
Projeto Apps for Good Portugal com selo INCoDe.2030 premiado pela UNESCO
O projeto “Apps for Good Portugal” com o selo “uma ação INCoDe.2030” foi distinguido pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), na sua 7ª edição com o Prémio Hamdan bin Rashid AI-Maktoum de Boas Práticas e Desempenho Exemplar na Melhoria da Eficiência dos Professores.
A UNESCO reconheceu o “Apps for Good Portugal” pela sua abordagem inovadora a nível de formação e de materiais didáticos que permitiram uma educação de qualidade para todos. É a primeira vez que Portugal recebe este prémio.
Este prémio foi entregue em Paris, no dia 6 de outubro de 2020 (Dia Mundial do Professor) com o intuito de destacar a relevância dos princípios de uma educação tecnológica e inclusiva.
A aplicação “Apps for Good Portugal” é um programa educativo tecnológico para professores e jovens (entre os 10 e 18 anos), promovendo a utilização da tecnologia como um novo modelo educativo mais intuitivo, colaborativo e prático. Este programa foi desenvolvido pelo CDI Portugal e o seu principal objetivo é desenvolver aplicações para smartphones e tablets, de modo a resolver problemas relacionados com a sustentabilidade do mundo.
O seu funcionamento decorre durante o ano letivo, podendo ser implementado em regime curricular ou extracurricular, onde alunos e professores (de todas as áreas) têm acesso a conteúdos online com uma metodologia de projeto de 5 passos.
Nesta nova realidade pandémica, este programa chegou a 1133 professores portugueses e ficou reconhecido internacionalmente como um programa líder na inclusão digital de alunos e professores, onde se evidencia a importância da igualdade de acesso à educação e ao conhecimento.
Criado em 2008 e concedido a cada dois anos, o objetivo do Prémio Hamdan da UNESCO que vai na sua 7ªedição, é apoiar a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem em todo o mundo, dando prioridade aos países em desenvolvimento e às comunidades marginalizadas e desfavorecidas.