
Safer Internet Forum 2020
Nos próximos dias 25 e 26 de novembro, realiza-se mais uma edição do Safer Internet Forum, a conferência anual europeia, organizada pela European Schoonet, em nome da Comissão Europeia, a respeito do Better Internet for Kids. A edição deste ano, decorrerá exclusivamente online e tem como mote: “Digital (dis)advantage: creating an inclusive world for children and young people online”. As inscrições já se encontram abertas.
A promoção de uma internet mais segura através de medidas legais, programas de financiamento e iniciativas de autorregulação, têm sido, nas últimas décadas, alguns dos papeis mais relevantes da União Europeia. A pandemia Covid-19 veio reforçar a visão de que as crianças e jovens podem utilizar a tecnologia para pesquisar informação, comunicar, socializar, aprender e brincar de forma eficaz. Contudo, existe uma crescente consciência de que as ferramentas e serviços online, por vezes, não se desenvolvem de acordo com os interesses de quem os procura.
No evento principal do SIF - Safe Internet Forum, no dia 25 de novembro, quarta-feira, a intervenção da Professora Laura Lundy, abordará os desafios e oportunidades que as crianças portadoras de deficiência encontram quando acedem a um ambiente digital e também os perigos que esse ambiente poderá ter. A juntarem-se à discussão, estarão diversos especialistas da área digital, assim como vários destes jovens, que considerarão os desafios que se enfrentam nos dias de hoje e definirão quais as ações que devem ser tomadas pelas diferentes partes, para que haja uma melhoria na igualdade no acesso ao ambiente digital.
Durante a tarde do dia 26, o evento conta com várias sessões sobre soluções inovadoras na área da tecnologia e educação, bem como conteúdos e recursos criados para grupos mais vulneráveis. Será ainda abordada a educação inclusiva e melhores práticas do uso da tecnologia nas escolas, para apoiar crianças e jovens portadoras de deficiência.
Durante toda a semana, a conferência conta ainda com diversos eventos a decorrerem em paralelo como a sessão online sobre a participação juvenil focada na Better Internet for Kids (BIK) Youth Pledge Initiative, com destaque nos princípios de design adequados à idade. No dia 27, será destacada a estratégia da União Europeia para a luta mais eficaz contra o abuso infantil, dando referência a respostas já existentes. Durante a tarde, os resultados globais do exercício BIK Policy Map serão apresentados, com o propósito da comparação e partilha de informação referentes à formulação de políticas e implementação de estratégias para uma internet mais segura, para as crianças e jovens dos Estados-Membros da União Europeia.
Para mais informações e interesse em participar no Safer Internet Forum 2020, clique aqui