
Português é medalha de prata em Olimpíadas de Informática no Japão
O português Kevin Pucci alcançou o 2.º lugar, entre mais de 300 concorrentes, nas Olimpíadas Internacionais de Informática que decorreram na cidade de Tsukuba, no Japão. Este foi o melhor resultado de sempre para Portugal, que participa neste evento desde 1992.
Os conhecimentos informáticos do aluno do 11º ano, do Agrupamento de Escolas Dr. Júlio Martins, em Chaves, foram postos à prova entre os dias 1 e 8 de Setembro, em competições de cinco horas e três problemas diários e onde estiveram representados, no total, 87 países e regiões.
Naquela que foi a 30ª edição das Olimpíadas Internacionais de Informática, Portugal trouxe para casa a medalha de prata, a mais importante das oito medalhas já arrecadas em edições anteriores, todas de bronze, duas ganhas em 2017 e uma em 2011, 2009 e 2002, respetivamente.
Os concorrentes portugueses a participarem nesta competição internacional são escolhidos entre os que apresentam melhor prestação nas Olimpíadas Nacionais de Informática, organizadas pela Associação Para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação (APDSI) em parceria com a Universidade do Porto e Universidade do Algarve.
Segundo a APDSI, a próxima edição das Olimpíadas de Informática decorrerá em 2019, no Azerbaijão, sendo a delegação portuguesa selecionada depois do apuramento dos alunos nas Olimpíadas Nacionais.