadores
» (07/04/2020) “Linha Somos Tod@s Digitais” surge num momento em que o apoio digital aos infoexcluídos e à população mais sénior é determinante
Uma parceria entre o Instituto Electroténico Português (IEP), a Agência para a Modernização Administrativa (AMA) e o Centro de Formação Profissional da Indústria Electrónica, Energia, Telecomunicações e Tecnologias da Informação (CINEL).
______________
Mais informações: aqui
Contactos: 214 967 700 e cinel@cinel.pt (Lisboa); 225 363 210 e geral.porto@cinel.pt (Porto)
Para populações vulneráveis, foi desenvolvida pela Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu.
Mais informações aqui.
Notícias
» (16/06/2020) “Linha Somos Tod@s Digitais” apoia o Ensino a Distância e quebra barreiras entre crianças e cuidadores
» (07/04/2020) “Linha Somos Tod@s Digitais” surge num momento em que o apoio digital aos infoexcluídos e à população mais sénior é determinante
As Comunidades Criativas para a Inclusão Digital (CCID) constituem uma abordagem para promover a inclusão digital, respondendo a necessidades de pessoas e suas comunidades.
Mais informações aqui.
ATIVIDADES
Este projeto pretende promover a capacidade de comunicação de resultados do processamento de grandes quantidades de informação em todas as áreas do conhecimento, das artes e humanidades às ciências sociais, naturais e às engenharias e tecnologias, por forma a alcançar as seguintes metas na transformação da oferta do ensino superior.
Esta ação pretende criar e ministrar cursos nas áreas das Tecnologias da Informação, Comunicação e Eletrónica (TICE) na Administração Pública (AP) para promover uma maior utilização destas tecnologias em todos os organismos públicos e nos diversos serviços que estes disponibilizam, de modo a contribuir para a modernização de toda a AP (administração central, poder local e regional).
Notícias
» (08/10/2020) INA promove novos cursos e-learning no âmbito da “Formação TICE na AP” do INCoDe.2030
Nesta ação pretende-se elaborar um plano de criação de cursos MOOC em tecnologias digitais avançadas. O objetivo é dar resposta às necessidades das empresas no domínio do digital, nomeadamente ao nível da integridade dos sistemas, da privacidade de dados, da segurança das informações, etc. e em conformidade com a regulamentação aplicável.
Nesta ação pretende-se potenciar a utilização de metodologias de aprendizagem inovadoras centradas no aluno, baseadas nas técnicas de active leanrning como o PBL, WBL e outras, no ensino dos cursos TeSP, principalmente das áreas TICE (TeSP TICE).
A Unidade de Computação Científica Nacional (FCCN) dinamiza a plataforma NAU – Ensino e Formação à Distância da Administração Pública para Grandes Audiências – disponibiliza cursos em formato MOOC (Massive Open Online Course), abrangendo temas como Bulling e Ciberbulling, Autonomia e Flexbilidade Curricular, RGPD para Cidadãos, e Cibersegurança.
Mais informações aqui; contactos: 218 440 100; info@nau.edu.pt
Notícias
» (19/09/2019) Plataforma NAU promove partilha de experiências sobre cursos online
» (15/03/2019) Plataforma NAU lançada dia 3 de abril na Futurália
» (28/12/2018) FCT faz balanço do primeiro ano do projeto NAU
» (12/04/2018) Fundação para a Ciência e a Tecnologia vai lançar em setembro nova plataforma de ensino à distância
» (02/10/2017) Lançamento do projeto NAU
Esta ação visa identificar novos cursos a criar em modalidade de ensino a distância na área das competências digitais e promover a criação de pós-graduações digitais executivas, para públicos adultos diplomados de qualquer área científica. Pretende-se também nesta ação reforçar a capacidade de formação ao nível dos doutoramentos nas áreas TIC.
Nesta ação pretende-se alargar a oferta formativa das IES e fomentar a sua ligação às empresas e a entidades da Administração Pública, central e local, promovendo uma resposta às necessidades específicas do mercado empresarial e do setor público no âmbito das competências digitais.
