Governo de PortugalPrograma Nacional de Reformas

National Coalition
DigCompTest.eu – Ferramenta de autoavaliação

DigCompTest.eu – Ferramenta de autoavaliação

AçãoDigCompTest.eu – Ferramenta de autoavaliação 

Descrição O projeto consiste no desenvolvimento do site www.digcomptest.eu, com o objetivo de unir informações relativas às Competências Digitais, tanto para os cidadãos (DigComp 2.1), como para educadores/professores (DigCompEdu).

O utilizador terá à sua disposição informações acerca dos conceitos das Competências Digitais, em publicações especificas relacionadas com o tema, tendo ainda acesso a um formulário de autoavaliação com declarações de proficiência, emitindo ao final um relatório instantâneo e enviado por email.

O processo será realizado em duas etapas: na primeira será utilizado como background o framework DigCompEdu, direcionado a educadores / professores e na segunda etapa o DigComp 2.1 e QDRCD aos cidadãos em geral.

A colaboração deste projeto na promoção das competências digitais em Portugal, na primeira etapa, consiste no diagnóstico do grau de proficiência dos educadores / professores, identificando desta forma as lacunas existentes, contribuindo assim para o Eixo 2 – Educação e Eixo 3 - Qualificação.

Com a recolha dos dados será possível ao utilizador receber um diagnóstico individualizado com a aferição do nível proficiência e identificando lacunas existentes com respetivo nível de proficiência.

Os resultados encontrados na análise de dados serão partilhados com a INCoDe.2030, incluindo a segmentação completa por gênero, faixa etária, habilitação literária, ocupação, nacionalidade, ciclo em que leciona, atuação no sistema público ou privado e tempo de carreira, subsidiando desta forma a identificação de medidas necessárias, principalmente no tocante a ações de formação voltadas a professor e educadores bem como nas instituições de formação inicial.

A identificação destas lacunas e o nível de proficiência em competência digital é extremamente importante para Portugal, na medida que tal conhecimento contribua para ações de formações mais assertivas neste domínio, fato extremamente relevante com a atual meta de expansão do ES a distância, de acordo o decreto-lei n.º 133/2019 Portugal assume a ambição de formar pelo menos 50 mil adultos até 2030 nesta modalidade.

SIGA-NOS

CONTACTOS

FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Av. D. Carlos I, 126
1249-074 Lisboa
Portugal

+351 213911554
+351 213917634