
Projeto de educação para a programação vence prémio de boas práticas na Administração Local
O projeto Ubbu – Code Literacy, do concelho do Fundão, venceu o Prémio IPPS-ISCTE Políticas Públicas, na categoria de Administração Local. Este projeto permite que os alunos do ensino básico do município aprendam programação.
O Ubbo – Code Literacy tem como objetivo levar a ciência da computação até às escolas logo nos primeiros anos de escolaridade, ao capacitar os professores a trabalhar as competências de literacia digital com os alunos desde o primeiro ano. Ao incluir as ciências da computação no plano de estudos do 1º ciclo, este projeto reforça a preparação para uma sociedade digital e com a plataforma Ubbu, os alunos aprendem conceitos de programação como algoritmos, condições, eventos, variáveis e funções, através de vídeos animados, jogos, exercícios, quizzes e projetos de programação.
Este projeto teve início no ano letivo de 2015/2016. As aulas são lecionadas por técnicos da autarquia, em articulação com os professores titulares. De acordo com a Câmara Municipal do Fundão, no presente ano letivo a iniciativa foi implementada em todas as escolas do ensino básico do concelho, abrangendo um total de 1158 alunos.
O Prémio IPPS-ISCTE Políticas Públicas é organizado pelo ISCTE-IUL – Instituto Universitário de Lisboa e pelo Instituto de Políticas Públicas e Sociais, e pretende distinguir as melhores práticas de administração pública em Portugal.