O objetivo principal desta ação é a criação de academias tecnológicas nas IES de cada região com o objetivo de fortalecer os conhecimentos práticos dos alunos nas áreas de atuação das academias e de melhor os preparar para o meio profissional. Pretende-se ainda promover ativamente no ensino a cooperação estratégica com os setores de atividade relevantes para a área geográfica da região da IES.
Numa colaboração entre empresas, representadas pela Associação Empresarial do Baixo Ave (AEBA) e institutos politécnicos, como a Escola Superior de Tecnologia e Gestão em Felgueiras/ Politécnico do Porto (ESTGP), têm sido promovidos CTeSP para formação de ativos de empresas.
Aumento significativo de Cursos Técnicos de Especialização Profissional (CTeSP, nível 5) em TIC, e aumento de vagas em cursos TIC e CTEM, fora de Lisboa e do Porto, sem diminuição nestas duas cidades, ao contrário de quase todas as outras áreas científicas.
ATIVIDADES
O Arquivo.pt é uma infraestrutura de investigação que permite pesquisar e aceder a páginas da web arquivadas desde 1996. O principal objetivo é a preservação da informação publicada na Web para fins de investigação. Serve para pesquisar informação do passado que já não se encontra disponível na Web e fornecer recursos de investigação, por exemplo, nas áreas da História, Sociologia ou Linguística.
Coordenada pela FCCN - Unidade de Computação Científica Nacional.
Notícias
» (19/02/2018) Preservar a Memória Digital: Candidaturas abertas aos Prémios Arquivo.pt 2018
Esta nova ação surge no seguimento da iniciativa Ciência dos Dados e Inteligência Artificial na Administração Pública e pretende alargar o âmbito do objeto de colaboração, reforçar o grau de impacto dos projetos para a AP (grau de inovação), reforçar a componente de formação/qualificação dos agentes da AP nas diferentes tecnologias abrangidas e incluir financiamento não apenas para as Unidades de Investigação mas também para os organismos da AP.
Coordenada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e pela Agência para a Modernização Administrativa (AMA).
Esta ação visa a promoção e prática da Ciência Aberta, nas vertentes dos repositórios e revistas científicas de acesso aberto junto da comunidade científica e outros interessados, demonstrando o potencial no aumento da eficiência, qualidade e impacto da investigação científica nacional.
Coordenada pela unidade da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), a FCCN - Unidade de Computação Científica Nacional.
Estímulo a novas atividades de I&D em blockchain, designadamente através da participação de instituições portuguesas em iniciativas internacionais e da cooperação com o sector privado e empresas.
Coordenado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).
Aglomerador das várias atividades em computação avançada: capitalizar o investimento em equipamento de computação avançada. Fomentar a RNCA: Rede Nacional de Computação Avançada. Participação na RES.ES + IberGRID + EuroHPC + PRACE.
Coordenado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).
Notícias
» (06/06/2019) Portugal vai ter uma Estratégia Nacional de Computação Avançada
Por iniciativa do INCoDE.2030, está em curso a elaboração de uma “Estratégia Nacional de Dados Abertos” para identificar iniciativas concretas que promovam a partilha e reutilização de dados.
A estratégia usa a competência de investigadores e especialistas de diversas áreas que estão a produzir documentos sucintos com destaques para o estado dos dados abertos nos seus domínios e as necessidades e oportunidades a curto prazo.
A AI Portugal 2030 aponta que a curto-médio prazo Portugal esteja na rede europeia de centros de excelência em inteligência artificial e a colaborar para a resolução de problemas que a Europa tenha nesta área.
Projeto que consiste no reforço, desenvolvimento e promoção das parcerias entre Portugal e instituições estrangeiras, incluindo CMU, Fraunhofer, MIT, e UT Austin, orientando os programas de actividades para a área do digital.
Coordenado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).
A Gestão de Dados de Investigação tem como principal objetivo criar as condições para promover o acesso aberto a dados de investigação resultantes de projetos com financiamento público.
Coordenada pela unidade da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), a FCCN - Unidade de Computação Científica Nacional.
