
Universidade de Aveiro quer responder às necessidades da indústria 4.0
A Universidade de Aveiro (UA) acaba de estabelecer uma parceria com a Bosch na área da indústria 4.0. Trata-se de um plano a cinco anos, com início previsto para 2019, que irá procurar soluções e competências que suprimam necessidades ainda sem resposta.
O anúncio foi feito no dia 23 de novembro por Nelson Ferreira, gestor da Bosch para a Indústria 4.0, durante a visita do secretário de Estado da Economia, João Correia Neves, ao Departamento de Comunicação e Arte da UA no âmbito dos Encontros para a Competitividade e Inovação promovidos pelo Ministério da Economia com a colaboração do IAPMEI.
O protocolo de colaboração celebrado entre a UA e a Bosch terá como missão o desenvolvimento de competências que procurem dar resposta às necessidades da indústria 4.0 do mercado mundial, como a automação e sistemas de informação aplicados à indústria. Pretendem ainda disponibilizar soluções para instalações industriais de variados sectores de atividade: desde metalomecânica a montagem e fabrico, de modo a dotá-los de meios informáticos que permitam o controlo desses processos a um nível que, hoje, ainda não é possível.
De acordo com o responsável da Bosch “precisamos de profissionais com know how nestas áreas e é difícil encontrá-los; e mais difícil ainda é encontrar profissionais com experiência”.
Fonte: Jornal Online da UA