
Todas as vagas preenchidas na 1ª edição do curso de “Literacia Digital para o Mercado de Trabalho”
A 1ª edição do curso de “Literacia Digital para o Mercado de Trabalho”, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém (ESE/IP de Santarém), começa hoje com todas as vagas preenchidas.
O curso, cujas inscrições tiveram início em maio, irá formar 11 jovens com necessidades educativas especiais em que todos têm mais de 18 anos e um défice cognitivo igual ou superior a 60%.
Um dos exemplos é Pilar, uma jovem de 23 anos com Trissomia 21 que pediu aos seus pais para continuar a estudar e foi admitida neste curso, como revela a jornalista Laurinda Alves, no Observador. O seu ingresso naquela, a que jornalista apelida de uma “formação pioneira em Portugal”, representa um passo importante para a integração de jovens com necessidades educativas especiais no mercado de trabalho.
O objetivo da formação proporcionada pelo IP de Santarém é o de promover a integração social, cultural e funcional dos jovens ao nível dos espaços e equipamentos da instituição, bem como uma inclusão didático-pedagógica dos formandos na comunidade académica. Para tal, além de lhes ser possibilitada a participação em unidades curriculares de outros cursos, é-lhes prestado apoio por parte de voluntários e cidadãos da comunidade interna ou externa à ESE/IPSantarém.