Notícias
» (25/06/2020) 6º Fórum de Gestão de Dados de Investigação realiza-se a 30 de junho e 1 de julho
» (05/11/2019) 5º Fórum de Gestão de Dados de Investigação
» (13/08/2018) 4º Fórum GDI promove debate sobre Gestão de Dados de Investigação
Este programa visa ajudar a comunidade científica a transformar os seus projetos de investigação em novos negócios com impacto real na sociedade. Para tal, é objetivo também dotar a comunidade científica de mecanismos e ferramentas para fazer uma transição rápida e eficaz entre as ideias promissoras que surgem no contexto de projetos de investigação, financiados pela FCT, e o início do caminho que possa levar a produtos com sucesso no mercado.
Coordenado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).
Estímulo a novas atividades de I&D em cibersegurança, designadamente através da participação de instituições portuguesas em iniciativas internacionais e da cooperação com o sector privado e empresas.
Coordenado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).
Estímulo a novas atividades de I&D em inteligência artificial, designadamente através da participação de instituições portuguesas em iniciativas internacionais e da cooperação com o sector privado e empresas.
Coordenado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).
Notícias
» (11/06/2019) Portugal lança a Estratégia Nacional para a Inteligência Artificial
» (14/02/2019) Estratégia Nacional para a Inteligência Artificial: AI Portugal 2030 em discussão
A “Advanced Computing Portugal 2030” está a ser preparada em articulação com a estratégia da EuroHPC-JU, a Empresa Comum europeia para a computação de alto desempenho, e alinha-se com a agenda europeia em matéria de computação, na qual a Comissão investiu cerca de mil milhões de euros até 2020.
É neste contexto que se insere o Minho Advanced Computing Centre (MACC), o primeiro supercomputador a operar em Portugal, instalado no Centro de Dados de Riba d’Ave.
Education and Training
Training of young people through
the reinforcement of digital skills at
all levels of qualification and teaching
and training modalities.
ACTIVITIES
“Escola Digital” aims at the digital transformation of schools, in order to guarantee: universal distribution of computers with mobile connectivity to students and teachers; teacher training and creation of digital transformation plans in each school cluster; and digital resources, namely textbooks, pedagogical resources and collaborative platforms.
O Programa «Escola Digital» tem como objetivo a transformação digital das escolas, de modo a garantir: distribuição universal de computadores com conetividade móvel a alunos e professores; formação de professores e criação de planos de transformação digital em cada agrupamento escolar; e recursos digitais, nomeadamente manuais, recursos pedagógicos e plataformas colaborativas.
The “Academia Portugal Digital” Platform will enable citizens to be digitally trained at the various stages of their lives, providing them with skills that promote digital inclusion and accompany them on their digital journey, through guidance and advice on training paths aimed at qualifications associated with the different professional opportunities in the digital area.
“Jovem + Digital” aims to increase the employability of young people in digital areas through a training offer more adjusted to the needs of the labor market, focusing on the creation of short and medium-term training paths that are part of the National Catalogue of Qualifications in the digital area.
Nationwide program that will train teacher trainers who will later develop the digital skills of basic and secondary school teachers.
Programa de âmbito nacional que capacitará formadores
de professores que irão posteriormente desenvolver
as competências digitais dos docentes do ensino
básico e secundário.
The expansion of the ICT curriculum in basic education was carried out so that students use technologies as work tools to promote multiple digital skills, as a foundation for learning and continuing to learn throughout life. The expansion will take place in a phased manner: in the 2018/19 school year it took place in the 1st, 5th and 7th grade classes; in 2019/2020, in the 2nd, 6th and 8th grade classes; in 2020/2021 the 3rd and 9th grade classes will enter and in 2021/22 the 4th grade classes.
The training of teachers in the ICT area has been taking place and a nationwide program is currently being prepared, which will guarantee the development of digital skills for the approximately 100 thousand teachers in the system.
