
Novos projetos com selo “uma ação INCoDe.2030”
O “O Futuro chegou: Aprende Programação e Robótica” e “Hórus- Formação de mediadores digitais”, são os dois novos projetos que, neste mês de novembro, receberam o selo “uma ação INCoDe.2030”, atribuído pelo programa INCoDe.2030.
A distinção tem como objetivo reconhecer, distinguir e conferir notoriedade aos projetos que contribuam para a capacitação das competências digitais no nosso país.
Desenvolvido pelo Robocode Generation, o projeto “O Futuro chegou: Aprende Programação e Robótica” tem como missão ensinar os alunos do 1ºCiclo a pensar computacionalmente, através de plataformas online de programação por blocos. Trata-se de um programa dedicado ao ensino das ciências da computação para desenvolver as competências das crianças, ensinando-lhes a programar de forma lúdica, através da implementação de sequências lógicas e da utilização de componentes estruturais na resolução de problemas em jogos, robots, caças ao tesouro e escaperooms, preparando-as para os grandes desafios do futuro.
O projeto “Hórus- Formação de mediadores digitais” insere-se no processo de Transformação Digital e de Literacia em Saúde do Centro Hospitalar Póvoa de Varzim-Vila do Conde, EPE (CHPVVC) e no âmbito nacional “SNS Sem Papel”. Trata-se de um projeto que pretende criar formações e protocolos com autarquias e instituições locais, no sentido de apoiar os utentes nos procedimentos digitais, disponibilizando todos os recursos e ferramentas para o uso das ações digitais, como o chat de atendimento, o email, as teleconsultas e os serviços farmacêuticos, tornando-se assim, mediadores digitais.
O Selo “uma ação INCoDe.2030” é atribuído a indivíduos, organizações e entidades públicas e privadas que se candidatem e assinalem a ampla mobilização da sociedade em torno dos objetivos e metas do INCoDe.2030.
Podem candidatar-se iniciativas que promovam a inclusão e literacia digitais, a educação desde as gerações mais jovens até à qualificação da população ativa, passando pela especialização de pessoas licenciadas para ocupar empregos digitais avançados e projetos de investigação. Estas ações podem estar já em execução ou ter início até três meses da data de candidatura.
Saiba mais sobre os novos selos e sobre as candidaturas em https://www.incode2030.gov.pt./