
Olimpíadas Nacionais de Informática 2019
Já estão abertas as inscrições na 31.ª Edição das Olimpíadas Nacionais de Informática (ONI) que antecedem a participação da representação portuguesa na edição das Olimpíadas Internacionais de Informática (IOI).
As Olimpíadas Nacionais da Informática são organizadas pela Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação (APDSI) e contam este ano, com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian. Estas Olimpíadas desenrolam-se em duas fases, em que a primeira é um concurso através da Internet, no qual podem concorrer todos os alunos do ensino secundário e que consiste na resolução de três problemas de programação de natureza algorítmica, submetendo as suas soluções a um sistema de avaliação automático. A componente científica da prova é da responsabilidade do Departamento de Ciência de Computadores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e do Departamento de Engenharia Eletrónica e Informática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade do Algarve.
Os 30 concorrentes que obtiverem melhor classificação nesta prova preliminar passam à final nacional que se realizará, durante o mês de maio. Os concorrentes melhor classificados na prova final são selecionados para participar num estágio de formação, a realizar em junho de 2019 e, no final do qual, serão escolhidos os quatro elementos para a comitiva que representará Portugal nas Olimpíadas Internacionais da Informática (IOI), em conjunto com cerca de 80 outros países.
Depois de na edição de 2018 das IOI, Kevin Pucci trazer a primeira medalha de prata para o nosso país, Portugal voltará a marcar presença este ano, naquelas que são uma das seis olimpíadas mundiais da Ciência. As Olimpíadas Internacionais de Informática 2019 realizam-se em Baku, no Azerbaijão, de 4 a 11 de agosto de 2019.
As inscrições são realizadas no sítio das Olimpíadas Nacionais de Informática.