Arquivo.pt is a research infrastructure that allows searching and accessing web pages archived since 1996. The main objective is the preservation of information published on the web for research purposes. It serves to search for information from the past that is no longer available on the Web and to provide research resources, for example, in the areas of History, Sociology or Linguistics. Coordinated by the FCCN - National Scientific Computing Unit.
More information here
The National Scientific Computing Unit (FCCN) promotes the NAU platform – Distance Learning and Training of Public Administration for Large Audiences –, provides courses in MOOC (Massive Open Online Course) format, covering topics such as Bullying and Cyberbullying, Autonomy and Curricular Flexibility, GDPR for Citizens, and Cybersecurity.
More informations here; contactos: 218 440 100; info@nau.edu.pt
News:
» (19/09/2019) NAU Platform promotes sharing of experiences on online courses
» (15/03/2019) NAU Platform launched on April 3 at Futurália
» (28/12/2018) FCT takes stock of the first year of the NAU project
» (12/04/2018) Foundation for Science and Technology will launch a new distance learning platform in September
» (02/10/2017) Launch of the NAU project
The implementation of a web platform that integrates the components of diagnosis, assessment and certification of digital skills (basic, intermediate and advanced), in line with the Digital Competence Dynamic Reference Framework (QDRCD) for Portugal, is one of the initiatives launched in 2020 and which will be completed to be incorporated into Academia Portugal DigitalThe diagnosis will be obtained through a set of practical questions with image, video, multiple choice, open answer, correspondence, questions in the form of an online exercise, among others. By responding to the exercises proposed by the platform, users will assess their level of proficiency in terms of digital skills.
Within the scope of the QDRCD, the domain of digital skills is measured on a scale with four levels of proficiency, specifically: basic; intermediate; advanced; highly specialized, and this platform will respond to the first three levels.
The platform will allow referral and advice for attending training sessions on other platforms (e.g. NAU, IEFP).
The tool began to be developed with the financial and operational support of INCoDe.2030.
“Engenheiras por um dia” aims at working with basic and secondary school students to deconstruct gender stereotypes in the most segregated areas of engineering and ICT, through practical exercises, mentoring networks and professional experiences, in partnership with schools, institutions higher education, professional bodies, companies and municipalities.
Learn more at:
Qualification
and
Requalification
Professional training of adults, namely active people,
endowing them with digital skills valued in the integration
and reintegration into the labor market
and with a view to qualifying employment
and creating greater added value in the economy.
ACTIVITIES
The “Emprego + Digital” training program allows for raising the digital skills of workers. The project is based on carrying out specialized training actions in the digital area, which respond to companies’ transversal needs. Learn more at: https://cip.org.pt/empregomaisdigital/
It is a national program for the reconversion of 3,000 assets, employed and unemployed, into professionals in the ICT field. Joint initiative of the Institute for Employment and Vocational Training (IEFP), the Coordinating Council of Higher Polytechnic Institutes (CCISP), the Portuguese Association for the Development of Communications (APDC) , and the University Institute of Lisbon (ISCTE).
Notícias
» (05/08/2020)
“AP Digital” is aimed at strengthening the digital skills of workers in public functions and accelerating the digital transformation of Public Administration, based on three domains: digital productivity tools; training aimed at technicians in the IT career and/or performing related functions; and training in emerging and management support technologies. Learn more at: “AP Digital” Program
Informative or training sessions, in face-to-face and distance modalities, oriented to relevant thematic areas in the digital domain, aimed at entrepreneurs, managers and staff of micro, small and medium-sized enterprises (SMEs). Creation of digital resources to support the dissemination of information that enhances the increase of digital maturity in companies. Coordinated by the Agency for Competitiveness and Innovation (IAPMEI) through its PME Academy.
Project aimed at people who have secondary education and skills in medium-term training courses in areas that are critical for many SMEs, for the creation of intermediate technicians in ICT areas. Coordinated by the Institute for Employment and Vocational Training (IEFP).
Creation of new requalification courses for unemployed people with higher education qualifications, in partnership with higher education institutions, following the model and experience achieved with the Qualifica IT project.
Coordinated by the Institute for Employment and Vocational Training (IEFP).
