
Novo site da Plataforma NAU reforça aposta na formação e qualificação com cursos gratuitos
A plataforma NAU acaba de lançar um novo site, com o intuito de reforçar a aposta na formação e qualificação dos portugueses, trazendo para a plataforma mais entidades e, consequentemente, mais cursos. O novo site está mais apelativo e facilita a pesquisa e a interação com os conteúdos não só para os utilizadores, mas também para as entidades promotoras, nomeadamente Administração Pública, Instituições do Ensino Superior (Universidades e Politécnicos) e Entidades Privadas.
Lançada em abril de 2019, a NAU conta com a parceria de 15 entidades públicas, tendo como objetivo chegar às 25 no próximo ano e com mais de 76 mil utilizadores registados, sendo que o número de utilizadores sofreu um aumento exponencial nos últimos seis meses, por conta da pandemia e do confinamento.
A NAU já disponibilizou 30 cursos e gerou 120 mil matrículas, mas o objetivo é chegar aos 60 cursos por ano. Atualmente, estão disponíveis na plataforma 19 cursos, promovidos por 9 entidades diferentes, nomeadamente: Cidadão Ciberseguro e Cidadão Ciberinformado, do Centro Nacional de Cibersegurança; RGPD para Cidadão Atentos e RGPD para Implementadores na Administração Pública, do INA; Higiene das Mãos na Prevenção de Infeções, Prevenção de Infeções e Resistência aos Antibióticos e Udo Seguro e Responsável do Medicamento, da DGS; Team Canvas – para equipas mais alinhadas e produtivas, Teletrabalho em Tempo de Isolamento, da AMA; Educação Inclusiva, da DGE; Fakenews – Não Se Deixe Enganar, Fotografia e Vídeo com Smartphones e Introdução à Comunicação Digital, do CENJOR; e Igualdade de Género no Trabalho e no Emprego, do IEFP.
A plataforma Nau quer continuar a crescer e a assumir-se como uma plataforma de referência para o conhecimento, desenvolvimento pessoal e profissional dos portugueses.
A “NAU – Ensino e Formação a Distância para Grandes Audiências” é a primeira plataforma em Portugal que disponibiliza cursos gratuitos em massa para toda a lusofonia. Este serviço desenvolvido e gerido pela Unidade da FCCN da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), permite desenvolver ações de formação em formato MOOC (Massive Open Online Course), criadas por entidades reconhecidas e relevantes na sociedade, para um grande número de utilizadores, incluindo funcionários públicos.