
Novos projetos reconhecidos com selo “uma Ação INCoDe.2030”
O programa INCoDe.2030 distinguiu recentemente os projetos “Jornadas Pedagógicas Transformação Digital & Educação Século XXI”, “Projeto PAPTICe”, “Projeto 3D (Modelação 3D e Realidade Virtual)” e o “Curso Pós-Graduação: Desenvolvimento de soluções informáticas 300 horas” com o selo “uma ação INCoDe.2030”, que consiste em reconhecer projetos que ajudam para a capacitação das competências digitais em Portugal.
Promovido pelo Agrupamento de Escolas de Queirós, em Lisboa, a ação “Jornadas Pedagógicas Transformação Digital & Educação Século XXI, é uma iniciativa de inclusão digital, que pretende transformar o plano educativo do Agrupamento num ensino mais digital. Trata-se de um programa com duração de 3 anos para formar 180 professores e 60 profissionais, entre auxiliares e secretaria, no domínio das competências digitais, quer ao nível de plataformas, como ao nível de micro- informática educativa, permitindo o seu desenvolvimento pessoal e profissional, capacitando-os para a utilização das TIC, de forma pedagógica.
A Associação Nacional de Professores de Informática (ANPRI) foi distinguida com selo INCoDe.2030 em duas ações: o “Projeto PAPTICE” e o “Projeto 3D (Modelação 3D e Realidade Virtual)”. O PAPTICE é o Concurso Nacional de Aptidão Profissional, cuja edição deste ano decorreu em outubro e que convida os alunos que frequentem um Curso Profissional, nível 4, a apresentarem os resultados dos seus projetos nas áreas de Informática, Multimédia, Eletrónica e Automação, na Prova de Aptidão Profissional (PAP). O objetivo do projeto é reconhecer trabalhos inovadores que demonstram conhecimento, atitudes e capacidades dos alunos, adquiridas ao longo dos anos de formação profissional, valorizando a excelência, a criatividade e o empreendedorismo.
Já o “Projeto 3D (Modelação 3D e Realidade Virtual)” também promovido pela ANPRI, proporciona aos alunos do ensino secundário e profissional a oportunidade de criarem e desenvolverem os seus próprios projetos nas áreas da modelação 3D ou da realidade virtual, orientados por professores de informática. Trata-se de uma iniciativa para fomentar o desenvolvimento de competências no âmbito de criação e planeamento de projetos, promovendo assim o saber-fazer, o espírito de iniciativa, a criatividade e o empreendedorismo, valorizando o trabalho de alunos e de professores da comunidade educativa.
Organizado pelo Algarve STP (System and Tecnology Partnership), o curso de pós-graduação em “Desenvolvimento de soluções informáticas 300 horas”, é direcionado a licenciados de todos os domínios científicos que pretendam adquirir conhecimentos e aptidões práticas de programação. O curso proporciona a aprendizagem de técnicas, metodologias, linguagens e conhecimentos práticos no desenvolvimento de software, capazes de intervir com sucesso na sociedade atual da digitalização e do pensamento algoritmo empresarial.
O Selo “uma ação INCoDe.2030” é atribuído a indivíduos, organizações e entidades públicas e privadas que se candidatem e assinalem a ampla mobilização da sociedade em torno dos objetivos e metas do INCoDe.2030.
Podem candidatar-se iniciativas que promovam a inclusão e literacia digitais, a educação desde as gerações mais jovens até à qualificação da população ativa, passando pela especialização de pessoas licenciadas para ocupar empregos digitais avançados e projetos de investigação. Estas ações podem estar já em execução ou ter início até três meses da data de candidatura.
Saiba mais sobre os novos selos e sobre as candidaturas em https://www.incode2030.gov.pt