Qualification program to prepare people and organizations for the 4th Industrial Revolution’s challenges, which is characterized by the introduction of cyber-physical, intelligent and interconnected systems in production processes, in the value chain, in the relationship with the customer and in the business model. It is transversal to several agents, and the partnership with INCoDe.2030 involves proposing the creation of action plans and reference content available universally and free of charge, via e-learning, to boost self-training and qualify the demand for services , aligned with assessment and diagnosis instruments.
Notícias
» (20/12/2018) ISQ
and IAPMEI sign protocol to promote Industry 4.0 in SMEs
» (18/05/2018) Financing for company training projects
This initiative aims to make SMEs aware of the 4.0 economy and empower them with knowledge and tools that allow them to accelerate their transformation to the digital economy, leaving them better prepared to face and overcome the challenges inherent to the new industrial paradigm. Promoted by the Institute of Welding and Quality (ISQ) and co-promoted by the Agency for Competitiveness and Innovation (IAPMEI) through its Academy of SMEs, the Technological Center for Ceramics and Glass (CTCV), pela University of Aveiro and TecMinho.
Criação de uma rede de academias i4.0 com empresas que desenvolvem planos de
qualificação dos seus ativos empregados em resposta aos desafios da 4ª revolução
industrial (i4.0), nos domínios do saber-saber, saber-ser e saber-fazer, reduzindo
tempos de “set-up” no início de uma nova função e aumentando a eficiência da pessoa
e da empresa, bem como a qualidade do produto ou serviço.
Coordenado pela Agência para a Competitividade e Inovação (IAPMEI).
Este projeto pretende desenvolver ações de formação de requalificação, destinadas a
licenciados desempregados e a desempregados de longa duração, na área de Tecnologias
da Informação e da Comunicação e Eletrónica (TICE), dotando-os de competências
digitais que potenciem o (re)ingresso no mercado de trabalho.
Coordenado pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).
Curso de reconversão de licenciados em áreas não relacionados com Tecnologias de
Informação (TI) por forma a aumentar a oferta orientada para o mercado de talento
qualificado para as empresas de TI existentes na região. É promovido pela Escola de
Engenharia da Universidade do Minho (EEUM).
Mais informações aqui; contactos: 253 510 179, cp@eng.uminho.pt
O Arquivo.pt é uma infraestrutura de investigação que permite pesquisar e aceder
a páginas da web arquivadas desde 1996. O principal objetivo é a preservação da
informação publicada na Web para fins de investigação. Serve para pesquisar
informação do passado que já não se encontra disponível na Web e fornecer
recursos de investigação, por exemplo, nas áreas da História, Sociologia ou
Linguística.
Coordenada pela FCCN - Unidade de Computação Científica
Nacional.
Mais informações aqui
A Unidade de Computação Científica Nacional (FCCN) dinamiza a
plataforma NAU – Ensino e Formação à Distância da
Administração Pública para Grandes Audiências – disponibiliza
cursos em formato MOOC (Massive Open Online Course), abrangendo temas
como Bulling e Ciberbulling, Autonomia e Flexbilidade Curricular, RGPD para
Cidadãos, e Cibersegurança.
Mais informações aqui; contactos: 218 440 100; info@nau.edu.pt
Notícias
» (19/09/2019) Plataforma
NAU promove partilha de experiências sobre cursos online
» (15/03/2019) Plataforma
NAU lançada dia 3 de abril na Futurália
» (28/12/2018) FCT
faz balanço do primeiro ano do projeto NAU
» (12/04/2018) Fundação
para a Ciência e a Tecnologia vai lançar em setembro nova plataforma de
ensino à distância
» (02/10/2017) Lançamento
do projeto NAU
digitais
O diagnóstico será obtido através de um conjunto de questões práticas com imagem, vídeo, escolha múltipla, resposta aberta, correspondências, questões em forma de exercício online, entre outras. Ao responderem aos exercícios propostos pela plataforma, os utilizadores vão avaliando o nível de proficiência que possuem no âmbito das competências digitais.
