
Reformulação e fortalecimento da Iniciativa Nacional Competências Digitais e.2030 (INCoDe.2030)
Novos princípios orientadores aprovados em Conselho de Ministros
Decorridos quase três anos do lançamento da Iniciativa Nacional Competências Digitais e.2030, INCoDe.2030, criada com o intuito de melhorar as competências digitais dos portugueses, foram agora aprovados em Conselho de Ministros e anunciados pelo Ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira, os novos princípios orientadores da Iniciativa, que passam por uma nova estrutura de governação, ampliação de objetivos, simplificação e reforço da coordenação executiva, maior agilidade operacional e articulação com estratégias e programas conexos, nomeadamente o Plano de Ação para a Transição Digital.
Ficou igualmente estabelecido que o INCoDe.2030 "se desenvolve através de iniciativas promovidas por entidades públicas e privadas que são da responsabilidade de diferentes áreas governativas, e se apresenta como um agregador daquelas entidades e das várias iniciativas com objetivos convergentes, organizando-se em torno dos seguintes cinco eixos de ação e garantindo transversalmente a promoção da igualdade de género, desconstruindo estereótipos na área tecnológica e fomentando a igualdade de oportunidades". Os cinco eixos são agora: educação e formação profissional; qualificação e requalificação; inclusão; formação avançada e investigação.
Com a reformulação do programa foi nomeada uma nova Coordenadora-Geral, Luisa Ribeiro Lopes, Presidente do .PT, que, entre outros, já trabalhava no reforço das questões de género, enquanto coordenadora do Eixo da Inclusão da Iniciativa, que será coadjuvada por três coordenadores executivos, com os pelouros repartidos entre os referidos cinco eixos.
A propósito da nova estrutura e ajustamentos nos objetivos do INCoDe.2030, referiu Luisa Ribeiro Lopes, Coordenadora-Geral do INCoDe.2030: “Para além de estimular o reforço das competências digitais e da empregabilidade e capacitação de forma transversal, é fundamental que haja uma transição digital assente na promoção da igualdade de género, de forma a aumentar a participação das mulheres nesta área”.
Consulte aqui a Resolução do Conselho de Ministros n.º 59/2021, que revê e aprova os princípios orientadores do programa INCoDe.2030.