
Rede Ciência, Tecnologia e Sociedade com ligação de 100 Gbps ao GigaPIX
A RCTS - Rede Ciência, Tecnologia e Sociedade passou a estar ligada ao ponto de troca de tráfego GigaPIX a 100 Gbps. Este melhoramento permite aumentar a capacidade total da plataforma e melhorar a redundância da mesma. Este upgrade teve início no dia 11 de março, sendo o primeiro membro do GigaPIX conectado a este débito.
A evolução da ligação surge para fazer face ao crescimento do tráfego da rede académica e científica nacional com o GigaPIX. Desta forma, com este upgrade, as necessidades de conectividade entre a RCTS e o GigaPIX ficam acauteladas durante os próximos anos.
A atualização da ligação da RCTS ao GigaPIX surge no seguimento da aquisição de novos equipamentos, durante os últimos dois anos. Com capacidade para ligações a 100 Gbps, estes equipamentos foram instalados na sede da Unidade de Computação Científica Nacional e na Equinix, em Lisboa.
Do total do tráfego da RCTS, mais de 30% faz-se através do GigaPIX, um número que tem aumentado, ao longo dos últimos anos, tendo em conta o crescimento do número de membros aderentes. Neste momento existem 36 entidades que são membros do GigaPIX, tanto ISP’s e CDN’s, permitindo uma redução muito significativa de custos.