
Projeto do Instituto Politécnico de Santarém reconhecido com o selo “uma ação INCoDe.2030”
O programa INCoDe.2030 distinguiu recentemente mais um projeto na área da qualificação, com o selo “uma ação INCoDe.2030”.
O projeto “Escape Room – a Entrevista”, promovido pelo Instituto Politécnico de Santarém, foi desenvolvido com base num Curso em “Literacia Digital para o Mercado de Trabalho”, para jovens com Dificuldades Intelectual e de Desenvolvimento (DID), com grau de incapacidade igual ou superior a 60%.
É o primeiro modelo de formação e educação inclusiva, em contexto de ensino superior, para a deficiência intelectual. O objetivo é promover e facilitar a inclusão social, laboral e empregabilidade destes jovens, através da sua capacitação e desenvolvimento de competências específicas em literacia digital, ajustadas às necessidades do mercado de trabalho.
Este projeto materializa-se no desenvolvimento de um espaço físico e conceptual/pedagógico, onde são implementadas “experiências imersivas”, nomeadamente com os jovens estudantes com DID, para a sua capacitação e para o desenvolvimento de competências críticas ligadas à inclusão social, empregabilidade e ao empreendedorismo. É um exercício que combina uma experiência imersiva lúdica e ao mesmo tempo um propósito pedagógico realizado para o efeito e para este público-alvo.
Mais informações, aqui.
Saiba mais sobre os novos selos e sobre as candidaturas em: https://www.incode2030.gov.pt/