Governo de PortugalPrograma Nacional de Reformas

National Coalition

EDUCAÇÃO (EIXO 02)

Educar as camadas mais jovens da população através do estímulo e reforço nos domínios da literacia digital e das competências digitais em todos os ciclos de ensino e de aprendizagem ao longo da vida.

A tecnologia digital está a mudar a forma como as pessoas trabalham, interagem e aprendem. Por conseguinte, a educação tem de apoiar os alunos na sua aprendizagem com, através de e sobre as tecnologias digitais, desenvolvendo competências que vão para além da sua mera utilização.

Tal pressupõe o desenvolvimento de capacidades de raciocínio científico, de trabalho colaborativo e de projeto, e mesmo, em muitas circunstâncias, de conhecimentos de programação, promovendo o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, documento homologado pelo Despacho n.º 6478/2017 de 26 de julho.

Por isso, é fundamental dotar as novas gerações dessas capacidades, através de uma ação permanente e coordenada dos sistemas de educação e de formação profissional. Esta tarefa implica rever conteúdos programáticos e processos de ensino, desenvolver recursos didáticos e educativos digitais, assegurar a formação de docentes e de formadores e assegurar ações de formação ao longo da vida. Para que se atinjam estes objetivos é essencial integrar nos processos pedagógicos as competências e recursos digitais e assegurar a existência da adequada infraestrutura tecnológica.

SIGA-NOS

CONTACTOS

.PT
Rua Eça de Queiroz, 29
1050-095 Lisboa

211 336 464