
PME e startups europeias podem ganhar até 50 mil euros
O Digital Innovation Challenge for Europe’s SMEs and startups (Desafio de Inovação Digital para PME e startups europeias) foi lançado a 7 de novembro, durante a Web Summit, em Lisboa, e destina-se a companhias que ambicionem inovar e expandir os seus negócios, através da reutilização de serviços digitais, no sentido da plena implementação de uma Europa Digital. As candidaturas, apresentadas através da plataforma online da Comissão Europeia, estão abertas até 28 de fevereiro de 2020.
No website do Challenge, os interessados podem assistir a estórias de sucesso, consultar soluções abertas, e encontrar serviços de apoio para questões. Após a submissão de candidaturas, as ideais são avaliadas por especialistas europeus, para além do júri ao qual o projeto terá de ser apresentado. No final, três PME/startups serão selecionadas para o 1º, 2º e 3º lugares, recebendo os valores de 50 mil, 20 mil e 10 mil euros, respetivamente.
O Digital Innovation Challenge integra uma ação financiada pelo Parlamento Europeu e liderada pelo Directorate-General for Informatics (DIGIT). Esta ação tem o intuito de re-imaginar a forma como a Comissão Europeia dissemina soluções abertas e reutilizáveis para as PME (Pequenas e Médias Empresas). Presentemente, estas soluções são promovidas pela Connecting Europe Facility (CEF) e pelo programa Interoperability solutions for public administrations, businesses and citizens (ISA²).
A 30 de janeiro realiza-se uma sessão de informação, com registo prévio online.