
Projeto piloto com recurso à metodologia PBL apresenta resultados positivos
Lisboa, 6 de julho de 2020 – O projeto piloto relativo ao desenvolvimento curricular dos cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP), na área das competências digitais, de acordo com a metodologia Problem Based Learning (PBL), apresentou de um modo geral resultados bastante satisfatórios com recurso a esta metodologia.
Este projeto está inserido no Eixo 4 (Especialização), do Programa INCoDe.2030, envolveu sete cursos de cinco instituições (Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, Instituto Politécnico de Bragança, Instituto Politécnico de Beja, Instituto Politécnico de Setúbal e Instituto Politécnico de Leiria) e compreendeu a sensibilização para os benefícios do ensino PBL, o apoio ao desenvolvimento curricular dos cursos de acordo com a metodologia referida, bem como a formação em PBL das equipas de docentes das instituições envolvidas.
“Estamos bastante satisfeitos com os resultados obtidos e procuramos diariamente, através do Programa INCoDe.2030, e não só, promover a formação, especialização e a capacitação de todos em tecnologias, aplicações digitais, novas metodologias na educação para aumentar sobretudo a empregabilidade e a criação de valor acrescentado na economia. É imprescindível pensarmos o presente e futuro do país com ferramentas e programas que deem às pessoas a possibilidade de serem mais competitivas” refere Nuno Rodrigues, Coordenador-Geral do Programa INCoDe.2030.
De um modo global, os diversos intervenientes (instituições, alunos e professores) mostraram-se satisfeitos com a experiência de ensino-aprendizagem em ambiente PBL, destacando diversos pontos fortes desta metodologia, como o caráter prático do ensino, a proximidade da formação dada às necessidades do mercado de trabalho e o desenvolvimento de competências transversais. De destacar ainda a maior motivação dos alunos para a aprendizagem alcançada com este tipo de metodologia.
As principais dificuldades apontadas prenderam-se, nomeadamente, com a reduzida preparação dos alunos para uma abordagem que requer autonomia e pesquisa independente, a carga de trabalho docente exigida e a complexidade de implementação de algumas vertentes do PBL.
Poderá consultar de forma detalhada o relatório de avaliação deste projeto em: https://www.incode2030.gov.pt/sites/default/files/relatorio_de_avaliacao_-_pbl.pdf