No âmbito do QDRCD, o domínio das competências digitais é aferido numa escala com quatro níveis de proficiência, concretamente: básico; intermédio; avançado; altamente especializado, sendo que esta plataforma dará resposta aos primeiros três níveis.
A plataforma permitirá o encaminhamento e o aconselhamento para frequência de ações de formação em outras plataformas (p.e. NAU, IEFP).
A ferramenta começou a ser desenvolvida com o apoio financeiro e operacional do INCoDe.2030.
O Programa «Engenheiras por 1 dia» visa trabalhar com estudantes do ensino básico e secundário para desconstruir estereótipos de género nas áreas mais segregadas das engenharias e das TIC, através de exercícios práticos, redes de mentoria e experiências profissionais, em parceria com escolas, instituições do ensino superior, ordens profissionais, empresas e municípios.Saiba mais em: Engenheiras por 1 dia
Inclusão
Capacitação e generalização a toda a população
e a todo o território do acesso às tecnologias
digitais, para obtenção de informação, para
comunicação e para acesso e utilização de
serviços públicos e privados digitais.
ATIVIDADES
Instituto Politécnico de Santarém
Mais informações aqui
O diagnóstico será obtido através de um conjunto de questões práticas com imagem, vídeo, escolha múltipla, resposta aberta, correspondências, questões em forma de exercício online, entre outras. Ao responderem aos exercícios propostos pela plataforma, os utilizadores vão avaliando o nível de proficiência que possuem no âmbito das competências digitais.
No âmbito do QDRCD, o domínio das competências digitais é aferido numa escala com quatro níveis de proficiência, concretamente: básico; intermédio; avançado; altamente especializado, sendo que esta plataforma dará resposta aos primeiros três níveis.
A plataforma permitirá o encaminhamento e o aconselhamento para frequência de ações de formação em outras plataformas (p.e. NAU, IEFP).
A ferramenta começou a ser desenvolvida com o apoio financeiro e operacional do INCoDe.2030.
Formação Avançada
Promoção da formação de nível superior,
reforçando a oferta de cursos técnicos superiores
profissionais nesta área, bem como a formação
graduada e pós-graduada de cariz profissional.
ATIVIDADES
Mais informações aqui
O diagnóstico será obtido através de um conjunto de questões práticas com imagem, vídeo, escolha múltipla, resposta aberta, correspondências, questões em forma de exercício online, entre outras. Ao responderem aos exercícios propostos pela plataforma, os utilizadores vão avaliando o nível de proficiência que possuem no âmbito das competências digitais.
No âmbito do QDRCD, o domínio das competências digitais é aferido numa escala com quatro níveis de proficiência, concretamente: básico; intermédio; avançado; altamente especializado, sendo que esta plataforma dará resposta aos primeiros três níveis.
A plataforma permitirá o encaminhamento e o aconselhamento para frequência de ações de formação em outras plataformas (p.e. NAU, IEFP).
A ferramenta começou a ser desenvolvida com o apoio financeiro e operacional do INCoDe.2030.
Investigação
Capacitação e generalização a toda a população e
a todo o território do acesso às tecnologias
digitais, para obtenção de informação, para
comunicação e para acesso e utilização de
serviços públicos e privados digitais.
ATIVIDADES
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O diagnóstico será obtido através de um conjunto de questões práticas com imagem, vídeo, escolha múltipla, resposta aberta, correspondências, questões em forma de exercício online, entre outras. Ao responderem aos exercícios propostos pela plataforma, os utilizadores vão avaliando o nível de proficiência que possuem no âmbito das competências digitais.
No âmbito do QDRCD, o domínio das competências digitais é aferido numa escala com quatro níveis de proficiência, concretamente: básico; intermédio; avançado; altamente especializado, sendo que esta plataforma dará resposta aos primeiros três níveis.
A plataforma permitirá o encaminhamento e o aconselhamento para frequência de ações de formação em outras plataformas (p.e. NAU, IEFP).
A ferramenta começou a ser desenvolvida com o apoio financeiro e operacional do INCoDe.2030.