
Projeto UBBU recebe mais de um milhão de euros para o ensino de programação nas escolas
A UBBU- Aprende a Programar recebeu o maior Título de Impacto Social (TIS) de sempre, no valor de 1.050.000 euros, e não é a primeira vez que lhe é atribuído: em 2015 foi o merecedor do primeiro TIS em Portugal. O objetivo deste projeto é aumentar o nível de literacia digital dos alunos do 1º e 2º ciclo do ensino básico nos próximos três anos, permitindo o acesso gratuito a aulas de programação às escolas que o integram. A Fundação Altice, o Banco Montepio, a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e a Siemens são os financiadores do projeto, que será avaliado pela FCT - Fundação da Ciência e da Tecnologia, sendo esta uma ação do Programa INCoDe.2030.
“Este TIS e o apoio dos nossos parceiros vai permitir levar o ensino do pensamento computacional e da programação a milhares de crianças em escolas públicas em Portugal, tal como acontece noutros países da Europa e do mundo”, afirma João Magalhães, CEO da UBBU. “A UBBU ajuda os professores e, de forma divertida, prepara os alunos com estas competências essenciais, enquanto contribui para a melhoria da sua performance escolar”, acrescenta.
As escolas públicas são o alvo deste programa, nomeadamente as escolas da Grande Lisboa, o que representa um universo de 167 agrupamentos e de cerca de 150.000 alunos do 1.º ao 6.º ano de escolaridade. Nestas escolas, ciências da computação passa, assim, a ser uma disciplina acessível a todos os alunos, em formato presencial ou remoto.
As inscrições são feitas pelos próprios agrupamentos de escolas em links.ubbu.io/2021. As escolas privadas usufruem de um período experimental, igualmente sem custos, em www.ubbu.io.
Através de conteúdos didáticos e interativos - que estimulam a capacidade lógica, algorítmica e de resolução de problemas das crianças -, está provado que a aprendizagem de Ciências da Computação melhora as notas da disciplina de Matemática, sendo que, com a UBBU, esta melhoria pode atingir os 17%. As aulas baseiam-se em problemáticas da vida real e partem dos 17 Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 das Nações Unidas, para futuros cidadãos conscientes.
Os Títulos de Impacto Social, operacionalizados pelo Portugal Inovação Social (ferramenta do Estado Português, com o apoio da União Europeia), existem desde 2015 para incentivar o investimento de empresas privadas em projetos inovadores que respondam a desafios sociais, sendo este investimento reembolsado mediante o atingimento de resultados mensuráveis previamente contratualizados para cada TIS.
Seis anos depois de ser lançado o primeiro TIS em Portugal, a UBBU volta a ser merecedora deste mecanismo, desta vez com um recorde de valor: o TIS pode ir até 1.050.000 euros, dividido em tranches anuais de 350.000 euros.
Mais informações, aqui.