
Portugal entre os países selecionados para o financiamento CHIST-ERA 2019
Já está disponível o pré-anúncio da convocatória de 2019 do consórcio CHIST-ERA, que irá decorrer de 2 de dezembro até 14 de fevereiro de 2020. Os temas dos projetos dos investigadores candidatos terão de incidir sobre a Inteligência Artificial com base no Machine Learning, ou sobre as novas abordagens computacionais para a sustentabilidade ambiental. Portugal está no grupo dos países que se podem candidatar ao financiamento, que nesta edição terá o valor aproximado de 16 milhões de euros.
O CHIST-ERA (European Coordinated Research on Long-term Challenges in Information Sciences & Technologies ERA-Net) é um consórcio de organizações que financiam programas de apoio à investigação em Ciências da Informação e da Comunicação e Tecnologias (ICST), apoiado pelo programa da Comissão Europeia Future & Emerging Technologies (FET). Estas organizações financiam, em conjunto, projetos de investigação com o objetivo de reforçar a capacidade europeia nos tópicos selecionados e reforçar a colaboração transnacional entre os países. O financiamento CHIST-ERA é coordenado pela agência nacional francesa de pesquisa (Agence Nacionale de la Recherche – ANR) e o nosso país é representado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).
O pré-anúncio da convocatória dá uma visão geral sobre os temas selecionados: Explainable Machine Learning-based Artificial Intelligence (XAI) e Novel Computational Approaches for Environmental Sustainability (CES) foram definidos pela comunidade de investigadores na Conferência CHIST-ERA 2019, que decorreu em junho em Tallinn, na Estónia. Este encontro anual antecede a abertura de candidaturas, e já decorreu em Portugal em 2015, o primeiro ano em que o país integrou o grupo dos selecionados para a convocatória ao financiamento.
Este pré-anúncio procura incentivar os investigadores a começar a pensar e a discutir os projetos, dentro dos temas definidos, com possíveis parceiros. Pode encontrar todas as informações necessárias para participar no site da FCT, a partir de dia 2 de dezembro.