
Programa de Mentoria para a Inclusão Digital INCoDe.2030 com estudantes do IPCA
O Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) desafiou estudantes a integrarem o Programa de Mentoria para a Inclusão Digital INCoDe.2030. Este programa desenvolvido no âmbito do projeto do Eixo 1 da INCoDe.2030, Comunidades Criativas para a Inclusão Digital (CCID), procura envolver a sociedade civil, em particular estudantes do Ensino Superior, na partilha dos seus conhecimentos na área TIC e digital com populações mais vulneráveis e com menos acesso ao mundo digital.
Quatro estudantes que responderam a este desafio serão mentores de jovens e crianças numa Comunidade Criativa para a Inclusão Digital do Concelho de Barcelos, a partir de julho.
A participação do IPCA, enquanto entidade parceira da CCID de Barcelos, tem uma atuação a nível local e integra o trabalho em rede entre diferentes organizações e entidades, juntamente com a Câmara Municipal de Barcelos e o Centro Social, Cultural e Recreativo Abel Varzim.
Esta iniciativa inscreve-se na procura de assegurar a generalização do acesso equitativo às tecnologias digitais a toda a população e trabalha a inclusão digital de grupos específicos, nomeadamente pessoas sénior, crianças e jovens e minorias étnicas.
O Programa de Mentoria para a Inclusão Digital INCoDe.2030 vai integrar todas as Comunidades Criativas para a Inclusão Digital e será sustentado por uma Formação da responsabilidade da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto.
Fonte (adaptada): IPCA